Aproximam-se os “Óscares” dos jogos ZX Spectrum
O Museu LOAD ZX, em Cantanhede, vai ser este ano novamente palco da Gala GOTY – os Planeta Sinclair Awards, evento que anualmente celebra os melhores jogos lançados para o ZX Spectrum. Convém relembrar que o ZX Spectrum foi um dos grandes marcos da indústria dos videojogos e que, na década de 80/90 do século passado criou bases para muito do que hoje existe, quer em termos de plataformas e componentes, quer no que respeita a jogos.
O Museu LOAD ZX Spectrum, tal como os seus responsáveis referem, é o primeiro museu dedicado inteiramente a este pequeno pedaço de tecnologia, repleto de magia e nostalgia que representa o ZX Spectrum.
O museu resulta de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Associação Geração Spectrum que gere o espólio do cantanhedense João Diogo Ramos, um dos grandes colecionadores internacionais nesta área.
Tal como aqui referi, o ZX Spectrum foi, a titulo pessoal, um dos grandes marcos da minha vida. Esta pequena caixinha, que tinha de se acompanhar com um leitor de cassetes, foi algo de assombroso (no bom sentido) que se cruzou na minha vida e que nunca irei esquecer...
É o meu (e creio que de muitos jogadores) Tesourinho Sorridente e que fará para sempre parte do meu ser.
O evento iniciou-se de forma simbólica em 2016 através do blogue português Planeta Sinclair. Desde logo ganhou o reconhecimento da comunidade nacional e internacional, que, no início de cada ano, aguardava com expectativa os nomes dos candidatos a melhor jogo, sendo sempre motivo de grande debate entre os internautas. A própria comunicação social especializada foi dando cobertura ao evento, impulsionando a criação de um evento maior, como viria depois a acontecer.
O GOTY entrou numa nova fase a partir da edição de 2020, fruto de uma ideia do Mário Viegas (elemento da equipa do Planeta Sinclair), e do convite que foi feito ao Museu LOAD ZX para a co-organização do evento. As edições de 2020 e 2021, apesar de pujantes, decorreram apenas em formato online devido à pandemia. Não obstante, a cobertura mediática aumentou, tendo aparecido em inúmeros media, com destaque para a SIC Radical e o programa Retro Gamers
A edição de 2022 foi a primeira a ser realizada nas instalações do Museu LOAD ZX, em Cantanhede. O concretizar de um sonho antigo, e foi seguida de forma apaixonada por pessoas de várias partes do mundo através do canal de Youtube do museu. Aliás, este foi o vídeo mais visto do Museu em 2023.
O GOTY – cuja sigla significa Game Of The Year (ou Jogo do Ano em Português) – visa homenagear os melhores jogos lançados para o ZX Spectrum em cada ano. Para a edição de 2023, a escolha dos jogos é feita por votação de um júri internacional, tal como aconteceu nos anos anteriores. A competição decorre nas seguintes categorias:
- Técnicas: Gráficos, Ecrã de carregamento e Som
- Por tipologia: Quebra-cabeças, Aventura e RPG, Plataformas, Ação Arcade, Aventura de texto, BASIC
- Por origem/língua: Luso-Brasileiro; Espanhol
- E, claro, o grande vencedor, o denominado GOTY
A dinâmica do evento segue uma lógica de gala tipo dos óscares, sendo cada categoria apresentada por um ou mais convidados, alguns bastante conhecidos e mediáticos, com alguns momentos lúdicos e surpresas ao longo da sessão.
Este ano, mais uma vez, antecipam-se surpresas, incluindo a grande novidade do evento ir ser transmitido no YouTube, mas também na Twitch e, neste caso, comentado simultaneamente em língua inglesa, permitindo a que quem não domine a língua portuguesa (língua oficial do evento), possa seguir a cerimónia.
A cerimónia decorrerá a partir das 15h00 do dia 17 de Fevereiro no Museu LOAD ZX em Cantanhede e é de entrada gratuita. De manhã haverá outras atividades no museu pelo que deixamos o convite para uma visita diferente neste dia.
quase que vieram as lagrimas aos olhos
Bons velhos tempos, muitas horas passei em miúdo com o meu ZX Spectrum + (48k) e Timex 2048. Melhores jogos, hummm… Professional Soccer , International Soccer, Match Day, Match Point, Enduro Racer, Pacmania, Bomb Jack, Bruce Lee, Exploding Fist +, 1943, Double Dragon, Kung Fu Master, Saboteur, Wells & Fargo, Chuckie Egg, etc. foram tantos, apenas menciono uma pequena parte. Ainda não fui ao museu do Spectrum, mas tenho de mudar isso.
Bons tempos quando era miúdo… Ainda tenho um ZX Spectrum 128k +2 a funcionar e o Target Renegade foi dos jogos que mais tempo passei a jogar.
Tudo de bom para o evento.
Havia jogos que era necessário 128k, género Adidas Championship (acho que se chamava assim) e Navy Seals, ia para casa de amigos jogar. Target Renegade também joguei.
Podes jogar estes e muito mais titulos aqui online, diretamente do browser:
https://torinak.com/qaop/games
EC obrigado pela informação e link. Fui lá ver e tem imensos jogos, parece ser um bom site. Atualmente não tenho tanto tempo para jogar . Descarreguei dezenas de jogos (os que jogava mais) em ficheiros .tzx e também .tap (para serem executados no emulador para Spectrum), quer para Linux ou para Windows. Prefiro (por uma questão nostálgica) os tzx que reproduzem a leitura tal como eram as cassetes. Ficávamos uns 10 minutos ou mais à espera que acabasse de ler o jogo.
Actualmente tenho um Raspberry pi 4 com montes de emuladores e jogos, de vez em quando lá faço umas jogatanas.
Também tenho um Raspberry, neste caso o 400. Quando o vi, pensei, tenho de o ter. Ainda não o fiz, mas é possível transformar o PI numa máquina de jogos, sem instalar emuladores. Acho que chama-se retro pi e julgo que inclui jogos Spectrum, Nintendo, jogos antigos PC da altura dos 286 …486 … Pentium… e outros (Não tenho a certeza pois nunca testei).
Ainda tenho o meu TImex TC-2048…
+1
Sei que não é sobre o mesmo mas em espírito de nostalgia se alguém tiver saudades dos Tomb Raider originais saiu hoje o Tomb Raider I–III Remastered
Ah que saudades.. Load “”…meia hora depois : tape loading error !!
+1
Mais um…
+1
Dava para ler uma história do Tio Patinhas enquanto o jogo carregava!
Acho que o melhor jogo para mim foi o Target Renegade.
dependia das histórias e dos jogos!
Se fosses carregar o F19, por exemplo, conseguias ler o livro inteiro ahahahahah
(o que também não era mau, porque Tio Patinhas era top)
Acho que muitos nós tem isso em comum, Spectrum e ler os livros do Tio Patinhas entre outros… ehehe. Já nem vou falar nos desenhos animados na TV da altura… Atom Ant (formiga atómica), o mascarilha, Sport Billy, He-man, moscãoteiros, wacky raves, era uma vez a vida/espaço/corpo humano e outros que não me lembro :-). Over and out.
wacky raves = wacky races (foi o tradutor) 🙂
Sim… Tio Patinhas, Spectrum, Rádio (de fundo), certos Produtos alimentares e certos Desenhos Animados tem uma ligação indissolúvel…
… Those were the days
NEXT N
https://www.youtube.com/watch?v=-d8UfQn3BEg
+1
Dizzy!!!
Sem sombra de dúvida o Dizzy (qualquer um da série)!!! 😀
Paradise Café 🙂
“Reinaldo (acho eu), este não quer pagar…”. Uma frase que todos que jogaram conhecem… 😀
Vá, apresente-se lá o criador do Paradise Café SFF!!!
(ya… era o Reinaldo.
Mas era mais:
Hooker: são 1000$00
You – Não tenho dinheiro
H – Oh Reinaldo!
Reinaldo – Cú-Cú!
R – O que foi?
H – Este não quer pagar!
R – Ai não? Já vai ver
)
Depois de ver Paradise Café, lembrei-me de outro, Strip Poker 2 plus. 🙂
Jogos da Ocean eram os meus favoritos
A Ocean era muito boa (Batman, Pang, etc)!!!
…e a Hewson!!!
A Hewson também fazia jogos top (Cybernoid, Marauder, etc)!!!