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Última hora: PJ lança megaoperação contra burlas no MB WAY

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joao Silva says:

    Eles que me contactem que tenho uma lista enorme com números bloqueados dessa malta! 😀

    • Forax says:

      e enviar à policia

      • Joao Silva says:

        Não sei se adianta de alguma coisa, visto que depois esses números são descartáveis. Não sei se fica algum NIF ou algo do género associado à pessoa por acaso

      • Luis says:

        Já o cheguei a fazer, depois de dar conversa ao burlão. Telefonou-me uma inspectora da PJ para saber se tinha sido burlado. Ela disse que iam ficar com o registo, mas que não dava em nada porque os cartões são descartados!

  2. nunomagalhaes says:

    Existe sobretudo e desde o início falta de interesse da Sibs, MB WAY e bancos associados em resolver esta questão.
    Depois a PJ é sobrecarregada com estes casos, por negligência das pessoas mas sobretudo dos prestadores, onde incluo as plataformas ao não criarem métodos mais eficazes para banir estas pessoas.

    Falando das plataformas deixo o feedback de que os usuários têm a vida dificultada ao reportar casos de contrafação, items ilegais ou anúncios falsos, em contraponto quem anuncia de má fé por norma tem a vida simplificada.

    Por último, a obrigação da associação dos números de telemóvel a um registo junto das operadoras ou a pelo menos um NIF, no mínimo faria diminuir o número destas práticas.

    Mas, em suma, para quê reduzir os riscos quando se pode deixar andar e passar o problema para a PJ.

    • Mars says:

      Tal e qual… os métodos KYC seriam mais que suficientes para começar a demover muita gente… um simples registo obrigatório do cartão e estava assunto resolvido

    • Luis says:

      Sim, mas nada garante que depois não utilizam o teu NIF para associar ao cartão! E tens a PJ à perna sem culpa nenhuma!

      • nunomagalhaes says:

        Com a necessidade de apresentação do CC em loja ou com validação por Chave Digital Móvel, a probabilidade de usurpação de dados seria muito diminuta.

        A possibilidade de utilização do MB WAY somente com o número de telemóvel validado e associado à conta bancária também seria uma medida que iria afastar drasticamente os burlões.

    • R!cardo says:

      A Sibs a única coisa que faz é bloquear esses números no MBWay, agora os bancos não querem saber mesmo de ninguém. Ainda gozam na cara das pessoas a tentar impor um novo cartão multibanco.

    • Atento says:

      Os bancos nunca tiveram interesse no MBWay.
      foi um serviço «proposto» pela SIBS para combater a «eletronic wallet» que estavam a ameaçar aparecer pela mão das operadoras telefónicas.

  3. afonso says:

    além é claro, das “ingenuidade” de quem é ludibriado, é também muito difícil imaginar que não existam totós dentro dos próprios bancos a ajudar estas gangues.

  4. David Guerreiro says:

    Todos sabemos quem são os criminosos. E também sabemos que a PJ e a GNR vão detê-los, levá-los a tribunal e amanhã são libertados, e continuam na atividade criminosa.

  5. Miguel A. says:

    Bastava um cruzamento de dados entre o numero de telemóvel a associar à conta, como numero que está registado no banco. E em caso de ser diferente, ficava com a operação de associação pendurada até de validação do banco, contactando o cliente em questão. Tinha sido um processo muito simples, que tinha evitado muita chatice.

  6. KTM Laranjinha says:

    Esta, a par de outras, é uma das maiores vergonhas nacionais. Uma aplicação tão boa e com estes problemas tão fáceis de resolver. Coitados dos mais incautos. VERGONHA.

  7. João Cartaxo says:

    Fácil. Obriguem a registar o número de telemóvel ao cc e vão ver que se torna mais difícil. Mas não, cá é só comprar cartões de telemóvel sem. Controlo

  8. Vitolas says:

    Ainda ontem fui associar um cartão de uma conta nova que tenho ao MBWay e, a primeira coisa que aparece é algo do gênero, se esta a seguir indicações de terceiros cancele já a operação.
    Ora, já de a muito tempo para cá que aparecem este tipo de alertas, este ultimo então só ignora quem quer mesmo ser aldrabado.
    Pior que quem intruja é quem acha que vai fazer negócios da china e vai na conversa como se tivesse a ser mais esperto do que o outro e isto em pleno 2022 com tantos alertas de todos os lados.

  9. ze says:

    também um tipo ja me enganou num negocio, mas cometeu um erro…
    apesar de me ter bloqueado, e tentado fazer negocio com outra pessoa, que no fundo era eu com outro registo do olx, ja me estava a convidar para eu pagar por mbway, e depois bloqueava o numero, ou mudava de telefone.. os artigos nem existiam sequer, eram copias de outras fotos de outros utilizadores… .cuidado com os preços com as ofertas e desconfiem sempre!

  10. PorcoDoPunjab says:

    Será que apanharam T-Shirts também?

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    • Jamaral says:

      Ao que parece os vendedores de T-Shirts, em termos de inteligência, dão 20 a 0 aos “Experts” da tecnologia. E esta, hein…?!

      • PorcoDoPunjab says:

        Jamaral, chamar expert a um indivíduo que vai ao multibanco meter o número de outra pessoa no sistema bancário para lhe aceder à conta, só se for expert em burrologia.
        Há muitos assim com esse curso…
        Novas oportunidades… Quo Vadis?

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  11. Fernando says:

    Eu fui borlado através de MB WHAI a partir de Avis

  12. Fernando says:

    Eu fui borlado através de MB WHAI a partir de Avis

  13. Oerador says:

    Número de telemóvel são descartáveis
    Fornecer Nif ou número de cc podem ser falsos ou de terceiros que nada têm a ver
    A melhor maneira para os desmascarar é a plataforma de anúncios saber o ip que criou o registo no site e fornece-los ás autoridades

  14. SANDOKAN 1513 says:

    Então ó Pedro Pinto,não entrou o meu anterior comentário ?? 😐

  15. compro essa também says:

    Também vai mudar o nome

    Talvez para MB Ui !

    Mas, ainda aceitam propostas só com marcação ! …

  16. Francisco says:

    O grande problema aqui são as operadoras.
    Se cada cartão que se fosse buscar tivesse de estar associado a um contribuinte ( o mesmo podia ter os cartões que quisesse) as coisas iam mudar de figura.

    Assim como cada um pode ir buscar os cartões que quiser pois o que interessa para as operadores são numeros o resto são peanurs como diz o grande JJ

    • PorcoDoPunjab says:

      Francisco, em vários países para comprar cartão de telefone só com cartão de identificação ligado ao número.
      Na China, por exemplo, sei que é assim.
      Cada cartão tem que estar ligado a uma pessoa real.
      A minha esposa, quando lá fomos, e uma vez que os documentos dela tinham caducado, teve que pedir a uma amiga para comprar um para ela, em que ficou o ID da amiga ligado ao cartão.
      Agora pode dizer, ah e tal mas pode usar um cartão falso bem feito e que pode enganar o vendedor.

      Pois pode, mas vc não está a ver o que sucede a quem usar documentos falsificados… Desmotiva qualquer um.
      Vai logo para um campo qualquer, levar pancada de manhã à noite, além de primeiro ter que dizer quem lhe fez a falsificação.
      Não é como aqui, garanto lhe…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

      • Francisco says:

        Eu concordo com o que disse
        Se aqui tambem houvesse essa obrigação de um cartão estar associado a uma pessoa estas burlas certamente baixavam

  17. compro essa também says:

    Quem diria !

    O tal mau e odiado sistema que se tornou a fabrica do planeta já é bom …

    Ora portanto, o digital que não cumpre os mais elementares direitos é que é bom.

    Aliás, se queres ser cidadão em primeiro lugar deves de ter um telemóvele só depois todo o resto que qualquer humano realmente necessita para viver saudavelmente e com dignidade.

    E assim acontece …

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