TV está a perder assinantes! O que se passa?
Vivemos numa era fortemente digital, e na internet há hoje serviços para quase tudo. Se a TV e a Rádio era até há pouco tempo a "nossa companhia", tudo está a mudar. A TV perdeu assinantes, pela primeira vez, em quase 20 anos.
Desde 2006 que o serviço de TV não perdia tantos assinantes
No final do 1.º trimestre de 2025, existiam 4,7 milhões de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição (TVS), mais 53 mil do que no trimestre homólogo e menos 2 mil do que no trimestre anterior (-0,1%). No 1.º trimestre de 2025 inverteu-se a tendência crescente do número de assinantes de TVS verificada desde 2006, revela a ANACOM.
Os assinantes residenciais, que representavam 88,5% do total de assinantes, foram os que contribuíram para esta evolução. No final do 1.º trimestre de 2025, existiam 4,1 milhões assinantes residenciais do serviço de distribuição de TV por subscrição, mais 39 mil (+1,0%) que no trimestre homólogo, e menos 4 mil (-0,1%) que no trimestre anterior. No segmento não residencial o número de assinantes totalizou 535 mil, representando 11,5% do total de assinantes, e registou um crescimento de 2,7% face ao trimestre homólogo.
A esmagadora maioria dos assinantes de TVS subscreveram este serviço integrado em pacote. No 1.º trimestre de 2025, apenas 1,8% dos acessos TVS foram comercializados de forma isolada (single play).
A fibra ótica (FTTH/B) representava 67,4% do total de assinantes, seguindo-se a TV por cabo (25%), a TV via satélite - DTH (6,3%) e o ADSL (1,3%). A fibra ótica (FTTH/B) foi a única tecnologia com um aumento do número de assinantes de TVS, tendo atingido 3,1 milhões de assinantes neste trimestre e registado mais 166 mil assinantes face ao trimestre homólogo (+5,6%). Este crescimento resultou não só da captação de novos clientes, mas também da transferência para FTTH/B de clientes que anteriormente se encontravam suportados noutras redes. No entanto, trata-se do crescimento anual mais baixo desde o surgimento desta tecnologia (em 2007).
No final do 1.º trimestre de 2025, a MEO foi o prestador com a quota de assinantes do serviço de distribuição de TVS mais elevada (41,9%), seguindo-se o Grupo NOS (35,9%), a Vodafone (19,4%) e o Grupo DIGI / NOWO (2,7%). A MEO e a Vodafone foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face ao trimestre homólogo, tendo as suas quotas aumentado 0,3 p.p. e 0,2 p.p., respetivamente. Por outro lado, diminuiu a quota do Grupo NOS (-0,4 p.p.).
MEO é que tem mais assinantes de TV
No segmento residencial, a MEO e o Grupo NOS detinham as quotas mais elevadas (40,2% e 37,1%, respetivamente) enquanto no segmento não residencial a MEO detinha mais de metade dos assinantes (54,9%).
Serão eventualmente pessoas como eu, que nunca assinaram serviços pagos. Prezo imenso a informação objectiva e de qualidade, e comparo diversas fontes distintas. Por exemplo, a propósito da recente guerra Israel VS Irão, hoje pela hora de almoço estive a ver em streaming gratuito a Press TV iraniana, e ontem dei uma vista de olhos pelo Jerusalém Post, jornal dos mais moderados. A diferença de abordagens e posições, o exagero de algumas posições dos líderes iranianos, alinham-se com o que seria de esperar de um estado teocrático, etc.Tudo isto para realçar que para estar bem informado e poder comparar diversas fontes basta hoje em dia querer. Deu-me conta de que praticamente não consumo TV tradicional há muitos anos e de que estava a pagar um demasiado por 70 ou 80 canais, sendo 10 de desenhos animados que não vejo, outros 10 de desporto, que não vejo, uns 30 codificados, entre filmes e entretenimento. Portanto, saí da minha operadora convencional e contratei uma dessas de baixo custo e prescindi definitivamente do serviço de televisão. Reativei miserável TDT de toda a Europa apenas porque ainda tenho um velho TV FHD na sala. E digo ainda pois provavelmente terá sido a ultima de todas. No meu caso, que não será onde todos, foi por manifesta ausência de interesse em consumir TV e em pagar conteúdos.
Demasiados erros ortográficos e de concordância num txt tão curto. Escrever num smartphone está longe de ser minimamente agradável…
Ver notícias iranianas, deve ser uma maravilha. É isso e a TV estatal da Coreia do Norte…
Para nós podem ser canais de entretenimento, para os que vivem lá bem é talvez a unica fonte de informação…
Devem dar a escolha as pessoas para fazerem um pacote, como faz Digi.
Já agora, vem entrar no mercado outro operador: Unidos ou un2.
Que é um MNVO da NOS.
Eu sou um dos que não assina TV. Trabalho o dia todo, não tenho tempo para ver TV. Os 4 canais TDT são suficientes se quiser ver notícias enquanto janto. E há imensos canais disponíveis online caso tenha necessidade.
E na tua casa és só tu?
Adoro malta que trabalha o dia todo mas tem tempo para ir jantar a casa, grandes dias esses, se eu trabalhasse assim nem suava
O jantar é depois de sair do trabalho, ou achas que trabalho 24 horas por dia?
Então não trabalhas o dia todo, trabalhas 8h como a maioria. Eu muitos dias ou não janto ou janto à secretaria, mas também não trabalho 24h por dia, mas muitos dias bate nas 16h
Quando se trabalha muitas horas é falta de planeamento e de produtividade.
Muitos que dizem trabalhar muitas horas fazem sitting ou não têm vida familiar que os atraía. Fracos em softskils
Outros trabalham em multinacionais e têm que se dividir em diversas timezones porque têm várias responsabilidades 😉
Mas podes continuar a enganar-te para fazeres as tuas 8h e nunca teres reconhecimento nem progressão
Estás é a ser pouco explorado estás, não acordes a tempo
Mas é mesmo isso que vai acontecer, e cada vez mais. Enquanto os capitalistas continuarem a ditar a lei deles as pessoas vão trabalhar cada vez mais horas por cada vez menos guito. Fora os que vão para o exército industrial de reserva. Esses a função deles vai ser os capitalistas mostrá-los a dizer “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?” Até um dia em que os mais de 51% de baixo resolvam ajustar contas com os menos de 5% de cima.
És o maior do 3º andar! Fazer flex de prostituir o tempo de vida em troca do vil metal é coisa de quem não quer saber o que é qualidade de vida!
A culpa é do jornalixo que se vê nas televisões! Os portugueses estão acordar para esse fenómeno.
Ora bem. Não há coisa pior na TV que o jornalismo.
Meu deus “4,7 milhões de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV” a serem lavados cerebralmente por noticias falsas, mentiras e propaganda!
Sabes que desses 4,7 milhões cerca de 10% deve ter capacidade de pensar por si mesmo
+1
a TASS deve ter cerca de 200 milhoes de espectadores, esses sim, zero propagama e zero noticias falsas.
Sim, existe propaganda e algumas noticias falsas ou enviesadas (não confundir noticias com comentadores das mesmas…), segue lá o teu rebanho que eu sigo o meu…
A nova geração já não quer saber de TV para nada, longe vai o tempo em que ver televisão era satisfatório e se conseguia aprender alguma coisa, agora é só programas da treta, Gouchas e afins que só servem a geração mais velha, reality shows ainda satisfazem um grupo de pessoas com baixo QI e os noticiários na sua maioria são altamente tendenciosos e pouco isentos. Acho que a TV como a conhecemos tem os dias contados…
Ainda existem reality shows? Lol.. pensei que isso agora fosse só na Netflix
+1
Então mas só há os 4 generalistas?
A função deles todos é fazer neuromarketing subliminar para lavar o cérebro a favor do capitalismo neoliberal.
Eu diria que é a favor do zionismo mas que raio sei eu..
Como dizia o meu amigo zarolho “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”
Não sendo zarolho digo que por algo ser novo não quer dizer que seja melhor, as vontades são ditadas por um sistema de consumo que pode deturpar a mente, neste economia da atenção somos todos um produto para vender.
Então o Camões quando escreveu isso estava a referir-se ao sistema de consumo que deturpava a mente.. muito aprendo eu no pplware, até o significado de sonetos do Camões
Não Zé, os tempos são outros quem influencia a “cultura” é o lado mercantil logo não esperes cá grandes filosofias, é só mesmo para transformar o povo em consumidor sem espirito critico.
Antes fosse os artistas e filósofos à frente do sistema.
Então o facto de as pessoas deixarem de ver tv foi tudo um plano engendrado?
Adoro conversas inteligentes..
Sem televisão pública ainda mais estávamos a viver na ilusão, mais mergulhados no império americano, RTP ainda é um oásis de qualidade que respeita a inteligência do espectador e faz serviço digno, o resto dispenso tirando um programa ou outro, não queiram privatizar a RTP seria um tiro na cabeça que pensa!
Sinceramente cada vez vejo menos tv e deixei de assinar alguns canais de streaming …já não tenho paciência para series e fimes , vejo videos do youtube , quando me interessam ,e mesmo assim já vi mais ….os canais de informação Portugueses , são quase lixo , com comentadores imbecis e doses exageradas de futebol …so tenho tv da Meo por causa da minha mãe. , senão já tinha ido embora
isto
Como se fosse uma obrigação pagar para ver TV, só mesmo em Portugal.
TDT ainda é uma solução ou com internet fixa, usar as APP da RTP , SIC , TVI.
Vão ter que baixar o preço dos pacotes de TV com assinatura se quiserem ter clientes.
Para ver propaganda, se seja gratuita…ou melhor ainda , que me paguem para a ver..
Caso contrário estou a ser enganado e ainda tenho que pagar por isso..
A guerra da Ucrânia, abiru os olhos a muita gente..
A culpa é da IA, é a nova companhia.
A TV deixou de dar programas que enriqueçam os conhecimentos. As telenovelas são de cordel, que se inventam no dia anterior para gravar no dia seguinte e já não há atores. Tanta coisa que se passa pelo Mundo e os noticiários repetitivos são curtos e intervalados muitas vezes com publicidades longas. Preenche-se uma manhã com um programa da manhã e a tarde com um programa da tarde. Quando se fala de futebol estão pelo menos 8 canais a dar do mesmo. Na internet consegue-se ter, notícias mais atualizadas e programas recreativos e outros que acrescentam cultura.
Isto é uma pergunta séria? Porque é que há menos assinantes de canais de tv? Então porque será? Cada vez há menos conteúdo. O conteúdo livre de jeito dos últimos 5 anos passou todo e digo mesmo TODO para canais premium e ficou as notícias feitas por IA danificada com robot comentadores alimentados por uma cena estranhaque ainda não está à venda nos hipermercados.
Eu ainda vou mais longe e acho que todo o conteúdo que ainda dá deve deixar de dar e os canais passam a fazer anúncios 24/7 e ocasionalmente dão progrmas tipo Preço Certo, Joker (com cada vez mais anúncios) eo outars prcarias reality que isso é que interessa para meter o povo “vegetal”.
Isto vai continuar até ninguém ver isto e depois mentem nos números e continuam a emitir para no futuro os robots verem a tv.
Eles já viram porque é que o NOW tem mais audiências; para além de qualidade têm intervalos curtos. Por isso cortaram o tempo, um poucochinho, na publicidade-
Quando fizerem pacotes de Internet fibra, sem TV a preços decentes, ainda vai diminuir mais. Eu sou assinante de tv, tenho box e ela está desligada. Tudo porque não há pacotes competitivos nesse aspecto.
Já existem, não deve é ter cobertura.
Se isto já está assim quando a Digi + low cost estiverem em todo o país a TV que se cuide.
A TV em Portugal ainda não bateu no fundo porque o Fernando Mendes ainda apresenta o preço certo.
Lol.. acredito piamente
Verdade.