Tecnológicas procuram criar padrões no metaverso
Apesar de o metaverso estar a ser intimamente associado à empresa de Mark Zuckerberg, a verdade é que é um conceito que atrai as empresas tecnológicas que não querem ficar de fora. Assim sendo, a Meta, a Microsoft, a Epic Gmes, e outras, vão unir-se e trabalhar rumo a esse objetivo comum.
As empresas irão desenvolver padrões para o metaverso.
Um grupo formado por algumas das empresas mais significativas do mundo da tecnologia vai definir as normas necessárias para a interoperabilidade de um metaverso aberto. Empresas como a Meta, Microsoft, Huawei, NVIDIA, Qualcomm, Sony Interactive Entertainment, Epic Games, Unity e Adobe dão forma ao Metaverse Standards Forum e pretendem padronizar este mundo virtual.
Vários líderes da indústria afirmaram que o potencial do metaverso será melhor realizado se for construído sobre uma base de padrões abertos.
Escreveu o Metaverse Standards Forum, num comunicado de imprensa.
A equipa formada por estas gigantes tecnológicas revelou que se concentrará em “projetos pragmáticos”. Ou seja, desenvolverão hackathons (eventos que reúnem engenheiros de software, designers e outros profissionais ligados à programação), e trabalharão em ferramentas de código aberto, por forma a acelerar os testes e a posterior adoção dos padrões neste novo mundo virtual.
Espera-se que as empresas reúnam e comecem os trabalhos no próximo mês de julho.
Há nomes em falta na lista das empresas focadas no metaverso
Uma vez mencionadas gigantes tecnológicas, estão em falta nomes como a Apple e a Google.
Conforme refere a Reuters, a Apple está a desenvolver o seu próprio headset de realidade virtual e aumentada e, por isso, quando o dispositivo estiver disponível, espera-se que seja um ator importante no metaverso.
Segundo o Engadget, a adesão ao Metaverse Standards Forum é gratuita e aberta a qualquer organização que esteja interessada, pelo que poderão surgir mais nomes entretanto.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano