WhatsApp comemora 12 anos e os seus números parecem não parar de crescer
Os últimos meses têm sido complicados para o WhatsApp e para o serviço que presta aos utilizadores. A mudança das regras que quer impor aos utilizadores leva a que estes queiram abandonar a plataforma e procurar outras propostas.
É neste clima de desconfiança e de aparentes problemas que o WhatsApp revelou um marco importante. O serviço comemora agora 12 anos e os seus números parecem não parar de crescer.
Um aniversário complicado deste serviço
A mudança na Política de Privacidade tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o WhatsApp. Ao revelar que vai passar a partilhar dados com as empresas da sua vertente Business, acabou por criar uma verdadeira fuga de utilizadores. Estes recusam-se a aceitar as novas regras.
Mesmo com esta onda negativa, o WhatsApp veio agora revelar que está a comemorar o seu 12.º aniversário. Para além deste momento, o serviço revelou ainda no mesmo tweet vários números importantes e que mostram como o serviço tem crescido.
More than two billion users turn to WhatsApp each month to send 100 billion messages and to connect more than one billion calls each day. We are and will continue to be committed to your privacy with end-to-end encryption. Always and forever. Happy 12 years WhatsApp! pic.twitter.com/a61wqDassg
— WhatsApp (@WhatsApp) February 24, 2021
Números impressionantes do WhatsApp
Assim, e do que é possível ver, o WhatsApp revelou que tem já mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos mensalmente.
Estes mesmos utilizadores enviam já 100 mil milhões de mensagens e fazem já mais de mil milhões de chamadas todos os dias.
Para tentar controlar um pouco o problema que tem em mãos, houve ainda espaço para um recado aos utilizadores que ainda estão no WhatsApp. O serviço reforçou que está empenhado na privacidade com cifra ponta a ponta. Esta é uma das maiores críticas.
12 anos e cada vez mais utilizadores
O WhatsApp foi criado em 2009, por Brian Acton e Jan Koum, que entretanto abandonaram a empresa. Esta acabou por ser vendida ao Facebook em 2014, por 16 mil milhões de dólares. Desde essa altura que a desconfiança da privacidade e as críticas começaram.
Contudo, os números mostram que o WhatsApp está numa posição única na Internet e no mercado das apps de comunicação. Mesmo com muitos utilizadores optaram por abandonar o WhatsApp e escolher outras propostas, a verdade é que este continua com taxas de utilização muito elevadas.
Este artigo tem mais de um ano
Por alguma razão o facebook sentiu necessidade em promover o whatsapp com esses números brilhantes, não mencionando claro, os que perdeu em Janeiro… Convém mostrar ao publico e sobretudo aos seus utilizadores que este está bem e com saúde e que se recomenda, em vez de mostrar o medo e a insegurança pela imposição dos novos termos que aí vem.
Já tive whatsapp e a melhor coisa que fiz, foi me livrar dele.
As pessoas gostam de andar em manada, eu gosto de usar o que confio que é o Signal. Pode não ser perfeito, mas entre o Whatsapp e Telegram, mil vezes o Signal.
Não agrado a todos, temos pena.
Como gostas de andar em manada, foste atrás dos outros e mudaste só para seres “diferente”…
Por favor, diz-me com toda a sinceridade, o que mudou na tua brilhante vida depois de teres deixado de usar o WhatsApp?
Todos eles oferecem o mesma “segurança de ponta a ponta”. Mas o Signal é tão basico, que prefiro ficar pelas SMS… Venha o diabo e escolha, mas o meu diabo escolhe, sem margem de duvida (por agora) o Telegram. Oferece tanto que nenhum outro oferece.
lol? o que falta ao signal ?
as tantas falta é ao whatsapp dar para usar no pc sem ter o telemovel ligado
e falta também privadidade dos metadados
e quem sabe, falta não meter tudo no facebook também xD
Esta gente prefere o barulho do Telegram à privacidade, e a falta de segurança e privacidade do whatsapp à verdadeira privacidade, mas são escolhas…
Uns querem produtos grátis dos quais não se importam que os seus dados e a sua vida sejam a moeda de troca, enquanto eu procuro com muito cuidado usar a melhor escolha.
Posso estar errado, não sei, mas volto a dizer, mil vezes o Signal ao Whatsapp ou Telegram, e no dia que sentir alguma desconfiança, sem problema algum em trocar. Sem fanatismo
Mario Neto, isso é completamente falso.
Telegram, somente os chats secretos têm criptografia ponta a ponta, ficando de fora todo o resto, sejam as conversas normais, que a maioria usa, sejam os grupos e canais. Não dá para fazer uma auditoria porque a maior parte do código é fechado.
Whatsapp, diz que sim que tem criptografia de ponta a ponta, mas falta saber as portas nas traseiras que não deve ter, pois não dá para fazer auditoria uma vez que todo ele é de código fechado.
Tá aí um messenger com muito potencial, Session…
“Telegram, somente os chats secretos têm criptografia ponta a ponta”. Acabaste de confirmnar a minha afirmação anterior. E quanto a seguranças e auditorias e etc… nestas encriptações de ponta a ponta, os servidores podem sempre escutar tudo na mesma (è o que o WhatsApp ANUNCIOU que vai fazer). Basta estudar um pouco de segurança e perceber que o ” monster-in-the-middle” e o Certificate of Authority é o proprio servidor. Por isso, mais uma uma vez, venha o diabo e escolha…
Carlos Faria: Tenta fazer um backup do Signal na cloud?
Eu nao utilizo nenhuma dita me$?%a dessas aplicaçoes, e me sinto muito bem, quero falar pago, alguem me quer falar que pague, muitas pessoas so estao bem a descarregar porcaria para os seus telefones.