Usa a Chave Móvel Digital? Saiba como gerar códigos “manualmente”
De acordo com dados da Agência para a Modernização Administrativa, atualmente são mais de 280 mil os portugueses que já usam a Chave Móvel Digital. Atualmente este método de autenticação é usado em vários serviços do Estado, e a simplicidade e comodidade fazem da Chave Móvel um serviço com cada vez mais adeptos.
Hoje vamos ensinar como podem gerar códigos "manualmente.
O que é a Chave Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
Onde pedir a chave móvel?
Além do cartão de cidadão, o utilizador pode ainda solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:
- Online para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;
Faça o seu pedido aqui.
- Presencialmente para cidadãos portugueses com cartão de identificação e cidadãos estrangeiros com passaporte, residentes em Portugal, num balcão de atendimento dos:
Como gerar códigos "manualmente"?
Sempre que um utilizador usa a sua Chave Móvel Digital, recebe um código de segurança para validar a autenticação. Esse código chega por SMS, e-mail ou via mensagem direta no Twitter. No entanto, é também possível gerar códigos com uma aplicação.
Usando a aplicação Chave Móvel Digital, o utilizador passa a ter uma alternativa ao envio do código de segurança por sms, email ou mensagem direta no Twitter, sendo este enviado através de notificação push para o smartphone que fica associado ao número de identificação civil. É igualmente possível gerar novos códigos e controlar o tempo de vida de cada um.
Para usar o utilizador apenas tem de indicar o seu número de telemóvel e PIN. Depois irá receber via SMS um código de confirmação da autenticação.
Em seguida é só carregar no botão Gerar para que seja gerado um código de segurança. No ícone da roda dentada é possível definir, por questões de segurança, um código de acesso à apps.
Com a aplicação Chave Móvel Digital o utilizador deixa de depender de serviços de terceiros para receber o código de segurança. Tudo funciona de forma simples e prático, sendo que o utilizador pode gerar códigos sempre que pretenda.
A app Chave Móvel Digital está disponível para Android e iOS.
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Este artigo tem mais de um ano
Pelos comentários na AppStore, a coisa não anda a correr bem com esta aplicação. Parece que só funciona uma vez e depois a aplicação bloqueia, não sendo possível fazer mais nada…
Isso não deve ser verdade, pode até funcionar mal em alguns smartphones, no meu antigo galaxy j5 2015, não funcionava lá muito bem, já no actual que tenho redmi note 5 funciona bem….
mais uma app mal desenvolvida para entulhar o meu iPhone?
para que uma app quando um serviço web ou sms chega?
qualquer porcaria é uma app hoje em dia e depois é só malware e credenciais roubadas….
Vaitu fazer melhor então, eu até gosto da app, e além disso a app pede pra que criemo um pin pra entrar dentro da app
Poderiam ter só utilizado OTP RFC 6238, mas provavelmente seria demasiado simples, preferem complicar ao máximo e implicar mais uma aplicação e mais um ponto de falha.
o mal foi conseguir activar, não dava para concluir o processo e a chave provisória so dava pra uns dias se me lembro
alguem com o mesmo problema?
Não tive esse problema, funciona bem pelo menos no meu actual sartphone.
Sim mas para usar a chave móvel não é preciso activar primeiro a chave móvel?
Eu estou com o mesmo problema. Introduzi a chave movel mas não deixa concluir.
Activação tem demasiados problemas. O processo de activação se falha , única solução e o cancelamento do registo e efectuar novo registo.
No meu caso falhou o registo do telemóvel, recebi sms e introduzi o código e não aceitou. Não existe mecanismo para voltar enviar o código. Ate os bancos no homebanking tem essa funcionalidade
Aplicação de autenticação podiam ter-se inspirado no google autenticador. Igualmente podiam ter-se inspirado noutros países. Conheço o da Holanda, nunca tive problemas e mais simples.
Considero que o serviço esta implementado com demasiadas falhas e o processo deveria ser mais simples.
afinal não sou o único
tive o mesmo problema alguem conseguiu resolver este tipo de problema? qual a forma que posso para pedir recuperaçao?
Tenho o mesmo problema. O processo é muito frágil e desnecessariamente complexo.
O acesso à app continua muito mau: já vou para a 3º pedido de pin para ativação, a saga continua pois não consigo aceder às apps estatatais, entre elas o sns carteira, que, também não percebo porque é que tem de ser um serviço separado dos restantes serviços do SNS. Se era para desburocratizar, não valia a pena tanta complicação digital! Percebo a importância da segurança, mas se as condições tecnológicas não estão à altura, ao menos não impeçam o acesso aos portais de saúde por isso!
Pretendo desativar a funcionalidade na app e seguindo o que nos é facultado na própria página, entramos num loop sem resposta:
“Para voltar a receber o código via SMS, e-mail ou Twitter, não basta desinstalar a aplicação do telemóvel. É necessário desativar a funcionalidade de receção do código via app na área reservada do website autenticacao.gov.pt.”
Um viva à nossa intenção de primeiro mundo.