Uber está a mudar de PostgreSQL para o MySQL
Para manter toda a estrutura da sua plataforma, a Uber usava como motor de base de dados o popular PostgreSQL. No entanto, com o passar do tempo, a Uber verificou que o PostgreSQL tem algumas limitações e nesse sentido a empresa viu-se obrigada a evoluir.
A escolha do novo gestor de base de dados recaiu sobre o MySQL.
Inicialmente, a Uber tinha como base, na sua plataforma, o python e PostgreSQL. O PostgreSQL é, actualmente, o sistema open-source mais avançado e poderoso de gestão de bases de dados relacionais. Com suporte para a maioria dos sistemas operativos, incluindo GNU/Linux, UNIX (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS, Solaris, Tru64) e Windows OS, o PostgreSQL é extremamente eficiente e tem suporte para um vasto leque de solicitações: desde sistemas pessoais até complexos sistemas em cluster/distribuídos.
Mas a Uber chegou à conclusão que o PostgreSQL tem algumas limitações que afectam o funcionamento da sua plataforma e, claro, o negócio.
Mas quais as limitações do PostgreSQL segundo a Uber?
- Problemas ao nível da replicação de dados
- Problemas na Integridade de dados
- Escalabilidade
- Dificuldade de actualização para novas versões
- saber tudo aqui.
Para quem pretender saber em pormenor os motivos do abandono do PostgreSQL por parte da Uber, pode ler aqui no site oficial da Uber que até inclui alguns exemplos mais técnicos.
Como conclusão, a Uber refere que o PostgreSQL serviu bem para os primeiros tempos mas a dificuldade de escalabilidade levaram a empresa a escolher uma alternativa. Actualmente a maioria das bases de dados já está em MySQL e, em alguns casos mais especiais, em bases de dados NoSQL, como por exemplo Cassandra.
Este artigo tem mais de um ano
A propósito de bases de dados, um informático inglês estava a fazer o curriculum e pediu ajuda a um amigo. O amigo perguntou-lhe:
– Do you know SQL ?
– No.
– Then put NoSQL.
🙂 ehehe. Bom fim de semana.
eh eh eh, boa
Essa já é velha! 🙂
mto seca
Gostaria de aproveitar este tópico para perguntar e pedir comentários sobre o MyIslam, o Opencart usa este sistema. Qual é a vossa opinião sobre:
1. O myislam?
2. E o opencart vs alternativos para (100.000 produtos por exemplo)
Obrigado
MyIslam?? Islamismo??
O termo correcto é MyISAM é um storage engine, tal como o InnoDB.
Resumidamente: MyISAM is optimized for environments with heavy read operations, and few writes, or none at all.
ahahaahah muito bom
Às vezes tambem é preciso ter um kit de unhas. Por exemplo, a Cloudflare usa Postgres e tem muito maior acesso e replicação de dados.
Não sou um superusuário de PostgreSQL, mas dúvido muito ele não servir dentro da regra de negócio desta empresa.
Seguindo o link indicado (https://eng.uber.com/mysql-migration/) aproveitei para ler o artigo que explica as razões para esta mudança. Ele está, de facto, muito interessante e aconselho os entusiastas de BD a lerem também. Dá para perceber bem a importância das decisões de implementação do core dos SGBD e os problemas reais que as empresas enfrentam, as análises que fazem e as soluções que encontram. Este tipo de artigos não só ajudam a pensar mais sobre as decisões que se tomam durante o desenvolvimento de software em geral, como fornecem testemunhos reais e que não devem ser ignorados nem menosprezados.
Muito obrigado, Pedro Pinto, por mais este óptimo artigo.