Trabalhar em casa por culpa do COVID-19? Eis as melhores ferramentas de videoconferência
A eminência de contágio levou muitos trabalhadores a terem de mudar os seus hábitos e a serem obrigados a ficar em casa. Claro que esta é uma situação pouco desejável, uma vez que continuam a trabalhar, numa situação completamente nova.
Importa por isso ter presente as ferramentas essenciais para que possam fazer a ponte entre a casa e os locais onde as equipas estão ou mesmo os clientes. Para ajudar apresentamos hoje 5 ferramentas excelentes para videoconferência.
Sendo uma situação que se espera temporária, é quase obrigatória a utilização de ferramentas de videoconferência gratuitas. Devem complementar as ferramentas do dia a dia e que estão já nos computadores. Falamos de VPN, de cliente de email, de editores de texto e as demais aplicações. Assim ficam longe do COVID-19.
A Google empresta o Duo
Para primeira proposta temos uma oferta da Google. Falamos do Duo, que muitos ainda não conhecem ou sequer testaram. Com uma simples conta Gmail é possível usar o Duo, que se integra em todo o ecossistema da gigante das pesquisas.
Com uma presença forte na web e com clientes para todas as plataformas, o Duo da Google é um dos mais simples de usar. Basta escolher o contacto e em segundos estão a conversar ou numa chamada de vídeo.
O bom e eficiente Skype
Como segunda proposta temos uma app bem conhecida. Falamos do Skype, que todos se habituaram a usar e que a Microsoft comprou. Sendo uma ferramenta de conversação, permite que esta seja tida por texto, por áudio ou por vídeo.
Adiciona ainda algumas funcionalidades como a partilha de ecrã ou a possibilidade de traduzir conversas em tempo real. O Skype pode ser usado nos seus clientes ou, em alternativa, na sua versão web.
O TrueConf que é mais seguro
O TrueConf é um software de reunião local para negócios, telemedicina e educação a distância. É uma alternativa apropriada para os serviços de videoconferência na nuvem para empresas preocupadas com a segurança.
Esta solução é um bom exemplo de uma plataforma de videoconferência multifuncional que combina todas as ferramentas necessárias para comunicação e colaboração numa única aplicação. O TrueConf oferece utilização offline, criptografia ponto a ponto, videoconferência 4K com até 1.000 participantes, colaboração em ficheiros e documentos partilhados com chat de grupo, partilha de ecrã, pesquisa e gravação - tudo o que um funcionário remoto pode precisar.
O WhatsApp que usamos todos os dias
Em terceiro lugar temos uma app que nos habitámos a usar diariamente e que também ela permite fazer videoconferência. Mais uma vez está presente em smartphones, tablets e até no Desktop. Infelizmente, a versão web, não tem forma de fazer videochamada.
Neste caso, a forma mais simples é mesmo usar o smartphone, onde todos os contactos necessários estão já presentes e prontos a usar. É a maneira mais natural e usual de fazer videoconferência.
O Zoom supera todos os outros
Por fim temos aquele que deve ser o serviço mais completo e mais simples de usar. O Zoom é, na verdade, um serviço pago, mas a sua vertente gratuita revela-se como suficiente. Neste caso têm direito a sessões de 40 minutos.
O Zoom está recheado de ferramentas próprias e permite a interligação com outras, o que o torna ainda mais versátil. Este é, sem qualquer dúvida, o ponto de partida para a escolha da ferramenta de videoconferência.
Com qualquer destas ferramentas apresentadas, conseguem trabalhar em casa e estar, ao mesmo tempo, integrado na equipa onde estão todos os dias. O COVID-19 fica assim longe e o isolamento essencial fica garantido.
Este artigo tem mais de um ano
Hangouts
Discord
Sem dúvida alguma que o Microsoft Teams será uma das melhores ferramentas para trabalho remoto em equipa, mesmo a versão gratuita.
Não gosto do Teams porque não da para apagar conversas 😀 mas de resto tem boas funcionalidades
pensa 2 vezes antes de escrever …
Ele quis apagar o comentário, mas não conseguiu 😀
No Teams dá para fazer Hide da conversa ou apagar mensagens (apenas mensagens que escreves-te).
Isso não é verdade. As mensagem podem ser apagadas pelo seu autor.
Estou a usar o teams há algum tempo do tenho a falar mal. Consome recursos da máquina que é um louco. Pouco eficiente, lento e Nina call com 7 pessoas arranta-me e tenho o PC ligado por cabo ao router. A minha mulher com 20 alunos no zoom não tem problema.
Na realidade, as empresas normalmente já têm um programa padrão para videoconferencia. Empresas novas na área e que poucas calls fazem, normalmente usam ou office ou google e, derivadoa isto, usam o skype/teams ou Hangouts.
Empresas maiores já usam outras ferramentas pagas, como Zoom, Webex, Bluejeans etc..
pessoalmente gosto do Zoom e do bluejeans.
Queres dizer que 90% das empresas em Portugal faz poucas calls? É que quase toda a gente usa Teams/S4B.
Cisco e Zoom são muito poucas devido ao custo.
Cisco Webex
https://www.webex.com/pricing/index.html
Falta mesmo no artigo falar na iniciativa da Cisco, Microsoft e afins de tornar versões por norma pagas, gratuitas durante 60 ou 90 dias.
Cisco Webex, Microsoft Teams, e talvez mais alguns.
Estas boas sugestões vão dando a conhecer outras soluções, vão permitindo também conhecer a forma como os nossos visitantes estão equipados e que soluções usam. Boa partilha.
Olá Vitor,
Sim, a partilha das soluções é óptimo, para que todos conheçam.
No caso da Cisco Webex, é a expansão das capacidades das contras free:
https://blog.webex.com/video-conferencing/cisco-webex-supporting-customers-during-this-unprecedented-time/
E no caso do Microsoft Teams:
(não encontro o link do post no blog da Microsoft)
https://www.theverge.com/2020/3/4/21164522/microsoft-coronavirus-response-comment-employees-memo-work-from-home
Isto são capacidades das versões pagas extendidas para as contas gratuitas ou trials alargados.
Ambos boas ferramentas a juntar ao leque de opções partilhado no artigo 🙂
Embora poucos conheçam, porque praticamente só são utilizados a ambientes empresariais, tanto o Cisco Webex como o Microsoft Teams são duas ferramentas fabulosas e muito fáceis de usar.
Não sou grande fã do Teams…
Nós usamos o https://jitsi.org/ – Gratuito e open source. Nao se tem de registar e pode-se criar rooms ad hoc.
Só para dar outro exemplo, na empresa onde trabalho, além do Cisco Webex e do Skype for Business, também começámos a usar o WeChat Work.
Nada melhor que o Teams da Microsoft
Cisco Webex e Zoom na minha opinião são os melhores..
Não consigo concordar mais.
Deveriam testar o https://whereby.com/
Fantastico para equipas pequenas.
Como trabalhador remoto vou dar a minha opinião sobre 3 dos aqui falados.
Whereby permite até 4 elementos, o mais leve de todos os que testei que até foram bastantes. Pouco configurável. Bastante estável.
Jitsi permite mais de 4 elementos, mais configurável que o Whereby mas mais pesado em recursos como cpu e bandwidth.
Neste momento usamos o Hangouts. Permite mais de 4 elementos (equipa de 5), também configurável, talvez jitsi seja mais mas achamos o Hangouts mais leve em cpu e bandwidth que o Jitsi e mais estável.
o jitsi para além do serviço deles e ser opensource permite também alojar um servidor on-permises, ficando limitado à largura de banda para as comunicações, mas salvaguardando a privacidade e info
Já que falas nisso rui eu devia acrescentar que quando falo na estabilidade dos 3 o jitsi baseado no meu comentário parece que é o mais instável mas para ser justo tenho de dizer que o servidor do jitsi estava “montado” num servidor nosso. Talvez por isso tenha sido o menos estável dos 3.
Empresarial aconselho o Lifesize. Muito bom http://www.lifesize.com
Olhem este: https://www.circuit.com/
Teams é top e a integração com 365 é muito boa. Irrita um bocado o editar os documentos dentro do temas, mas isso contorna-se
Webex (mesmo com conta free) tem muita qualidade
Zoom só experimentei ontem a primeira vez e teve montes de problemas de som. O som teve de ser via whatsapp
Meet da Google é muito bom. pena que a versão gratuita seja limitada a poucos destinatários.
Olá,
há forma de contornar isso, mas aplicas a todos os documentos debaixo da mesma biblioteca (e não por utilizador)…. através do SPO (quando ves a folder no teams … no canto sup. da janela tens as “…” e escolhe “abrir no sharepoint”) é possivel definir a forma default de como abrir os documentos: no browser ou na “desktop app”.
(Tens aqui mais detalhes: https://techcommunity.microsoft.com/t5/sharepoint/set-preference-of-opening-in-office-online-or-office-app/m-p/8241)
FreeConferenceCall :
Quantos participantes podem estar em uma mesma teleconferência?
Um máximo de 1.000 participantes podem se reunir em uma teleconferência. Nossos serviços de grandes reuniões permitem até 5.000 participantes. Para mais informações, contate a equipe de serviços de grandes reuniões.
Existe um limite na duração de uma teleconferência?
Cada teleconferência pode durar até seis horas com um número ilimitado de chamadas permitidas.
Penso que são argumentos suficientes.
Entretanto…
Link com 4 dicas para trabalhar em casa com o Microsoft Teams:
https://techcommunity.microsoft.com/t5/microsoft-teams-blog/4-tips-for-working-from-home-with-microsoft-teams/ba-p/1202083
Há Cisco e os outros..
https://www.cisco.com/c/en/us/products/conferencing/meeting-server/index.html
Uso Cisco há 7 anos quase todos os dias.. não há nada.. nada.. melhor.
OpenSource BigBlueButton (https://bigbluebutton.org/)
Permite integração com vários sistemas, com funcionalidades de soluções comerciais. Já fiz reuniões de cerca de 1h e meia sem problemas.