Wi-Fi 8 não vai focar-se na velocidade, mas no “desempenho confiável”, segundo a Qualcomm
Ainda que os utilizadores valorizem a velocidade, a Qualcomm revelou que o sucessor do Wi-Fi 7 deverá ir além disso, dando prioridade ao "desempenho confiável em condições desafiadoras do mundo real". A previsão aponta que o Wi-Fi 8 chegará em 2028.
Numa publicação oficial, a Qualcomm explorou alguns dos parâmetros esperados para o Wi-Fi 8, que deverá chegar em 2028.
Indo além da velocidade, o objetivo será "priorizar o desempenho confiável em condições desafiadoras do mundo real, melhorando a conectividade mesmo em ambientes congestionados, móveis e propensos a interferências".
Uma das características do Wi-Fi 8 destacada pela imprensa tecnológica é o "Seamless Roaming", que permitirá que um dispositivo ofereça uma experiência contínua: ao manter uma ligação contínua de baixa latência enquanto o dispositivo se move, não há interrupções ou perdas de dados.
Portanto, uma capacidade importante do Wi-Fi 8 será a sua capacidade de oferecer uma ~ligação confiável e de alta qualidade, de forma contínua, mesmo em condições não ideais.
Em algumas áreas, dá-se um enfraquecimento do sinal devido à distância do dispositivo ao sinal Wi-Fi, interferência ou limitações de energia. Segundo a Qualcomm, o Wi-Fi 8 usará uma série de melhorias na camada física que trabalham em conjunto para manter o Wi-Fi conectado, mesmo que o ambiente não seja perfeito.
Além disso, o Wi-Fi 8 permitirá uma experiência mais consistente para o utilizador. Considerando que problemas como sobreposição de sinais ou disputas entre vários dispositivos pelo acesso ao sinal sem fios partilhado podem causar problemas na experiência do utilizador, o Wi-Fi 8 usará coordenação de vários pontos de acesso (em inglês, multi-Access Point - AP), permitindo que eles trabalhem juntos.
Quando os AP trabalham independentemente, os dispositivos podem acabar "ligados" a um AP distante com um sinal mais fraco, resultando num mau desempenho. No Wi-Fi 8, os pontos de acesso serão partilhados, permitindo uma experiência mais consistente.
Wi-Fi 8 deverá sustentar o futuro da tecnologia
Segundo a Qualcomm, o Wi-Fi 8 terá um maior impacto em fábricas inteligentes, hospitais, campus universitários, residências e espaços públicos, onde se incluem aeroportos, estádios e terminais de transporte.
Com a previsão a apontar para o lançamento em 2028, o IEEE802.11bn será o próximo padrão a servir de base para o Wi-Fi 8, e ajudará em duas tendências:
- A tendência para dispositivos pessoais, como óculos inteligentes, dispositivos vestíveis de última geração e monitores de saúde, que precisam de um desempenho sem fios de curto alcance.
- A tendência de sistemas orientados por Inteligência Artificial, que requerem "conectividade confiável e de baixa latência para aceder à tecnologia baseada na nuvem ou de ponta para inferência em tempo real".






















A Unisoc está quase apanhar a Qualcomm em performance!!!
Claro! Até admira não ser exactamente igual, já que espiam tudo e todos! Não lhes custa nada em investimento e investigação, isso gastam os outros. A eles, chineses, basta-lhes roubar o trabalho dos outros e copiar. Limpinho, limpinho.
Lá vamos nós andar com Wi-Fi a 10 gbps por 8 anos :/
E é mau?
sarcasmo 😉
Ah! 😀
Só agora é que comecei a usar wifi6 e nunca às velocidades que dizem que dá. Já vai para o wifi8? hehe
os fatores são tantos, que era preciso perceberes do que falas para dizeres que nunca atinges as “velocidades que dizem que dá”
olha um chico esperto. LOLOL Sim nem daqui a 5 anos quando houver wifi14 tu vais conseguir atingir os 3600Mbps que o meu router wifi6 diz que consegue em wifi6 porque simplesmente não há em “mainstream” internet fixa com essa velocidade.
Por isso ta calado e calate bem caladinho que sei mais do que o que tu pensas. ve la se não…
tanta calinada junta, daqui por 5 anos o que existir é precisamente wifi8 (se a norma sair a tempo), depois o que não falta é internet mainstream a 10 gbps, já todos os operadores em PT oferecem e com routers wifi 7, e por ultimo o que é que velocidade de wifi tem que estar relacionado com a internet?
é melhor calar-me mesmo senão o buraco fica fundo demais e ainda ficas com a cabeça debaixo de terra
billions and billions…. Vai ter com o teu amigo à ilha
Ele, se calha, nem sabe que a maior limitação de velocidade acontece na placa de rede do dispositivo que usa.