Tribunal espanhol suspende ordem de bloqueio do Telegram
O Telegram está sob uma conjuntura muito instável, em Espanha, sabendo-se que, agora, o tribunal do país suspendeu a ordem de bloqueio do serviço de mensagens.
Na sexta-feira, o juiz Santiago Pedraz concordou em suspender os serviços do Telegram, em Espanha, para investigar as alegações feitas por vários órgãos de comunicação social de que o serviço de mensagens estaria a permitir que os utilizadores carregassem os seus conteúdos sem autorização.
A suspensão, que deveria ter entrado em vigor nesta segunda-feira, sê-lo-ia em resposta a uma ação judicial da EGEDA, Mediaset Espanha, A3 Media e Movistar Plus, que denunciou a aplicação por enviar o seu conteúdo audiovisual sem autorização. Assim, e para impedir que este cenário continuasse a acontecer, a decisão de bloquear temporariamente o Telegram avançou.
De acordo com um comunicado emitido pelo Tribunal Superior de Justiça de Espanha, contudo, chegado o dia, o juiz decidiu suspender a execução da ordem. Em vez disso, solicitou um relatório à polícia nacional sobre as "características do Telegram, bem como sobre o impacto que (a suspensão temporária) pode ter nos seus utilizadores".
Conforme adiantado pela Reuters, os órgãos de comunicação social, incluindo a Atresmedia, a Mediaset, a EGEDA e a Telefonica, processaram o Telegram devido ao que descrevem ser uma violação contínua dos direitos de autor na aplicação. O Telegram recusou-se a comentar as alegações.
Durante a sua investigação, Pedraz solicitou informações sobre as identidades dos utilizadores suspeitos de partilhar ilegalmente conteúdos protegidos das Ilhas Virgens, um território britânico ultramarino nas Caraíbas onde o Telegram está registado como empresa.
O Juiz queria os dados daqueles utilizadores devido a transmitirem jogos de futebol, mas o Telegram não deu ou porque não os tinha ou porque não quis dar.
Resumindo Telegram subiu na minha consideração.
######
“”O juiz emitiu a ordem depois que funcionários nas Ilhas Virgens, onde o Telegram está registado, não responderam a um pedido judicial de julho de 2023.
O tribunal queria informações que permitissem identificar quem estava por trás das contas em questão que estavam a carregar conteúdo aparentemente pirateado.
A falta de cooperação das Ilhas Virgens levou-o a tomar esta “medida cautelar”, afirmou o juiz na ordem de sexta-feira.””
Ha 4 anos li no publico que os grupos de partilha de jornais iam acabar e ia tudo preso. Continuam a funcionar e ainda tem mais conteúdo…pólvora seca lol
Realmente suspender o Telegram com base nos motivos alegados e com isso prejudicar toda uma comunidadesem que não é tida nem achada nestas quezílias, seria uma decisão muito estúpida.