UE: Amazon promete programa de vendedores mais justo para evitar multas
A Amazon é muitas vezes acusada de criar campanhas e produtos que abafam as vendas vendedores que atuam dentro da sua plataforma. Essa concorrência é considerada desleal, principalmente porque parecem existir evidências de que a empresa recorre a informação privilegiada através dos dados dos vendedores, para atuar.
Agora, a empresa diz que vai tornar o programa de vendedores mais justo e a União Europeia quer saber como.
Na Amazon todos os vendedores terão o mesmo tratamentos
A Comissão Europeia está a pedir cometários públicos à Amazon sobre a forma como a Amazon usa os dados privados de vendedores na plataforma, face às preocupações com ações de anticoncorrência.
A empresa comprometeu-se a evitar a utilização dos dados privados dos vendedores em situações em que haja concorrência com as lojas do seu Marketplace, sejam eles obtidos através de ferramentas automatizadas ou por funcionários.
A empresa prometeu ainda termos "não discriminatórios" para terceiros que vendem para assinantes do serviço Prime, incluindo uma opção de entrega e serviços de logística. A Amazon também não usará os dados das empresas associadas ao Prime para impulsionar as suas próprias vendas.
Num outro compromisso, a Amazon prometeu "tratamento igual" ao classificar os vendedores na secção Buy Box, que permite comprar produtos rapidamente.
Os comentários relativos às propostas poderão ser feitos até dia 9 de setembro. Quaisquer que sejam as condições aceites pela UE, permanecerão em vigor por cinco anos com supervisão de um administrador que terá que reportar à Comissão.
Em comunicado, a Amazon já veio dizer à imprensa que sentia que a UE tinha a empresa "injustamente" na sua mira, mas que está "envolvida construtivamente" com os reguladores para resolver os problemas.
Há que recordar que no passado a Amazon foi acusada de usar indevidamente dados dos vendedores na plataforma para lançar produtos concorrentes, além de fomentar campanhas promocionais em simultâneo com a concorrência dentro da loja.
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Eu tenho livros publicados na Amazon Kindle Publishing.
A Amazon tem coisas boas e más.
As boas é que: a Empresa paga sempre a tempo e horas (por transferência bancária) e sem taxas, eu recebo (e sou de Portugal), via transferência bancária. Nos ebooks há comissão até 75%, eu já publiquei em editoras tradicionais em Portugal e essas pagam apenas 10%, portanto agora prefiro a autopublicação.
Já tive livros no Google play Books e o Google é pouco honesto e raramente paga.
Amazon é honesta e paga.
As partes ruins:
Quando há autores rivais que deixam comentários negativos e tendenciosos no nosso livro, não há forma de respondermos no comentário (review), ou nos defendermos.
Quando há autores indianos a plagiar o nosso livro (isso acontece muito), a Aamazon é lenta a reagir e a remover o livro plagiado (ação takedown).
Alguns leitores honestos querem escrever uma opinião (review) sobre o nosso livro e não podem, de início, fazer isso. Porque a Amazon exige que o leitor tenha gasto 50 dólares e compras nos meses mais recentes, para poder escrever review.
Há , por outro lado, muitos autores que usam truques (compram reviews, há sites para isso) e depois ficam com um livro popular cheio de reviews boas, e a AMAZON está-se lixando para investigar e agir.