WhatsApp pode ser o próximo a ser bloqueado na Rússia
Fruto da guerra na Ucrânia, a Rússia tem estado cada vez mais isolada no panorama internacional. Ainda assim, quer manter a sua posição e tem tomado várias medidas contra os serviços que as grandes tecnológicas oferecem no país. Uma nova informação dá como certo que o WhatsApp poderá ser o próximo a ser bloqueado na Rússia por Putin.
Um legislador russo que regula a indústria de TI disse WhatsApp deve preparar-se para deixar de oferecer os seus serviços no país. Anton Gorelkin, vice-presidente do comité de TI da câmara baixa do parlamento, disse que é muito provável que o WhatsApp seja colocado numa lista de software restrito.
A proprietária do WhatsApp, a Meta, é designada como uma organização extremista na Rússia. Este país já proibiu o Facebook e o Instagram desde 2022. Assim, acaba por ser quase natural e até esperado que o WhatsApp seja o próximo a entrar na lista de serviços indesejados e proibidos no país.
Esta semana, o presidente Vladimir Putin emitiu uma diretiva para que o país restrinja ainda mais software (incluindo aplicações de comunicação) proveniente de "países hostis" que sancionaram a Rússia. Esta deverá ser aplicada até 1 de setembro. Gorelkin disse que o WhatsApp será provavelmente um desses serviços.
Em junho, Putin assinou uma lei para criar uma aplicação de mensagens afiliada ao Estado que se ligará aos serviços governamentais. Esta é parte de um esforço de longa data para depender mais dos serviços russos e menos de empresas tecnológicas estrangeiras.
Muitas destas retiraram-se do quais ou reduziram a sua presença depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia em 2022. Gorelkin sugeriu que forçar o WhatsApp a deixar de operar na Rússia poderia ajudar a aplicação apoiada pelo Estado a ganhar mais quota de mercado e a ser usada de forma mais alargada.
A Meta ainda não respondeu a esta situação e nem se sabe se o fará. Esta é ainda apenas uma ideia, mas que poderá tomar força nas próximas semana. Somente contra a decisão final é que se saberá se efetivamente o WhatsApp passará ou não a ser um serviço banido na Rússia.





















Resumindo, um ditador não quer que as pessoas usem um software que permite trocar ideias e fazerem denúncias.
A Rússia está prestes a bloquear o WhatsApp, seguindo os passos da proibição ao Telegram, Facebook e Messenger. Num país onde a comunicação livre está a tornar-se alvo, o arsenal digital dos cidadãos está cada vez mais limitado.
A Meta foi rotulada como “organização extremista”, justificando a exclusão de seus serviços. O Telegram, criado por russos, já foi banido antes e continua sob mira. Resta o quê? Signal, Line, WeChat? Alternativas com pouca expressão local ou associadas a regimes igualmente censórios.
Neste contexto, a pergunta é: o que sobra?
A Rússia, um país grande a caminhar a passos largos para o regime coreano! Não sei o que anda a população a fazer, tão caladinha, tão obediente, tão subserviente, e as universidades russas, o que fazem? Aceitam assim serem governadas por um velho doente, tão vazio quanto as plásticas que tem, é isso a Rússia atual!
Tu farias o mesmo. Deixa de te armares em herói. Falar dos outros é fácil. Queria ver-te no lugar deles. Ficavas manso que nem um cachorro acabado de nascer.
Como se as redes sociais fossem o mais importante das nossas vidas. Surgiram como forma de comunicar entre familiares, amigos e conhecidos, mas rapidamente se transformaram num grande big brother, devassando a nossa privacidade. Usadas politicamente para manipular populações, incentivar revoluções e disseminar a mentira… Há mais vida para além delas!
organização extremista? vindo de quem vem lol. Contudo a Meta é uma organização criminosa e o don já devia estar a cumprir pena há muito tempo. já agora que se f Putin e o seu regime autoritário.
olhem oque se esta a passar no brasil e outro pais que se esta a tornar uma ditadura de esquerda