Análise: volante Logitech G29
Os jogos de carros não deixam ninguém indiferente e facilmente agarram alguém ao comando... ou ao volante! Nada como ter acesso a um controlo de jogo próximo da realidade, capaz de simular o comportamento de um carro verdadeiro, tanto para as novas consolas PlayStation 4 e Xbox One (Logitech G920) como também para PC.
Analisámos o volante Logitech G29, juntamente com a manete das mudanças, e deixamos aqui todos detalhes.
O volante Logitech G29 é um dos poucos modelos que funciona com a nova PS4, embora seja também totalmente compatível com a PS3 (mediante a comutação de um botão) e com o PC. Para os adeptos da nova consola da Microsoft, a Xbox One, está disponível o volante Logitech G920, quase igual em todos os aspectos (com menos botões e sem LEDs) que também é compatível com PC.
Se as patilhas das mudanças ao volante não preencherem todos os requisitos da sua condução cirtual, então está disponível em separado a manete das mudanças Driving Force Shifter, compatível tanto com o G29 como com o G920.
Características gerais e design
Na caixa do Logitech G29 vem o volante, os pedais e o transformador para alimentação do conjunto. O volante é forrado a couro, tem a forma em D (D-shape) e inclui 14 botões, 2 patilhas para as mudanças, um botão direccional e um botão rotacional.
Os raios do volante são em alumínio anodizado, as patilhas das mudanças são em aço inoxidável escovado assim como os pedais. O eixo da direcção é fabricado em aço.
Junto ao eixo, na parte de cima, está um conjunto de 10 LEDs que reagem à rotação do motor do carro, embora existam limitações quanto à compatibilidade com a maior parte dos jogos. No topo do volante, ao centro, existe um anel metálico a indicar que é aquela a posição central, tal como nos verdadeiros carros de rally.
Quanto aos pedais, inclui o acelerador, a embraiagem e o travão não-linear (consistência mais dura à medida que é calcado, tal como na realidade). O apoio para os calcanhares tem textura para não escorregar e possui um sistema anti-derrapante patenteado, na parte inferior, para se afirmar bem nos tapetes. Quando assente em piso liso, as borrachas moles garantem uma aderência suficiente, onde apenas escorrega quando aplicada força além do realmente necessário.
Os apoios de montagem são fabricados em nylon com fibra de vidro e são bastante robustos, apropriados para vários tipos de tampos ou suportes. Para o caso de querer fixar o volante de outra forma, existem várias porcas na parte inferior que podem ser utilizadas para enroscar parafusos no tamanho que mais se adequar.
Especificações físicas
Volante
- Altura: 270 mm
- Largura: 260 mm
- Profundidade: 278 mm
- Peso: 2,25 kg
Pedais
- Altura: 167 mm
- Largura: 428.5 mm
- Profundidade: 311 mm
- Peso: 3.1 kg
Mudanças
- Altura: 206.5 mm
- Largura: 176.4 mm
- Profundidade: 146.4 mm
- Peso: 0.72 kg
Especificações técnicas
Volante
- Rotação de 900 graus (bloqueio a bloqueio)
- Sensor de direcção com efeito Hall
- Force feedback de motor duplo
- Protecção contra sobreaquecimento
Pedais
- Pedal de travão não linear
- Sistema anti-derrapante patenteado
- Apoio para calcanhares com textura
- Calibragem automática
Materiais
- Raios do volante: alumínio anodizado
- Volante coberto com couro costurado à mão
- Eixo de direcção: Aço
- Patilhas mudanças: Aço inoxidável escovado
- Apoios de montagem: nylon com fibra de vidro
- Armação e haste do pedal: Aço laminado a frio
- Pedais: Aço inoxidável escovado
Manípulo Mudanças
- Projectado para funcionar com os volantes de corrida Driving Force G29/G920
- Seis velocidades com marcha a trás (movimento para baixo)
- Componentes de aço e couro para mais conforto e durabilidade
- Montagem firme em suporte de corrida
O que distingue o Logitech G29?
5 anos após o lançamento do volante Logitech G27, a Logitech melhorou alguns pormenores e mudou radicalmente outros. Comparativamente ao G27, o volante do G29 foi totalmente remodelado, passando de forma circular simples e de 6 botões para formato em D e com muitos botões, alguns deles coloridos. Para quem estava habituado à linha mais simplista do G27, esta alteração pode fazer parecer que o volante ganhou um ar menos profissional e mais de brincadeira, também pela forma de alguns dos botões (embora todos tenham uma elevada precisão no toque).
Não há melhorias a destacar no que diz respeito à sensação de jogo do G27 para o G29, tendo este último a vantagem do travão ser não-linear (com consistência muito próxima da realidade), na precisão melhorada nas patilhas das mudanças e na inclusão de mais botões no volante. O velho G27 inclui a manete das mudanças (com 8 botões e um direccional) que desta vez não vem incluída no conjunto, tendo de ser adquirida em separado. Para o caso de já possuir o G27, os pontos de montagem são os mesmos e a manete das mudanças pode ser reutilizada para o G29. Se tem PS3, esqueça a manete das mudanças pois não é compatível com essa consola.
Quanto aos LEDs que representam a rotação do motor do veículo, é uma funcionalidade muito interessante, principalmente para a situação em que o jogador prefere ter o ecrã limpo de manómetros e outros indicadores, tendo ali uma representação bem conseguida da rotação. Infelizmente a compatibilidade dessa funcionalidade é limitada, estando garantida para já total compatibilidade apenas com o jogo Project Cars. Existe um software gratuito, o Fanaleds, que embora ainda não seja compatível com o G29, poderá sê-lo em breve e assim adicionar essa funcionalidade para muitos mais jogos.
Quanto ao software da Logitech, disponibiliza todo o detalhe de configuração e permite ajustar individualmente cada jogo, usando para isso os perfis de configuração. A forma de configuração é amigável, embora o elevado número de botões faça com que o processo seja sempre um pouco moroso.
Demonstração em jogo
O Logitech G29 foi analisado no PC e foram testados vários jogos:
- Project Cars - oficialmente suportado pela Logitech;
- Assetto Corsa - inclui apenas o perfil para o G27, perfeitamente adaptável ao G29, mas é possível criar outro perfil. O funcionamento dos LEDs não é compatível;
- Dirt Rally 3 - embora o force feedback funcione muito bem, o volante faz constantemente força para a direita;
- F1 2013 - a configuração ocorreu sem problemas utilizando este método. Neste jogo o desempenho é igualmente bom, mas também sem LEDs de rotação.
No que diz respeito ao force feedback, há sempre um compromisso entre as ordens que o jogo manda ao volante e o que o volante reproduz. Não é fácil avaliar se, por exemplo, numa curva onde o carro vai a perder a tracção das rodas dianteiras, uma eventual má reprodução do efeito seja devida ao jogo (implementação de simulação) ou ao volante (tradução da implementação).
Contudo, no geral, e considerando os bons títulos que foram testados, a maior parte das situações demonstraram-se bem simuladas e ricas, deixando crescer "água na boca" por só faltar sentir o banco a empurrar as costas, como a aceleração num carro verdadeiro 🙂
Abaixo pode ver o vídeo com demonstração em jogo e alguns comentários:
O force feedback, quando configurado em níveis elevados, consegue dar alguma fadiga os braços em apenas alguns minutos de condução mais brusca, demonstrando ser capaz de realmente simular os carros com as direcções mais pesadas e reactivas.
Considerações finais
O Logitech G29 é definitivamente do melhor que pode adquirir para a simulação em jogos de corridas, conseguindo reproduzir um ambiente de condução realista, completo e com vontade de jogar e explorar cada vez mais. Face ao G27 as diferenças não são significativas e traduz-se apenas numa ligeira evolução onde, por não incluir a manete das mudanças, o seu preço poderia ser um pouco inferior, na ordem dos 300€.
Sendo um volante muito recente, lançado há cerca de 4 meses, ainda não há uma compatibilidade total muito alargada, pelo que nalguns casos será necessário uma configuração totalmente manual para colocar o volante em funcionamento com qualquer jogo.
O Logitech G29 Driving Force está disponível por cerca de 250€.
Este artigo tem mais de um ano
Não acho que o novo design do volante deixou a vertente “pro” para um folclórico/”de brincar”.
Na minha opinião, a Logitech juntou o volante do WRC a um F1 (este com os comandos no volante coloridos).
Tem um preço completamente absurdo!
O G27 continua a ser um volante de topo e não é suportado na PS4 porque estes Srs querem vender um modelo novo que mais parece um volante de cartoon.
Logitech desiludio imensos fans, existiu uma petição com uma porrada de assinaturas para tentar reverter a situação e a logitech nada fez.
Logitech nunca mais!
O meu velhinho G25 ainda está para as curvas………e se formos a ver os preços absurdos destes Logitech, com certeza que se um dia tiver de gastar muitooooooooooo dinheiro, não irei para a Logitech.
boas, tenho um volante logitech g29 e as mudanças driving force shifter, e ligo este equipamento ao pc com o windows 7 com o jogo euro truck simulator 2 mas quando vou configurar diz lá que o h-shifter não está ligado e não percebo porque está acontecendo isto.
Alguém me pode ajudar ou dar dicas como posso por o equipamento todo a funcionar
Olá amigo o volante só funciona a partir Windows 8 no 7 não funciona.
eu comprei e tá funcionando direitinho no W7, só não tenho ainda o cambio, mais o volante tá de boas
Já ouvi dizer que o câmbio do Logitech G27 é compatível no G29, assim como não é. Alguém sabe?
logitech driving force shifter pode ser usado em outras marcas de volantes.