Recall continua a espiar! IA da Microsoft ainda guarda informação sensível
A Microsoft tenta a todo o custo trazer a IA para o Windows. Quer tornar esta ferramenta um assistente do utilizador e por isso criou as ferramentas necessárias. O Recall, bem conhecido pelos seus problemas, é uma delas. A mais recente investigação comprovou que afinal o Recall, a IA da Microsoft, ainda guarda informação sensível que não devia.
Recall continua a espiar os utilizadores!
A controversa ferramenta de IA do Windows 11 , o Windows Recall, ainda está longe de ser privada. E pode nunca ser. Uma nova análise descobriu que continua a captar números de cartão de crédito, nomes de utilizador e palavras-passe, além de outros dados críticos.
O Windows Recall requer um chip de IA para funcionar, pelo que só está disponível em novos portáteis com uma NPU, que integram o Copilot+. A sua função é lembrar-se de coisas que fez com o seu PC quando necessário, como um local ou site que visitou, o conteúdo de um e-mail ou uma aplicação cujo nome não se consegue lembrar. A controvérsia reside na forma como ele o faz.
Esta aplicação faz uma captura de ecrã do ambiente de trabalho a cada poucos segundos, guarda-a no disco rígido e utiliza-a para treinar uma IA que localizará o que se procura. Estas capturas são encriptadas e armazenadas de forma segura. Em teoria, ninguém consegue aceder a elas, mas não há nenhuma garantia de que um hacker, um criminoso ou uma IA não consigam um dia quebrar essa proteção.
IA da Microsoft guarda informação sensível
E embora tenha melhorado, o Windows Recall ainda captura contas de utilizadores, palavras-passe, cartões de crédito e outras informações confidenciais, de acordo com uma análise de segurança. O Windows Recall funciona bem quando a captura de ecrã contém palavras reconhecíveis e óbvias. Em seguida, desfoca todas essas informações na captura de ecrã guardada ou não guarda nada.
No entanto, o problema surge quando as palavras-chave padrão não estão presentes. Por exemplo, se inadvertidamente se guardar um documento de texto com as palavras-passe, algo que muitas pessoas fazem, e não incluir palavras como "palavra-passe" o Windows Recall captura o ecrã.
Se um campo disser "SS", referindo-se à Segurança Social, desfoca-o, mas se disser "Seg. Soc", não. Se o número do cartão de crédito estiver parcialmente coberto por outra janela, captura-o, e assim sucessivamente. É algo muito difícil de evitar, porque cada pessoa lida com a sua informação privada de uma forma diferente. Isto também se aplica a lojas, bancos e outros sites.

























Recall é apenas malware sancionado pela Microsoft.
O Windows 11 é um verdadeiro spyware…
Precisamente!
Porque acham que a microsoft faz tanta pressão para migrar do W10 para o W11 ?
Ja nao chega enviar dados e agora ainda é necessario gravar tudo o que se faz e processar? Onde é que a privacidade vai parar? A europa nao faz nada?
A Europa está a preparar-se para fazer pior, com a história da Chat Control.
LTSC iOT nisso que já não há recall nenhum 😉
A UE nao faz nada porque não tem poder de o fazer nem inteligência, a UE tem é uns advogados falhados que nem pelo povo foram eleitos, a UE se tivessem pessoas competentes ja tinham feito um sistema operativo somente para a UE, mas fechado mas como não sabem fazer nada andam sempre atras do prejuízo .
O Microsoft Recall regista automaticamente imagens do ecrã de poucos em poucos segundos, criando um histórico pesquisável de praticamente tudo o que se faz no computador. Apesar de útil para encontrar rapidamente ficheiros, páginas ou conversas antigas, esta funcionalidade pode recolher inadvertidamente palavras-passe, dados bancários e outra informação sensível. Além disso, se alguém tiver acesso ao computador, pode facilmente consultar esse histórico. Houve também casos em que as imagens eram guardadas de forma insegura e os filtros para proteger informação privada não funcionavam como esperado, o que mantém as preocupações mesmo com a encriptação e a activação opcional.
O AI Companion da Microsoft e de outras empresas acrescenta outro tipo de riscos. Para além de poder expor dados ou ser explorado através de vulnerabilidades técnicas, estas ferramentas podem influenciar emocionalmente os utilizadores, criar dependência e até levar ao isolamento social. No caso dos mais jovens, há ainda o perigo acrescido de manipulação, impacto na saúde mental e exposição a conteúdos ou interacções impróprias. Apesar de serem apresentados como assistentes inteligentes que facilitam a vida, a verdade é que podem tornar-se uma porta aberta para problemas sérios de segurança, privacidade e bem-estar.
Really??!… No shit Sherlock!… O pessoal continua a cair no conto do vigário!….
Fiquem no Windows 10. É muito melhor.
O recall está desativado no Windows 11 ioT LTSC
Haverá sempre Linux
E windows também. Que é o que maior parte das pessoas quer. Lida.
buuuuu Debian 13 + KDE a partir de setembro vais a ver 😉 E uso o W11 ioT LTSC 24H2 que não está assim tão mau em pcs topod egama. Num mini pc nuc que cá tneho meti o W11 e aquilo arrasta-se. Com W10 iOT LTSC é uma maravilha, mas sabe scomo é que ainda fic amelhor o mini pc?? Sim, é mesmo com linux. LIDA. 🙂
e já saiu o debian 13 😀
Dism /Online /Disable-Feature /FeatureName:Recall
https://www.youtube.com/watch?v=nv4mgJU4h9A
primeiro faz-se “DISM /Online /Get-FeatureInfo /FeatureName:Recall” para ver se está ativado 😉
Primeiro faz-se “DISM /Online /Get-FeatureInfo /FeatureName:Recall” para ver se está ativado
Depois em “state” diz “enabled with payload” ou “disabled with payload removed”. Se disser disabled não precisam de fazer nada 😉
I use Linux btw