Zero Rating: Quando vai perder o trafego gratuito para sites e apps?
O Zero Rating é uma prática comercial utilizada por alguns operadores de serviços de acesso à Internet via rede móvel. O volume de dados de serviços e aplicações específicas está incluído no limite mensal do volume de dados dos utilizadores. Mas, esta modalidade vai acabar! Saiba quando...
Zero Rating acaba a partir de 8 de junho de 2023
Em cumprimento da deliberação do regulador do setor das comunicações eletrónicas, ANACOM sobre as ofertas zero rating e similares em Portugal no contexto da Internet aberta, a partir do dia 8 de junho de 2023 deixa, na generalidade dos casos, de haver tráfego gratuito nas redes móveis para apps e sites, pelo que o tráfego utilizado será descontado ao plafond de internet móvel.
Esta deliberação da ANACOM é de aplicação transversal ao setor das comunicações eletrónicas, afetando, tanto a MEO, a NOS, a VODAFONE como os demais operadores que prestam o serviço de internet móvel.
No caso da MEO, apps como a MEO Cloud, MEO Drive, MEO Home, MEO Wallet e my MEO, bem como os sites meo.pt, moche.pt e uzo.pt deixarão, assim, de ter tráfego gratuito na rede móvel da MEO, passando o tráfego de utilização/navegação nos mesmos a ser descontado ao plafond de dados.
O serviço de TV MEO Go Fora de Casa não foi abrangido pela deliberação da ANACOM pelo que continuará a efetuar tráfego sem gastar plafond de internet móvel da MEO.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Só sei que quando acabaram com o tráfego gratuito fiquei logo a pagar mais todas as semanas
Finalmente, agora ajustem lá os pacotes de trafego de internet que isto é uma vergonha…
Igual…
Devem ajustar os preços para não pagarmos um extra por algo que já não iremos usufruir.
O meu plafond subiu de 500MB para 15GB por mês, boa.
Na verdade, era de 500MB + 15GB para as tais apps, e perdi 500MB. Contudo, raramente gastava 1 GB nas apps. De certa forma melhorou.
+1
Eu notei imenso a diferença. Embora não tenham ido “abaixo” sem nos f#?# mais um euro, a verdade é que isto nunca deveria ter existido em primeiro lugar. Agora até me sobra GB de net, quando antes tinha que andar sempre a controlar e optar por usar apps da treta (whatsapp) para não gastar.
Finalmente a ANACOM apertou com eles!
+1. Também me vai acontecer o mesmo, e o preço mantém-se. Para mim esta alteração foi uma vantagem.
MEO Drive não precisa de net
Já não era sem tempo acabarem com esses tarifários, que para além de serem caros é ridículo as restrições que fazem.
Isto deveria ser como em alguns países da Europa que grande maioria dos tarifários não tem limite de tráfego e é ajustado a utilização de cada um
Na maioria dos casos não era “zero rating” mas um plafond restrito a meia dúzia de aplicações. Uma restrição que não fazia qualquer sentido do ponto de vista de custos para o operador já que a diferença entre servir 1GB de dados no facebook ou no youtube é quase irrelevante. O operador fica é sem a capacidade de fazer acordos com essas plataformas (leia-se: cobrar) para que estas fiquem mais aliciantes para os seus clientes.
Dia 8 de Junho de 2023,ora bem.E quanto ao 5G,se as operadoras de telecomunicações derem ao pedal,mais hora menos hora começa-se a pagar no segmento móvel.Não me admiro muito.Não deve faltar muito tempo para isso. 😐
Uma coisa que não fazia sentido nisto, por exemplo, o youtube não contava para tráfego. Se eu partilha-se a net com o portátil para ver youtube já contava como tráfego… Qual o sentido? Estava a consumir youtube…. No meu caso já deixei de ter o tráfego especial, passaram de 5GB para 30GB.
Por 20 euros ha tarifários com tráfego ilimitado, chamadas sms e
dados moveis. daha