Aquisição da Activision pela Microsoft foi bloqueada pelo regulador
Depois de muitos avanços e recuos e de muita controvérsia no negócio entre a Activision e a Microsoft, eis que a decisão do regulador foi tomada. Não haverá compra para "proteger a inovação e a escolha em jogos na cloud".
Compra da Activision pela Microsoft travada
O CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados) impediu a proposta de compra da Activision pela Microsoft devido a preocupações de que o acordo alteraria o futuro do mercado de jogos em nuvem em rápido crescimento, levando a uma redução da inovação e a menos opções para os jogadores do Reino Unido nos próximos anos.
A decisão final de impedir o acordo acontece depois que a solução proposta pela Microsoft falhou em abordar efetivamente as preocupações no setor de jogos na cloud, descritas nas conclusões provisórias da Autoridade de Concorrência e Mercados, publicadas em fevereiro.
A Microsoft fechou um acordo de 68,7 mil milhões de dólares para comprar a Activision, uma das editoras de videojogos mais populares do mundo, em janeiro de 2022. A CMA lançou uma análise aprofundada do acordo em setembro de 2022 e, em fevereiro de 2023, descobriu provisoriamente que a fusão poderia tornar a Microsoft ainda mais forte em jogos em nuvem, sufocando a concorrência neste mercado em crescimento.
Um mercado em ascensão
De notar que o mercado de jogos em nuvem do Reino Unido está a crescer rapidamente. Os utilizadores ativos mensais no Reino Unido mais do que triplicaram desde o início de 2021 até o final de 2022. A previsão é de até 11 mil milhões de libras globalmente e mil milhões de libras no Reino Unido até 2026. A título de comparação, as vendas de registos música no Reino Unido em 2021 totalizaram 1,1 mil milhões de libras.
A Microsoft tem uma posição forte em serviços de jogos em nuvem e as evidências disponíveis para o CMA mostraram que a empresa consideraria comercialmente benéfico tornar os jogos da Activision exclusivos para seu próprio serviço.
A Microsoft já detém cerca de 60-70% dos serviços globais de jogos em nuvem e tem outros pontos fortes importantes neste segmento por deter a Xbox, o principal sistema operativo de PC, o Windows, e uma infraestrutura global de computação em nuvem (Azure e Xbox Cloud Gaming).
A vantagem da Microsoft
O acordo reforçaria a vantagem da Microsoft no mercado, dando-lhe controlo sobre importantes conteúdos de jogos, como Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft. As evidências disponíveis para o CMA indicam que, na ausência da fusão, a Activision começaria a fornecer jogos através de plataformas em nuvem num futuro próximo.
O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, publicou uma nota (via Substack) a dizer que, embora a notícia não seja a que queria, "está longe de ser a palavra final sobre este acordo". Acrescentou ainda que a Microsoft vai contestar a decisão, dizendo que o bloqueio do acordo "sufocará o investimento, a concorrência e a criação de empregos em toda a indústria de jogos do Reino Unido".
We remain fully committed to our acquisition with @ATVI_AB and will appeal today's determination by the CMA. Here's our statement. pic.twitter.com/ylvDP5RUqQ
— Brad Smith (@BradSmi) April 26, 2023
O vice-presidente e presidente da Microsoft, Brad Smith, também publicou uma nota no Twitter, onde diz que a decisão "parece refletir uma falha na compreensão deste mercado e da forma como a tecnologia em nuvem relevante realmente funciona".
Este artigo tem mais de um ano
Sony wins
Os jogadores em geral!
Apoiado.
Uma boa decisão. Ter vantagem no mercado reduz competitividade 🙁
Não gostei, quero mais investimento no warcraft 3
Acho muito bem
Quem apoia o bloqueio realmente não percebe o mercado de jogos.
Honestamente a PlayStation está com uma margem gigantesca (+50% do mercado mundial) e estes nabiças bloqueiam algo que irá beneficiar a concorrência e os jogadores.
Enfim…
Confesso que desconheço a margem de mercado, que as diferentes empresas possuem, mas que os jogos exclusivos da PS são mais agradáveis, são (na minha opinião).
Tenho ambas as plataformas + PC e a que menos utilizo é a Xbox, que só a tenho pela cobertura da sua subscrição Game Pass, que permite experimentar um ou outro jogo.
Vejo com agrado este bloqueio por não ficar preso a “uma única” plataforma e ser transversal a todas, tal como sempre foi.
Será que és tu que não percebes nada? Tens noção que a Microsoft adquiriu já vários estúdios nos últimos anos e tem mais estúdios a trabalhar em exclusivo para eles que a Sony, 23 estúdios contra 18, e que a aquisição da Activision aumentaria em mais 15?
Se os reguladores deixassem a Microsoft continuar a adquirir estúdios até reverter a posição dominante da Sony, quando isso acontecesse acontecesse continuaríamos sem concorrência apenas com as posições trocadas e com uma empresa com muitos mais recursos à frente do mercado.
Para além disso a oposição que vejo dos reguladores não é relativamente ao mercado as consolas, porque aí eles não consideram que a aquisição prejudicasse a concorrência, mas relativamente ao cloud gaming e também à influência global que a Microsoft teria no mundo dos jogos, porque quase todos os artigos referem o negócio como sendo a Microsoft adquirir a Activision Blizzard mas esquecem-se do último nome da empresa que é a divisão que mais receita gera a King, criadores do Candy Crush e outros jogos enormes no mercado dos smartphones que ficariam também sobre a Xbox tornado-o num enorme player em quatro mercados distintos consolas, PC, cloud e smartphone games.
Isto tudo é só por causa dum jogo, Call of Duty, que a Sony tem “medo” que vá ser exclusivo Xbox.
A Sony não esta disposta a fazer um jogo novo e portanto prefere que a Activision o faça com um produto que já é muito conhecido.
Só em micro-trancões a Sony cobra a Activision 30% da fatia, e isso são 260 milhões de dolares por ano.
Lê o comentário do Paulo Martins e perceberás que não tem nada a haver com um jogo mas com uma possível dominância da Microsoft nas varias plataforma existente.s
O motivo é os jogos na cloud, que ficariam prejudicados? Como assim?
Então a Microsoft tem dos melhores serviços de cloud que existe no mercado, e os jogos iriam sair prejudicados?
Acho que querem é mais dinheiro dos processos, para poderem aprovar…
Segundo os reguladores do uk, a microsoft iria colocar os jogos apenas no gamepass e em mais plataforma de cloud nenhuma.
Pois os papeis já estão assinados com outras plataformas. Os reguladores contradizem-se. Receberam claramente suborno para ter esta decisão. Já todos sabemos como a sony se comporta. Compraram a bungie, subiram o preço das consolas poucas semanas depois. Isto já é correcto. Agora outra empresa fornecer mais opções aos consumidores já não é.
Para tristeza dos fanboys da sony, esta compra vai acontecer, quer eles queiram quer não. Porque se não acontecerem, imaginem o que é possível retirar da playstation com 70 mil milhões prontos a investir em acordos. Vão ser pagos na mesma moeda.
Como eu não sei se sabes ler inglês ou não deixa elucidar-te aquilo que os reguladores disseram sobre o assunto da cloud gaming, a preocupação deles é que a Microsoft teria interesse comercial em ter os jogos em exclusivo na sua plataforma consolidando o monopólio que já tem neste mercado.
A Microsoft para tentar apaziguar estas preocupações assinou acordos com outras plataformas, no entanto os reguladores do UK não acham que seja uma medida suficiente porque:
– Não cobre os diferentes tipos de serviços de cloud gaming no mercado
– Limita o serviço apenas a prestadores de cloud gaming que usem Windows – serviços como a Amazon Luna que são baseados em Linux não poderiam disponibilizar Game Pass
– Cria um standard de termos e condições controlado pela Microsoft para acesso ao Game Pass que limita as condições que outros prestadores podem oferecer aos clientes
– Os reguladores consideram também que há o risco de desentendimentos entre os serviços da cloud gaming com a Microsoft que pode fazer com que os acordos assinados pela Microsoft não durem os 10 anos propostos.
Há muita gente como tu que apoia o aquisição do Microsoft como forma de castigar a Sony pelo seus comportamentos anti consumidor, no entanto embora eu concorde é realmente vantajoso mais concorrência para o consumidor e que a Sony deveria realmente perder o peso que tem no mercado das consolas para tal ocorrer, há que ter noção de não deixar-mos a balança pender totalmente para o outro lado.
A Sony gastou milhões na aquisição de estúdios e exclusivos para manter a sua posição no mercado mas a realidade é que nos últimos anos a Microsoft gastou ainda mais dinheiro que a Sony para tentar conquistar mercado, e neste momento em termos de estúdios a produzir conteúdo exclusivo para eles é já maior que a Sony. Ou já se esqueceram que por exemplo a Microsoft comprou a Zenimax que incluiu a Bethesda entre outros estúdios, há apenas dois anos atrás e que trará brevemente exclusivos de peso à Xbox, quando jogos como Redfall, Starfield, Elder Scrolls, Fallout ou Doom para não dizer mais começarem a sair em exclusivo na Xbox a balança irá começar a tombar a favor da Microsoft, no entanto se deixar-mos a Microsoft continuar a adquirir estúdios a torto e a direito a balança irá tombar demasiado para um lado vamos ficar na mesmo posição de agora apenas com a Microsoft à frente a poder abusar da sua posição no mercado e a Sony em segundo, com a agravante que nenhum outro player no mercado tem o poder financeiro da Microsoft para tentar combater a tendência.
Muitas pessoas ainda nao aprenderam que a Microsoft e ma para o mercado. Devia ser extinta ou dividida em varios departamentos independentes para perder a forca que tem. Mas obviamente que isso nao vai acontecer, quanto mais ganancia melhor para a Microsoft.
Tudo o que são decisões que beneficiam a companhia mais woke no mundo dos videojogos, a Sony, são péssimas para os core gamers!