Afinal o WhatsApp não vai ter publicidade! Pelo menos por agora
Apesar da maioria dos utilizadores não gostar, a decisão de trazer publicidade para o WhatsApp parecia uma certeza. O Facebook queria monetizar esta sua ferramenta e por isso resolveu tentar seguir este caminho.
De acordo com as mais recentes informações, este poderá não ser já o cenário e muito terá mudado. Não é ainda que a publicidade chega ao WhatsApp, ficando a dúvida se esta é uma decisão final.
Afinal não vai haver publicidade no WhatsApp
Foi no final de 2018 que um alto quadro do Facebook confirmou o futuro do WhatsApp. Este passaria a apresentar publicidade, ainda que apenas na área dos Estados, garantido assim a monetização desta app e deste serviço.
Os trabalhos foram de imediato iniciados, nunca tendo chegado a ser mostrado qualquer produto final. Agora, e segundo informações recolhidas pelo Wall Street Journal, estes trabalhos foram interrompidos.
Há vários meses que a equipa criada para identificar a melhor forma de apresentar publicidade foi desmantelada e estes trabalhos colocados em pausa. O impacto é de tal forma grande que todo o código produzido foi removido da app e deixou de estar acessível.
O Facebook quer que este serviço se foque nas empresas
Claro que o Facebook não parou de procurar formas de tornar o WhatsApp como uma fonte de rendimento. O seu foco mudou para a criação de ferramentas para se ajustar às necessidades das empresas e dos negócios.
Assim, deverá surgir em breve um rol de novidades nesta área. Será a forma deste serviço se ajustar e fornecer uma forma de comunicação com os clientes, enquanto permite que estes façam a gestão de contactos.
Depois da saída dos seus fundadores por discordar da forma como o WhatsApp estava a ser gerido, esta é mais uma mudança importante. Curiosamente fica a dúvida se este é um fim definitivo ou apenas uma pausa. Por agora deverá ficar parado, mas quem sabe um dia retorna.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wall Street Journal
Neste artigo: empresas, Facebook, publicidade, serviço, WhatsApp
O telegram a ter cada vez mais aderentes terá alguma coisa a ver com o caso?
Mesmo que tenha publicidade não me vai aparecer nenhuma! Muito menos com um bloqueador de publicidade instalado.
É uma pena. Eu queria estar a conversar como os meus amigos sobre comprar um carro novo e levar logo com anúncios de stands virtuais pois privacidade é coisa que não está no vocabulário deles.
Como é que o Whatsapp se financia então, se não mostrar publicidade?
Vende os contactos, vende as conversações?
Tendo em conta que a empresa Facebook não é exactamente pobrezinha acho que eles podem (embora não o queiram!) manter o serviço totalmente gratuito e sem publicidade sem que a empresa realmente fosse à falência por isso… e aliás poderiam até integrar toda a plataforma à volta do WhatsApp (eventualmente modificado para que se adapte da melhor forma… por exemplo deixar de estar associado directamente a números de telefone e sim a um nome de utilizador/ identificador próprio que pode ser agregado às diversas redes e aplicações do grupo Facebook).
Podiam vender um serviço premium, com mudanças estéticas, remoção de limites de tamanhos de anexos, etc.
A ideia do whatsapp , desde o inicio, foi sempre a segurança ( ok, isto pode ser discutivel ) mas principalmente por se manter gratis e sem publicidade… agora o facebook querer aquilo a render… vai contra todos os principios…assim tanto, que os fundadores abandonaram o barco!
Não me afecta. Deixaram de suportar o SO do meu telefone. Têm menos um utilizador da plataforma.
Alguém sabe porque o Facebook não tem a opção de pagar para remover a publicidade? Tanto da aplicação como do web site. E isto extensível ao Instagram, WhatsApp e tudo o mais que tenha ou venha a ter publicidade.
A Facebook quer ganhar dinheiro, assim recebiam o dito dinheiro na mesma e deixavam a malta que tem dinheiro, está disposto a gastá-lo e não quer ver publicidade, feliz.
Quanto a bloqueadores de publicidade, sim, nos web sites até costuma resultar bem, mas nas aplicações infelizmente não parece resultar, pelo menos ainda não consegui que funciona-se excepto aquela publicidade da Google que algumas aplicações utilizam… já testei vários serviços e normalmente as aplicações nem abrem, tenho que testar novamente pode ter sido problema temporário com os DNS’s quando estava a testar ou assim.
Experimenta o PiHole, na maioria dos casos consegue bloquear os anuncios nas apps sem problemas.
E, afinal, a versão para Ipad ficou nas lonas?
O Facebook e respectivo messenger meti no lixo a mais de 2 anos. Se esta App meter publicidade segue o mesmo caminho.