Usa o Tor Browser? Então tem um grave problema de segurança no seu PC
O Tor Browser garante aos seus muitos utilizadores a porta que procuravam para a privacidade e para o anonimato. Com esta simples app, garantem que usam a rede Tor e que escapam ao controlo e à monitorização de qualquer outro serviço ou governo.
Claro que para tal precisam de confiar no Tor Browser e na forma como este é construído e programado. Essa proteção parece ter sido agora comprometida, com uma falha a ter sido relatada. Esta está no JavaScript, que podia ser usado em qualquer site.
A privacidade pode estar em causa
A rede Tor garante aos utilizadores o anonimato que muitos procuram quando navegam na Internet. De forma simples, conseguem navegar de forma escondida e sem que possam ser detetados, acedendo a conteúdos que de outra forma poderiam estar bloqueados ou controlados.
Um das tecnologias mais controladas dentro desta rede é o JavaScript. Esta consegue correr um conjunto de comandos que podem deitar por terra todo o anonimato e obter dados importantes do utilizador, uma vez que corre no equipamento terminal do utilizador.
O JavaScript pode quebrar a segurança
Pois é precisamente neste ponto que existe uma nova falha no Tor Browser. Do que foi reportado por este projeto, em muitos sites este elemento não estava a ser bloqueado, mesmo com a definição do browser a indicar essa limitação.
Por agora não existe uma nova versão do Tor Browser que corrija o problema. O recomendado, entretanto, é que seja feita uma alteração na configuração do browser. Esta vai efetivamente bloquear a utilização do JavaScript em qualquer situação e em qualquer browser.
O anonimato está em causa no Tor Browser
Basta que coloquem na barra de endereço do Tor Browser about:config e que avancem. Depois, pesquisem por javascript.enabled e confirmem que está com o valor false. Caso esteja a true, então devem dar um duplo clique para o valor ser alterado.
Já no passado surgiram problemas na rede Tor e que levaram a que os dados dos utilizadores fossem revelados. Esta situação não é de menor relevância e, por isso, se usam o Tor Browser, devem fazer já esta alteração.
Este artigo tem mais de um ano
O Tor teve ontem uma actualização não sei se esta ou não relacionado mas teve. Outra coisa como é anormal um artigo a estas horas presumo que a pessoa responsável pelo artigo esteja em quarentena e como não tinha nada para fazer cá vai disto, daqui vai o meu obrigado por olhares por ti e por todos nós, se não tas em quarentena olha bom fim de semana.
«Update: Noscript 11.0.17 should solve this issue. Automatic updates of Noscript are enabled by default, so you should get this fix automatically.»
https://blog.torproject.org/new-release-tor-browser-906
Será que também atinge quem utiliza a rede Tor no brave browser?
Javascript é o proximo FLASH.
Tem de acabar.
O JavaScript é necessário em quase todo o lado, pode desligar-se mas a maior parte dos web sites não vai funcionar bem.
O TOR deveria já ter a sua máquina virtual que fizesse a ligação de tal maneira que o browser a correr no interior nunca pudesse divulgar nada da sua localização por nunca ter acesso ao tal informação. A parte bastante difícil seria permitir copiar ficheiros de dentro da máquina virtual para a máquina física de forma fácil, mas segura… existe isso em alguns sistemas operativos especiais, mas não vi ainda isso em máquinas virtuais comuns (posso só andar desatento!).
“O TOR deveria já ter a sua máquina virtual que fizesse a ligação de tal maneira que o browser a correr no interior nunca pudesse divulgar nada da sua localização por nunca ter acesso ao tal informação.”
Conheça o Whonix e seja feliz.
Como o Tor é baseado no Firefox a dica desativar o javascript também serve para o Firefox como medida de segurança.
Esta frase diz tudo: Tor was developed, built and financed by the US military-surveillance complex
Portanto NSA is watching you
E esta também: Internet was developed, build and financed by the USA military. Portanto o Trump esta a ver o que fazes.
Sarcasmo a parte só por algo ser feito pelos militares americanos não significa que te estejam a ver o que fazes.
só não vêem se não quiserem!