Última hora: PJ lança megaoperação contra burlas no MB WAY
A Polícia Judiciária está a realizar mais de meia centena de buscas em vários pontos do país, visando indivíduos ligados a inúmeros esquemas de burla com MB WAY.
Em causa estão mais de cem inquéritos diferentes que terão lesado dezenas de vítimas em cerca de 200 mil euros, desde 2019 até hoje.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a operação da PJ de Évora está a levar a cabo buscas em Campo Maior, Monforte, Avis, Almeirim, Figueira da Foz e Loures.
O modus operandi do esquema já é bastante conhecido. As vítimas, que tinham publicitado a venda de bens em sites como o OLX ou custo Justo, eram abordadas pelos suspeitos através de chamadas de telemóvel. Fazendo-se passar por clientes, mostravam-se interessados na compra dos bens, mas exigiam pagar através do sistema MB WAY.
Em seguida, aproveitando o desconhecimento das pessoas, obtinham os códigos de acesso à aplicação e passavam a controlar as contas das vítimas.
No terreno estão mais de 130 elementos da PJ assim como duas centenas de militares da GNR de Portalegre e da Unidade de Intervenção. O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
Algumas dicas simples para a utilização do MB WAY
- Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via;
- Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
- Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
- Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por este serviço
Para poder usar o MB WAY, basta ser cliente de um dos Bancos Aderentes e associar os seus cartões bancários ao seu número de telemóvel através da app, do homebanking do seu banco ou em qualquer Caixa Automático da rede MULTIBANCO. A partir daí, pode utilizar a app MB WAY ou, se disponível, o MB WAY na sua app bancária.
Este artigo tem mais de um ano
Eles que me contactem que tenho uma lista enorme com números bloqueados dessa malta! 😀
e enviar à policia
Não sei se adianta de alguma coisa, visto que depois esses números são descartáveis. Não sei se fica algum NIF ou algo do género associado à pessoa por acaso
Já o cheguei a fazer, depois de dar conversa ao burlão. Telefonou-me uma inspectora da PJ para saber se tinha sido burlado. Ela disse que iam ficar com o registo, mas que não dava em nada porque os cartões são descartados!
Pois, foi o que calculei… não existe nada associado, nada feito…
A melhor coisinha ainda é tentar burlar o burlão! 😀
Existe sobretudo e desde o início falta de interesse da Sibs, MB WAY e bancos associados em resolver esta questão.
Depois a PJ é sobrecarregada com estes casos, por negligência das pessoas mas sobretudo dos prestadores, onde incluo as plataformas ao não criarem métodos mais eficazes para banir estas pessoas.
Falando das plataformas deixo o feedback de que os usuários têm a vida dificultada ao reportar casos de contrafação, items ilegais ou anúncios falsos, em contraponto quem anuncia de má fé por norma tem a vida simplificada.
Por último, a obrigação da associação dos números de telemóvel a um registo junto das operadoras ou a pelo menos um NIF, no mínimo faria diminuir o número destas práticas.
Mas, em suma, para quê reduzir os riscos quando se pode deixar andar e passar o problema para a PJ.
Tal e qual… os métodos KYC seriam mais que suficientes para começar a demover muita gente… um simples registo obrigatório do cartão e estava assunto resolvido
não te preocupes que qdo todos forem controlados até ao tutano já podes dormir descansado
Sim, mas nada garante que depois não utilizam o teu NIF para associar ao cartão! E tens a PJ à perna sem culpa nenhuma!
Com a necessidade de apresentação do CC em loja ou com validação por Chave Digital Móvel, a probabilidade de usurpação de dados seria muito diminuta.
A possibilidade de utilização do MB WAY somente com o número de telemóvel validado e associado à conta bancária também seria uma medida que iria afastar drasticamente os burlões.
A Sibs a única coisa que faz é bloquear esses números no MBWay, agora os bancos não querem saber mesmo de ninguém. Ainda gozam na cara das pessoas a tentar impor um novo cartão multibanco.
Os bancos nunca tiveram interesse no MBWay.
foi um serviço «proposto» pela SIBS para combater a «eletronic wallet» que estavam a ameaçar aparecer pela mão das operadoras telefónicas.
além é claro, das “ingenuidade” de quem é ludibriado, é também muito difícil imaginar que não existam totós dentro dos próprios bancos a ajudar estas gangues.
+1
Todos sabemos quem são os criminosos. E também sabemos que a PJ e a GNR vão detê-los, levá-los a tribunal e amanhã são libertados, e continuam na atividade criminosa.
Bastava um cruzamento de dados entre o numero de telemóvel a associar à conta, como numero que está registado no banco. E em caso de ser diferente, ficava com a operação de associação pendurada até de validação do banco, contactando o cliente em questão. Tinha sido um processo muito simples, que tinha evitado muita chatice.
Esta, a par de outras, é uma das maiores vergonhas nacionais. Uma aplicação tão boa e com estes problemas tão fáceis de resolver. Coitados dos mais incautos. VERGONHA.
Fácil. Obriguem a registar o número de telemóvel ao cc e vão ver que se torna mais difícil. Mas não, cá é só comprar cartões de telemóvel sem. Controlo
Ainda ontem fui associar um cartão de uma conta nova que tenho ao MBWay e, a primeira coisa que aparece é algo do gênero, se esta a seguir indicações de terceiros cancele já a operação.
Ora, já de a muito tempo para cá que aparecem este tipo de alertas, este ultimo então só ignora quem quer mesmo ser aldrabado.
Pior que quem intruja é quem acha que vai fazer negócios da china e vai na conversa como se tivesse a ser mais esperto do que o outro e isto em pleno 2022 com tantos alertas de todos os lados.
também um tipo ja me enganou num negocio, mas cometeu um erro…
apesar de me ter bloqueado, e tentado fazer negocio com outra pessoa, que no fundo era eu com outro registo do olx, ja me estava a convidar para eu pagar por mbway, e depois bloqueava o numero, ou mudava de telefone.. os artigos nem existiam sequer, eram copias de outras fotos de outros utilizadores… .cuidado com os preços com as ofertas e desconfiem sempre!
Será que apanharam T-Shirts também?
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Ao que parece os vendedores de T-Shirts, em termos de inteligência, dão 20 a 0 aos “Experts” da tecnologia. E esta, hein…?!
Jamaral, chamar expert a um indivíduo que vai ao multibanco meter o número de outra pessoa no sistema bancário para lhe aceder à conta, só se for expert em burrologia.
Há muitos assim com esse curso…
Novas oportunidades… Quo Vadis?
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Eu fui borlado através de MB WHAI a partir de Avis
Eu fui borlado através de MB WHAI a partir de Avis
Número de telemóvel são descartáveis
Fornecer Nif ou número de cc podem ser falsos ou de terceiros que nada têm a ver
A melhor maneira para os desmascarar é a plataforma de anúncios saber o ip que criou o registo no site e fornece-los ás autoridades
A identificação dos endereços de origem é inútil.
o registo pode ser feito em qualquer rede.
Então ó Pedro Pinto,não entrou o meu anterior comentário ?? 😐
Enganei-me no artigo.Que vergonha.Não faça caso,Pedro Pinto.Ignore esta mensagem. 🙂
Sandokan, 1513 é o ano do teu nascimento?
Também vai mudar o nome
Talvez para MB Ui !
Mas, ainda aceitam propostas só com marcação ! …
O grande problema aqui são as operadoras.
Se cada cartão que se fosse buscar tivesse de estar associado a um contribuinte ( o mesmo podia ter os cartões que quisesse) as coisas iam mudar de figura.
Assim como cada um pode ir buscar os cartões que quiser pois o que interessa para as operadores são numeros o resto são peanurs como diz o grande JJ
Francisco, em vários países para comprar cartão de telefone só com cartão de identificação ligado ao número.
Na China, por exemplo, sei que é assim.
Cada cartão tem que estar ligado a uma pessoa real.
A minha esposa, quando lá fomos, e uma vez que os documentos dela tinham caducado, teve que pedir a uma amiga para comprar um para ela, em que ficou o ID da amiga ligado ao cartão.
Agora pode dizer, ah e tal mas pode usar um cartão falso bem feito e que pode enganar o vendedor.
Pois pode, mas vc não está a ver o que sucede a quem usar documentos falsificados… Desmotiva qualquer um.
Vai logo para um campo qualquer, levar pancada de manhã à noite, além de primeiro ter que dizer quem lhe fez a falsificação.
Não é como aqui, garanto lhe…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Eu concordo com o que disse
Se aqui tambem houvesse essa obrigação de um cartão estar associado a uma pessoa estas burlas certamente baixavam
Quem diria !
O tal mau e odiado sistema que se tornou a fabrica do planeta já é bom …
Ora portanto, o digital que não cumpre os mais elementares direitos é que é bom.
Aliás, se queres ser cidadão em primeiro lugar deves de ter um telemóvele só depois todo o resto que qualquer humano realmente necessita para viver saudavelmente e com dignidade.
E assim acontece …