PplWare Mobile

Trocas sem talão: é possível trocar produtos sem comprovativo de compra?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Pichiciego nurcesado says:

    No tipo de compras de bens com garantia ou que se preveja a eventualidade de ter de se trocar… é dar sempre o n.º de contribuinte, assim, se o talão se perder a solução poderá passar por pedir à loja uma segunda via desse talão e utilizá-la depois para fazer a troca.
    Poderão agora perguntar: mas, na perda do talão, não bastaria então apresentar o n.º de contribuinte? Pois… mas nesta situação o mais certo será mandarem-nos bugiar! Se pedirmos a segunda via do talão julgarão apenas que precisamos dele para a declaração de IRS ou comprovar despesa feita em nome de outrem ou algo do género.
    Não peçam é a 2.ª via e imediatamente a seguir a troca do produto ou algumas lojas que passam segundas vias ainda julgarão que nos estamos a armar em espertos e deixam de as passar, apesar de nada de mal estarmos a fazer.

    • Zé Fonseca A. says:

      A maioria das lojas tem a área financeira descentralizado e só te passam segundas vias se for referente ao ano corrente e se tiveres como saber o dia, mês, valor exacto e designação do produto.
      Eu não guardo talões de nada e já me aconteceu isso com uns sapatos Hugo Boss comprados numa loja de comércio local que apresentaram defeito de fabrico após uns meses, como tinha dado quase 400€ pelo sapatos para não ficar a arder desloquei-me à loja e foi um 31 para obter a segunda via e fazer reclamação do defeito. Isso acontece em muito mais lojas que se imagina, inclusive em centros comerciais. Por isso desisti de comprar as coisa em lojas e compro tudo no el corte inglês, pago mais um pouco pelo produto mas fico com tudo centralizado na app, tenho click & collect sem filas ou entrega em casa no próprio dia, até hands free shopping, e o pos venda é o melhor que existe em Portugal.

      • Manuel da Rocha says:

        A Hugo Boss, Portugal, tem assistência, ao cliente… basta marcar, ir lá e apresentar, os sapatos. Há 8 marcadores, que identificam, o número de produção. Com esses, é possível, a própria marca, saber, onde foram vendidos.
        Em vez de pagar 270%, do preço, ao comprar, nas grandes superfícies, que o que refere, julga que é grátis e pagar 6000, anuais, no mínimo, dos mínimo, por esses serviços.
        E, é o melhor? Comprei lá um Lenovo, que ao fim de 2 semanas, pifou. Demoraram 127 dias, até me devolverem, o valor… queriam que pagasse 2980 euros, para trazer, um Mac, que descontavam os 490 euros, do Lenovo, pois já não tinham, em stock. E não deixavam trocar, por outro, semelhante. 5 meses depois, já com queixas, no livro de reclamações e ASAE, é que devolveram, o valor pago e ainda queriam cobrar 70 euros, de comissões, para fazerem a transferência bancária, pois já não conseguiam devolver, pelo cartão de débito, que foi usado.

      • Pichiciego nurcesado says:

        O Fonseca e eu temos experiências diferentes.

        • Zé Fonseca A. says:

          eu tenho experiência do mundo real..
          uma vez estava num jantar de trabalho, pedi fatura em nome da empresa, o empregado enganou-se a passar a fatura, para anular não podia ser feito no restaurante, tive de me deslocar à sede onde um contabilista anulou e passou uma nova correctamente.. isto é o padrão de 90% das empresas com sistemas POS em Portugal

  2. A. says:

    Muito gostaria de saber é app opensource (foss) que fosse interessante ter para digitalizar os talões …

    O truque de pedir 2 via a partir do NIF, aqui dito funciona mas na prática exige que estejamos preparados para nos deslocar a loja por 2 X, nem sempre é conveniente…

  3. venenino says:

    A respota de ser não , sem comproativo não é possivel fazer a troca. Porque a loja não sabe a data para saber se ainda compre os prazos para as trocas e o valor que realmente foi pago. E este onde principais motivos mas tambem pode ter sido comprado noutra loja que venda o mesmo artigo, Isto e que devia estar no incio do artigo. Agora há loja que por cortezia ate o fazer por toca directa ou vale de loja é verdade, mas tambem é uma cortezia a 2ª via da fatura.
    Por isso sempre guardar as facturas ou tirar um foto as mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.