WhatsApp dá mais um passo para poder ser usado sem número de telefone associado
Apesar de estar associado a um número de telefone, o WhatsApp parece apostado em mudar. Quer usar um nome de utilizador e assim dispensar o número de telefone para registo no serviço e para ser encontrado por outros utilizadores. Essa ideia deu agora mais um passo e em breve será uma realidade.
WhatsApp sem número de telefone associado
A Meta revelou recentemente uma funcionalidade importante na versão web do WhatsApp e que prevê implementar em breve. Todos os que usam este serviço poderão usar o WhatsApp com um nome de utilizador em vez de um número de telefone. Esta é uma ideia importante e que mudará completamente este serviço e a forma como este é usado.
A necessidade de utilização de um número de telefone alastrou a várias plataformas na Internet e nas redes sociais. Até mesmo o registo num simples site pode exigir a inserção de um número de telefone. Nesta área, o Telegram tem-se destacado entre as plataformas por permitir aos utilizadores ocultar os seus números de telefone. Parece que a Meta quer ter uma capacidade igual no WhatsApp.
O WhatsApp planeia oferecer a possibilidade de criar um nome de utilizador exclusivo, semelhante a outras plataformas. Esta nova funcionalidade permitirá que os todos escolham um nome de utilizador que mais ninguém possui. Ao contrário de outras plataformas, estes nomes do WhatsApp serão únicos e não incluirão nenhuma etiqueta distintiva.
Nome de utilizador será identificador único
Mesmo que defina um nome de utilizador, as pessoas que conhecem o número de telefone ainda poderão encontrar e contactar quem usa o WhatsApp. No entanto, a criação de um destes nomes fornecerá uma camada adicional de privacidade. Apenas aqueles que sabem o nome de utilizador ou número de telefone poderão iniciar uma conversa.
Atualmente, esta nova funcionalidade é desenvolvida exclusivamente para todos os que usam WhatsApp Web na versão beta. Como a funcionalidade continua em fase de desenvolvimento, é evidente que o WhatsApp melhora continuamente o seu design. As últimas atualizações do WhatsApp Web incluirão mudanças radicais, como uma nova interface e login com nome de utilizador.
Em breve esta novidade será alargada a todos os utilizadores e até a outras plataformas onde o WhatsApp está presente. Será uma das maiores alterações que este serviço de Meta recebe e muda a sua filosofia associada ao número de telefone, passando a estar centrado num nome de utilizador.
É impressão minha ou esta funcionalidade vai dar ainda mais potencial para os mal intencionados!?
Mas sempre apontaram o nº de telefone como fator, de segurança. Agora vão deixar cair o fator, de segurança.
Dar o número de telemóvel a alguém, é extremamente evasivo.
Sendo que actualmente o nosso número é usado como mecanismo de segurança para variados serviços importantes nomeadamente bancários e em Portugal também para o CMD, é extremamente imperativo que haja outros meios de adicionar contactos, sem ser através do número de telemóvel.
Há operadoras em alguns países que já oferecem isso, máscaras de números de telemóvel.
Funcionam como se fossem uma máscara (alias) de um email.
Em vez de darmos o nosso real endereço ou neste caso número, damos outro.
Os Portugueses têm de deixar de ser parolos e perceber que o «WhatsApp» é um aplicativo de espionagem e colecta de dados criado e gerido pelo Instituto de Inteligência e Operações Especiais («MOSSAD»):
– Mossad detém e criou o WhatsApp
https://veteranstoday.com/2019/05/14/whatsapp-vulnerability-get-real-the-mossad-owns-and-created-whatsapp-for-idiots-like-me/
– Elon Musk: “Não podemos confiar no WhatsApp
https://www.noticiasaominuto.com/tech/2317142/elon-musk-nao-podemos-confiar-no-whatsapp
– Elon Musk ataca a forma como o WhatsApp trata dados dos utilizadores
https://pplware.sapo.pt/internet/elon-musk-ataca-a-forma-como-o-whatsapp-trata-os-dados-dos-utilizadores-meta-responde-a-letra/
A empresa «WhatsApp» através do seu aplicativo tem acesso, colecta, e distribuiu, todos os dados dos usuários, mensagens, chamadas, imagens, e vídeos, faz gravações de áudio e vídeo, todas as vossas fotografias ou fotografias dos vossos filhos, familiares, e amigos, são colectados e exportados, assim como os documentos que vocês partilham.
O próprio Departamento Federal de Investigação («FBI») tem acesso aos dados e actividade do «Whatsapp» em tempo real:
– FBI Document Says the Feds Can Get Your WhatsApp Data — in Real Time
https://www.rollingstone.com/politics/politics-features/whatsapp-imessage-facebook-apple-fbi-privacy-1261816/
– Documento do FBI mostra que dados podem ser obtidos a partir de aplicações de mensagens encriptadas
https://therecord.media/fbi-document-shows-what-data-can-be-obtained-from-encrypted-messaging-apps
Português, tome consciência do perigo em que está assim como os seus, apague a sua conta «WhatsApp», desinstale o aplicativo.
Se quer um aplicativo para comunicar mude/escolha o «Signal app» recomendado por Edward Snowden.