Simulador MobZERO: Tem dúvidas em comprar um veículo elétrico?
A aposta no segmento dos elétricos continua forte por parte das fabricantes, mas há ainda consumidores que têm várias dúvidas. Através do projeto MobZERO, a Associação Zero quer demonstrar que os veículos 100% elétricos compensam muito pelas emissões e baixos custos de manutenção.
Conheça melhor este site que disponibiliza toda a informação que necessita.
O site MobZERO.pt disponibiliza um simulador que efetua uma comparação entre um veículo 100% elétrico disponível no mercado nacional e os veículos de combustão interna, a gasolina e a gasóleo, do mesmo segmento e subsegmento mais vendidos, também no mercado nacional (segundo dados oficiais da Associação Automóvel de Portugal, ACAP), no ano ou semestre anterior.
Segundo uma nota no site da Zero, este novo projeto pretende:
- Contribuir para a mudança de paradigma da mobilidade em Portugal e para o desenvolvimento de cidades e vilas portuguesas mais saudáveis;
- Informar e esclarecer os cidadãos e empresas sobre a mobilidade elétrica; e
- Contribuir para o acelerar da descarbonização do setor dos transportes.
- Na sua atuação específica, o projeto pretende também:
- Divulgar formas de mobilidade mais sustentáveis;
- Divulgar os veículos elétricos existentes no mercado nacional, em termos das suas características e vantagens ambientais e económicas;
- Possibilitar que os cidadãos e as empresas façam escolhas informadas e tomem decisões baseadas em informação independente; e
- Desmistificar mitos ainda existentes sobre a tecnologia elétrica.
- Para alcançar estes objetivos, o projeto disponibiliza ferramentas e promove atividades:
- Site MobZERO.pt, oferece com informação sobre modos suaves de mobilidade, transportes coletivos e mobilidade elétrica;
Os resultados do simulador permitem comparar várias componentes financeiras associadas à aquisição e utilização de um veículo automóvel, assim como as emissões de gases poluentes, para o tempo de retenção do mesmo, de acordo com o tipo de cliente, particular ou empresarial.
Os números mostram que, para a grande maioria dos modelos, os veículos 100% elétricos são mais vantajosos, quer em termos de emissões de gases poluentes, quer em relação aos custos totais de aquisição e utilização, que são comparáveis ou mesmo inferiores aos dos veículos a gasolina e gasóleo.
Exemplo do que é possível saber através do simulador...
Para uma berlina 100% elétrica do segmento C (Compacto/Familiar Médio), efetuando carregamentos em ambiente residencial ou empresarial, o simulador MobZERO apresenta um comparativo de emissões totais de CO2 de 1, 13 e 12 toneladas e de emissões de NOx de 2, 3 e 5 quilogramas, para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente.
No caso de se tratar de um cliente particular, os custos totais de aquisição e utilização ascendem a cerca de 39, 41 e 39 mil euros, para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente. Para um cliente empresarial, esses custos rondam os 26, 40 e 38 mil euros. De salientar que, de entre os custos totais, a componente dos custos de manutenção ronda os 1200, 3800 e 2700 euros, para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente. Quanto à componente dos custos de eletricidade ou combustível, esta situa-se nos 3000, 8000 e 5500 euros, para as três tipologias de veículos, respetivamente. Se o carregamento selecionado para o veículo 100% elétrico for carregamento Rápido na rede MOBI.E, então isso acarreta um custo extra de eletricidade que ronda os 1000 euros.
No caso de um SUV 100% elétrico, também do segmento C, o mesmo comparativo de emissões de CO2 situa-se nas 1, 15 e 14 toneladas e de emissões de NOx nos 3, 3, e 5 quilogramas para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente. Os custos totais para o cliente particular situam-se nos 48, 44 e 43 mil euros e para o empresarial nos 32, 42 e 41 mil euros.
Este artigo tem mais de um ano
O simulador “apenas” não inclui o custo de substituição por novas baterias…
Tambem não vi referencia a trocar o filtro de particulas dos Diesel… alias acho curioso a manutenção dos diesel ser mais barata quando tudo neles é mais caro…
Trocar filtro de particulas? Nunca precisei de trocar em nenhum carro a diesel nenhum FAP, nem com 500.000km feitos.
A manutenção nos diesel é mais cara claramente, em tudo menos na troca de baterias.
Aconcelhava-te vivamente a veres disso porquehá para aí BMW e mercedez a arder por causa disso e o carro de um colega meu foi um deles
Tenho os dois, com revisões em dia feitas na marca e em nenhuma fatura tenho o FAP, também tenho VW dieselgate com fix, no problem there also.
eu tinha um 1.6HDi e já estava na hora de trocar aos 200 mil, mas o uso do carro já era muito citadino no ultimo ano que o tive, agora tenho a gasolina pois faço muitos menos km do que fazia, mas tenho um colega de trabalho que faz todos os dias 250km com um 1.6 tdi dos quais 200km são em AE e aos 400 mil já meteu 2 filtros novos e ele só uso galoleo galp…
Nunca vi trocas de filtros de particulas custarem tanto como um carro novo. Mas já aconteceu com a Nissan (acho que até foi noticia aqui no PPLWARE).
2019 e 2020
https://pplware.sapo.pt/motores/nissan-leaf-bateria-e-mao-de-obra-voltam-a-custar-23-mil-euros/
https://pplware.sapo.pt/motores/nissan_leaf_bateria/
Se o carro arder como alguns ardem deve ser ainda mais que isso ahah
Pelas simulações que fiz não fogem muito ao que já tinha feito em papel por diversas vezes..para o meu caso não me trás grande vantagem. Infelizmente tenho de me preocupar mais com a minha carteira do que com o ambiente, o único aspeto onde são realmente vantajosos.
Olha que na carteira tambem são vantajosos eu pagava 100€ de combustivel por mes e passei a pagar 16€ de eletrecidade é um investimento é como os paineis solares tambem são caros mas é um investimento para a poupança
Daqui lá a comprar um carro elétrico.Não há guito,não há carro. 😐
Eu não tenho dúvidas que não quero comprar nenhum carro elétrico.
nunca digas nunca.
Foram as contas que fiz quando comprei o meu quem trabalha longe e faz muitos km dentro de cidade para mim foi a melhor coisa que fiz gastava cerca de 120€ por mês em gasolina e agr gasto cerca de 20€ em eletrecidade se carregar o mês todo em casa mas muitas vezes consigo carregar na empresa. É um investimento e tanto e agr aos preços dos eletricos acho que só compensa para quem faz alguns km em cidade, gastei 38 000 no carro se não fosse eletrico era um a gasoleo de 25 000 foi há 10 anos portanto no geral já está praticamente pago já tem 146 000 km. Já passou a garantia das bateria e já perdeu um pouco de autonomia mas não sinto nem de perto necessidade de mudar as baterias ainda dão para mais 10 anos
Paulo, tem de compreender que quem pode dar 25.000 nem sempre pode esticar a corda para os 38.000 !!! É uma mensalidade muito diferente . Não fosse esta diferença arrasadora na aquisição e o parque automovel neste momento já andaria movido a eletricidade numa percentagem muito elevada . A autonomia começa a ser um problema cada vez menor, mas os pontos de carregamento para quem vive em prédios sem garagem continuam a ser um grande entrave e, claro o preço da viatura é outro grande “não” para a maioria das pessoas . Até podiam a andar a “nada”, sem custos , mas 38.000 é muito dinheiro
E um simulador de hidrogenio?
+1
Eu fiz as contas, mas ignorei o “gasolina” que eles colocam no site que nem da pra perceber que tipo de carro e, e fiz a mao para um carro Hibrido tipo Toyota, e obtive para 15000km em 10 anos: 49€ de eletricidade vs 90€ gasolina /mes. apensar disto tudo o custo de ter o carro a gasolina sai a menos 7000€ em 10 anos! não compensa o Eléctrico aos preços que estão agora. basta ver que um Zoe custa 34k (sem incentivos) vs um Yaris HSD 21k…
Podes, por favor, meter aqui os cálculos com números concretos? É que, pelas tuas contas, um eléctrico gasta 3,92€/100km e isso parece-me excessivo (a não ser que seja sempre carregado em carregadores rápidos públicos). Eu, por exemplo, gasto cerca de 1,75€/100km com um eléctrico.
Muito parecido ao que eu gasto tambem só a carregar em casa durante a noite, eu faço 1000 km por mes e gasto 17/18€ em eletricidade para se gastar 49€ terias de fazer cerca de 3000km por mês
Exacto.
Simulador fantástico! Assim que seleciono a marca “Tesla” a página web dá-me erro…. Lol
Os números de manutenção e consumo (combustiveis ou electricidade) estão mal calculados para o caso de um carro Tesla M3!!!
Como é que a manutenção de um carro a gasóleo que custa €51.900 em 5 anos é de €1.640 (fazendo 15.000km por ano) e a manutenção de um Tesla M3 é de €2.047!!!
Em 5 anos um Tesla M3 precisa de trocar o filtro do ar do habitáculo e possivelmente o óleo dos travões. As baterias e os motores têm garantia de 8 anos ou 190.000km
Gostava de saber como calcularam o CO2 e o NOx para um carro eléctrico.
Além da componente de que já se falou do preço da substituição das baterias falta uma outra componente muito importante: valor de retoma. Quando se compra um carro novo em principio vende-se o antigo, o que para os carros a diesel sabemos mais ou menos o valor de mercado, agora para os elétricos, quem garante que alguém dê o que por eles? É por isso que as leaseplans desta vida encarecem tanto as rendas, já estão a assumir essa incógnita.
Sabes? os diesel ninguem o quer usados, neste momento estão a oferecer o mesmo por um 206 1.1 a gasolina que pelo 1.9D, o valores de retoma mudaram todos, alias basta ires dar um volta aos classificados de usados e vê os preços gasolina vs diesel em carros com mais de 4 anos é raro o gasoleio ser mais caro os eletricos em geral estão a perder mais valor porque os modelos novos saõ mesmo muito melhores, ninguem quer um zoe com bateria de 22kw quando o novo tem 52 ou o modelo anterior 40, no leaf a mesma coisa, nos tesla os primeiros não tÊm equipapmento quase e isso é refletido nos preços dos usados…
E o preco de compra dos carros a Gasolina/Gasoleo e com base em que? Estamos a comparar alhos com o que?