Telegram permitiu uma mudança radical no crime organizado, diz ONU
A detenção de Pavel Durov, fundador e diretor-executivo do Telegram, voltou as atenções para a plataforma de mensagens e reforçou as preocupações que já existiam relativamente a ela. Agora, a Organização das Nações Unidas (ONU) diz que o serviço permitiu uma mudança importante na forma como o crime organizado pode conduzir atividades ilícitas em grande escala.
Um novo relatório assinado pela ONU revela que poderosas redes criminosas do Sudeste Asiático utilizam extensivamente o Telegram e acusa o serviço de mensagens de ter permitido uma mudança fundamental na forma como o crime organizado pode conduzir atividades ilícitas em grande escala.
O relatório da ONU representa as mais recentes alegações contra a aplicação desde que França acusou Pavel Durov, o seu fundador e diretor-executivo, de permitir atividades criminosas na plataforma.
O Telegram permite que dados pirateados, incluindo detalhes de cartões de crédito, palavras-passe e histórico de navegação, sejam comercializados abertamente em grande escala na aplicação, que tem canais em expansão com pouca moderação, segundo o relatório do Gabinete das Nações Unidas para a Droga e o Crime (em inglês, UNODC).
Além disso, permite a utilização de ferramentas para o cibercrime, incluindo software deepfake projetado para fraude e malware para roubo de dados, bem como trocas de criptomoedas não licenciadas que oferecem serviços de lavagem de dinheiro.
Há "fortes evidências de mercados de dados clandestinos a migrar para o Telegram e fornecedores que procuram ativamente atingir grupos do crime organizado transnacional com base no sudeste da Ásia", diz o relatório.
ONU alerta que Telegram é um terreno fértil para os grupos criminosos
O Sudeste Asiático emergiu como um importante centro de uma indústria multibilionária que visa vítimas em todo o mundo com esquemas fraudulentos. Muitos são sindicatos chineses que operam a partir de complexos fortificados com trabalhadores traficados.
A indústria gera entre 27,4 mil milhões de dólares e 36,5 mil milhões de dólares por ano, conforme a informação compilada pelo UNODC.
De acordo com Benedikt Hofmann, representante adjunto do UNODC para o Sudeste Asiático e o Pacífico, o Telegram é um ambiente de fácil navegação para os criminosos.
Para os consumidores, isso significa que os seus dados correm um risco maior do que nunca de serem usados em fraudes ou outras atividades criminosas.
Disse o representante, à Reuters.
O relatório diz que a escala dos lucros obtidos pelos grupos criminosos na região exigiu que eles inovassem, acrescentando que eles integraram novos modelos de negócios e tecnologias nas suas operações, incluindo malware, Inteligência Artificial generativa e deepfakes.
O UNODC afirmou ter identificado mais de 10 fornecedores de serviços de software de deepfake "especificamente direcionados para grupos criminosos envolvidos em fraudes cibernéticas no Sudeste Asiático".
Considerando este problema no Sudeste Asiático, a polícia da Coreia do Sul - que se estima ser o país mais visado pela pornografia deepfake - lançou uma investigação sobre o Telegram, de modo a determinar se este é um facilitador dos crimes sexuais online.
O Telegram, que tem cerca de mil milhões de utilizadores, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Leia também:
Imagem: Check Point Research
Neste artigo: Ásia, cibercriminosos, fraude, onu, telegram
A ONU também comentou sobre a perda do filho?
É público que aquando da detenção do casal a mulher não foi assistida e proibida de ir ao hospital…
Para mais, a ONU tal como a NORTH AMERICAN TERRORIST ORGANIZATION são obsoletos e obstáculos para o correcto desenvolvimento da humanidade.
“É publico” onde? Mostra lá onde está essa notícia
Se usares o cérebro chegas lá…
Em vez de combaterem o crime organizado metem as culpas numa plataforma de mensagens ahah o mundo está mesmo perdido deitem o telegram abaixo que o crime organizado desaparece logo eu nem sei como é que eles organizaram o 11 de Setembro sem o telegram isto é a prova que faltava para provar que o 11 de Setembro foi encenado não havia telegram portanto eles não o poderiam ter organizado(Humor obviamente)
Pode ser assim, mas agora que o Durov aceitou colaborar com autoridades cedendo dados e informação sensível sobre utilizadores desde que solicitada pelas autoridades competentes, isso mudará. AS redes criminosas em breve partirão em busca de outras APP
Provavelmente mantêm no Telegram a parte da atividade pública que possa ser acedida pela procura no Telegram e depois passam para outro serviço.
Por exemplo, o SimpleX Chat, que teve post há dias por um grupo neonazi terrorista estar a procurar passar do Telegram para para lá, ao contrário do Telegram, não tem serviço de pesquisa público – não se pode pesquisar por compra/venda de dados de cartões de crédito. E entra-se nos chats por convite.
Jogando com os dois serviços, os criminosos, poderiam usar a parte da pesquisa do Telegram para os potenciais interessados nos crimes e enviar-lhes um convite/link para continuar no SimpleX Chat.
O que Durov já veio dizer, na sequência da sua estadia em França, é que ia limitar a pesquisa pública no Telegram que pudessem levar a atividades criminosas e o dono do SimpleX Chat veio dizer que se tivesse conhecimento de atividades criminosas as faria cessar nos seus servidores.
É claro que os biliões de dólares dos criminosos encontram sempre uma forma, o que se pode fazer é apenas dificultar e mitigar.
Quanto às máfias chinesas que constroem autênticas cidades em países vizinhos da Tailândia (Myanmar, Cambodja e Laos), veja-se a dimensão da burla “pig butchering”:
https://edition.cnn.com/2024/06/17/asia/pig-butchering-scam-southeast-asia-dst-intl-hnk/index.html
A “comunada” a tentar avançar com a censura das internet… Controlam os media e também querem controlar as redes sociais.
O ordenado chorudo que o inutil do guterres ofere também é do dominio do crime organizado.
Samuel, esse inútil que ganha um balurdio a fazer disparates na ONU não prescindiu dos subsídios que recebe aqui da pocilga tuga
Uma vergonha, que inútil.
Nunca conheci um Socialista honesto.
Pode haver, mas eu nunca vi.
E já tenho quase 6 décadas de vida.
Com quase 6 décadas de vida … e só podes ser um chato do ca*r*lho. E não vai melhorar com a idade.
Franceses ingleses, portugueses, ocidentais e outros é é tudo abaixo de cão. De outros continentes nem falar disso é bom. Chineses escapam, mas é se não te perguntarem duas vezes, porque à segunda juntam-se aos outros.
Deves ter uma família que são uns santos.
6 décadas e nikles, não aprendeste grande coisa, da maneira como falas.
Na política há muito pouco gente completamente honesta, vive-se muito de hipocrisia, e de interesses, seja à esquerda seja à direita, mas você só vê um lado. É mau avaliador de pessoas e sociedades.
E digo isto, também dos meus quase 6 décadas de vida.
Eu queria-te ver no luga dele!! Teres que ir a reuniões da chacha, ir a boas almoçaradas e jantaradas, ir fazer de “Papa” a pedir para as pessoas serem bonzinhas, fazer uma cara triste…não é fácil!!! No fundo, ganhar a vida a não fazer nenhum.
O tempo que estes idiotas perdem por causa de uma app de conversas ahah mas vocês acham que agora eles não arranjam outras apps e vocês voltam à estaca 0 ahahah em vez de combaterem o crime organizado prendem o CEO de uma rede soxial ahahah que bananas.
Em alguns desses grupos que se tratam de coisas não totalmente legais como IPTV já se está a falar de mudar para outra app daqui a nada muda tudo para outra app e todo esse vosso trabalho com o telegram foi completamente inutil
Então por essa ordem de ideias, vamos acabar com os tribunais e prisões e tudo o envolve investigação criminal e punição.
Tantos os terroristas como os estados ou empresas necessitam de comunicações seguras, as empresas e os estados investem milhões para o conseguir os terrorista e criminosos utilizam as aplicações banais, mas não é por isso que não os vamos combater.
Sabemos que hoje em dia até com simples mensagens de tlf ou chamadas podem provocar muitos problemas, os burlões e criminosos utilizam ferramentas banais para nos apanharem desprevenidos, mas se não compreendes isto é preocupante para a tua própria segurança informática.
Mas eu não disse nada disso é claro que tudo vai continuar a estratégia é que está errada qual é o sentido de acabares com uma app em que há organizações criminosas? Eles vão sempre arranjar forma de falar ou achas que como acabam com o telegram eles de repende fecham o esquema ahah, eu diria que para as autoridades até é pior porque sabendo por onde eles falam até te podes tentar infiltrar assim nem vais saber por onde eles vão começar a falar.
As estratégia tem que ser combater as organizações não é acabar com a marca de papel higiénico que eles usam combater o telegram é tão ridículo quanto isso
A ONU é uma organização que apoia o terrorismo.
É mesmo! Não tenhad duvidas.
Sim, não há dúvida! Todo e qualquer discurso do Guterres é um incentivo ao terrorismo!
nao seja nabo, a onu nada fez contra o que anda a fazer israel.
Claro que não! O Guterres foi considerado persona non-grata por Israel só por birra.
Estás a confundir a ONU com a NATO lol
A ONU são um bando de “velhos” da geração mais degradante deste planeta que não se atualiza e depois quando alguém inventa alguma coisa e esta é usada para o mal a culpa é de quem a criou em vez de irem atrás de quem continua a usar todas as invenções da humanidade para o mal há mais de 500 anos. Sim, são sempre os mesmos, mas a ONU custa-lhe a mexer o “rabiosque” e então prefere sempre culpar o mais fácil de culpar.
É a mesma coisa que culpar quem faz um jogo de android com chat e este depois é usado como comunicação de terroristas no chat privado. A ONU em vez de instalar o jogo para espiar e com isso tentar apanhar os terroristas prefere culpar o criador do jogo LOL
As técnicas de infiltração já é feita ou achas mesmo que quem ‘apanha os terroristas’ adivinha onde eles estão?
Eles quando entregam informações a um governo de um país dizem.
Eu testei Portugal e dizia 0.
https://t.me/transparency
Rodrigo, e o que os impede de dar informações falsas?
Só curiosidade…
Mentir mas porquê? Se os processos são públicos.
Podes ver por exemplo Espanha e América já com informação de dados e número de utilizadores que foram partilhados com autoridades.
https://s1.elespanol.com/2024/10/03/elandroidelibre/890671506_249718311_1706x960.jpg
https://www.404media.co/content/images/2024/10/telegram-data.png
Mentir faz parte do ADN do ser humano e quem diz que não é e que nunca mentiu são os maiores pelintras… LOL
Não te deram educação em miúdo, agora é tarde.
A Organização das Nações Unidas vai ter de provar o que escreveu, caso contrário não passará de um relatório infundado.
Por onde anda a Organização das Nações Unidas quando empresas como «Facebook», «Instagram», «WhatsApp», ou «Signal app» promovem o terrorismo, tráfico/consumo de droga, pedofilia, e mudanças de regime?
O sequestro de Pavel Durov pelo Governo Francês não tem nada a ver com o uso indevido do mensageiro Telegrama por parte de terceiros, mas sim por motivações políticas, o Presidente Francês, Emmanuel Macron, e outros membros de seu Governo são utilizadores frequentes desse aplicativo:
«…Macron e a sua equipa usam esse mensageiro há anos. Ele achava que todo o poder estava em suas mãos, mas esse não é mais o caso. Ele tem medo de que algo se torne público…» – Florian Philippot
O Telegrama é de longe o melhor mensageiro que existe, superior a todos os outros tanto a nível da sua concepção e desenho como também de funcionalidades, é rápido e garante segurança e privacidade aos seus usuários, mudem para o Telegrama ou experimentem o aplicativo e vejam a diferença em relação aos concorrentes.
Tem dois tipos de criptografia, uma usada como padrão e outra superior para conversas secretas, não é verdade que o aplicativo só criptografa apenas as conversas em modo secreto; o protocolo utilizado pelo aplicativo é o «MTProto».
«MTProto» é usado pelo Telegrama para criptografar e autenticar mensagens entre clientes e servidores suportando duas camadas de criptografia:
A criptografia cliente-servidor (usada em «chats» na nuvem do Telegrama), esta camada fornece criptografia servidor-cliente para mensagens enviadas pela Internet.
E criptografia de ponta-a-ponta (usada em «chats» secretos do Telegrama), esta camada adiciona outra camada de criptografia para a criptografia de ponta-a-ponta, garantindo que apenas os destinatários pretendidos possam ler as mensagens.
Muitos ficaram preocupados com as recentes actualizações no funcionamento do Telegrama apresentadas por Pavel Durov, mas essas medidas já antes a empresa punha em prática desde que fossem apresentadas ordens judiciais ou demandas provenientes de entidades públicas e competentes devidamente fundamentadas, no entanto, o mensageiro precisa mesmo de uma limpeza e eliminar da sua plataforma todos os grupos ou indivíduos que a utilizam de forma indevida para a prática de crimes como o tráfico/consumo droga, pornografia, e outros crimes devidamente punidos por Lei.
O sequestro de Pavel Durov por parte do Governo Francês liderado por Macron, é também uma tentativa de obter as chaves de criptografia deste aplicativo e é aqui que temos de ter atenção, esperemos que Durov tenha princípios, valores, e coragem, para não ceder ou vender – como diz o Povo – a alma ao Diabo, mantendo-se fiel às suas palavras: «…O Telegrama foi criado para proteger activistas e pessoas comuns de governos e empresas corruptas…».
Post-Scriptum: Se a ONU está em pânico relativamente ao aplicativo Telegrama, é porque o mesmo é imbatível e superior aos outros do mesmo género.
A ONU deve ser superior às guerras políticas. O Telegrama é usado pelo crime organizado, exactamente como qualquer outro meio de comunicação.
O Telegrama deve ajudar as autoridades sempre que seja pedido de forma legal, ou seja por um juiz, assim como qualquer empresa neste planeta.
Qualquer empresa que vir que está a ser usada pelo crime organizado está obrigada a fazer cessar a atividade criminosa. Não tem que estar à espera da ordem de um juiz.
Quanto à ONU dever ser superior às guerras, servia para quê? Para organizar o festival mundial da canção? O Conselho de Segurança está muito dividido, raramente há decisões por falta de unanimidade dos membros permanentes. Mas o Secretário-Geral não é um mudo que sai calado.