Zoom tem uma novidade que certamente os utilizadores não vão gostar
Uma das apps que mais foi usada durante a pandemia de COVID-19 foi o Zoom. Foi graças a este serviço que muitas empresas conseguiram manter-se a funcionar e garantiram um canal de comunicação ativo entre todos os seus colaboradores.
Esta atualização expandiu-se depois aos utilizadores pessoais, que a usaram para se manter em contacto com a família e amigos. Agora, após ter sido essencial, a Zoom resolveu mudar o seu modelo de negócio, trazendo publicidade, o que certamente não vai agradar à maioria dos utilizadores.
Foi o Zoom que certamente manteve grande parte da comunicação durante a pandemia. Esta simples ferramenta de videoconferência foi a porta que a maioria usou para garantir a comunicação, seja em contexto de trabalho ou pessoal.
As contas gratuitas, mesmo com algumas limitações, foram usadas por todos, mesmo com alguns problemas de segurança à mistura. O Zoom aproveitou esses momentos para melhorar e assim garantir que conseguia crescer e tornar-se o gigante que é hoje.
É no seguimento dessa estratégia de crescimento que agora a empresa revelou uma novidade que muitos não vão gostar. Tal como muitas outras, o Zoom acabou por se render à publicidade, que vai passar a ser uma realidade em breve.
Esta novidade será apenas aplicada nas contas gratuitas, que vão passar a ver publicidade presente no browser. Não será mostrada durante qualquer videoconferência, mas apenas no final destas, sempre de forma limitada e controlada.
O Zoom defende-se deste passo com a necessidade de garantir o suporte para os investimentos que a empresa tem vindo a fazer e que quer continuar. Apenas com esta mudança, que certamente não será bem-vinda, podem garantir aos utilizadores das contas gratuitas a mesma robustez de sempre.
No anúncio que fez para revelar esta novidade, o Zoom revelou que a publicidade vai ser introduzida de forma gradual. Por agora apenas um número limitado de países vai começar a ver esta presença, sem ter revelado quais os abrangidos.
Este artigo tem mais de um ano
Desde que não comecem a chatear na videoconferència tudo bem se não mudo para o microsoft teams
Discord muito melhor do que o zoom e mais fácil de mexer
Faz sentido, têm de pagar de alguma maneira.
Só pergunto: alguém se lembra ou liga alguma coisa à publicidade hoje em dia? No meu caso, não ligo absolutamente nenhuma. Fico incomodado com a intromissão de alguma coisa que não faz sentido algum em contextos destes.
Diria que só as crianças e os idosos é que ainda são afectados por publicidade. Se é só no final da video chamada, uma pessoa fecha a tab/app e segue a sua vida. Uma criança/idoso é capaz de ficar lá a ver porque pensa que é obrigatório.
Eu já tenho adblock automático na minha vista.
Só incomoda quando bloqueia o que quero ver e tenho de esperar.
RaspBerry Pi + pihole e adeus Publicidade.
Não funciona no YouTube
Posso estar enganado, mas a “pequena taxa” de utilizadores que por lapso ou intencionalmente vai carregar nos anúncios…vai certamente dar lucro à empresa.
Se assim não fosse, este método de “injetar” publicidade em aplicações já teria acabado.
Se as empresas continuam a faze-lo, é porque continua a render.
Lixo, usem teams, google ou qualquer outra alternativa.