Primeiro aeroporto do mundo a exigir o embarque biométrico está previsto para 2025
Para os viajantes, a chegada ao aeroporto pode ser desesperante, com filas e processos, muitas vezes, infindáveis. Para facilitar, num aeroporto em Abu Dhabi, o embarque será feito por via de dados biométricos.
Num projeto aplaudido pelos especialistas sem segurança aeroportuária e em viagens, segundo a CNBC, o Smart Travel no Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi, instalará sensores biométricos em todos os pontos de controlo de identificação do aeroporto até 2025. Desde o parque de estacionamento até ao lugar no avião, tudo passará a ser completamente livre de papéis.
Estão a avançar corajosamente na adoção do reconhecimento facial como meio de permitir a entrada de viajantes no seu sistema e eu felicito-os por isso.
O reconhecimento facial é o futuro e vamos começar a tornar a segurança dos aeroportos mais inteligente e a concentrar-nos no viajante e não nos objetos que traz. Ao fazer isso, cria-se um paradigma diferente. O que estão a fazer em Abu Dhabi é apenas o início, mas tem de começar por algum lado.
Disse Sheldon Jacobson, professor de engenharia e ciências informáticas na Universidade de Illinois, que estuda a segurança nos aeroportos desde a década de 1990 e ajudou a Transportation Security Administration a desenvolver o seu programa de pré-seleção, que permite a alguns viajantes nos Estados Unidos evitar os pontos de controlo.
Relativamente a potenciais ataques cibernéticos que paralisem os sistemas, como o que ocorreu recentemente, Jacobson diz que são muito raros. Aliás, mesmo que o sistema se desligue completamente devido a uma falha, os benefícios líquidos de uma experiência de viagem biométrica ao longo do tempo superarão os custos.
O programa do Aeroporto Internacional Zayed conta com uma parceria com o Governo, pois a Autoridade Federal para a Identidade, Cidadania, Alfândegas e Segurança Portuária dos Emirados Árabes Unidos (EAU) recolhe dados biométricos de qualquer viajante que chegue ao país pela primeira vez. O aeroporto recorrerá a esta base de dados, no sentido de verificar os passageiros que passam nos pontos de controlo.
Segundo Saeed Saif Al Khaili, diretor-geral desta autoridade federal dos EAU, num comunicado de imprensa recente, o projeto Biometric Smart Travel "visa melhorar a experiência de viagem no Aeroporto Internacional Zayed [...], garantindo elevados níveis de segurança e proteção".
Na perspetiva de Shawn DuBravac, futurista e autor do "Digital Destiny: How the New Age of Data Will Transform the Way We Work, Live, and Communicate", a biometria transformará as viagens.
Em vez de gerir tarefas mundanas, como a verificação de documentos, o pessoal pode fornecer níveis mais elevados de serviço ao cliente, ajudar os viajantes com necessidades especiais e garantir que a experiência geral dos passageiros é eficiente e acolhedora. A automatização dos processos de rotina permitirá uma experiência mais humana.
Apesar de a ideia agradar a alguns especialistas americanos, Irina Tsukerman, advogada especializada em segurança nacional e membro do Instituto da Península Arábica, explicou que este sistema biométrico no aeroporto funcionará em Abu Dhabi, "porque os EAU são uma monarquia pequena e rica, com um alto grau de confiança da população no governo e recursos suficientes para se dedicar à inovação técnica".
Concordo, vai ser muito mais fácil apanhar criminosos o que favorece a segurança de todos nós.
E não me venham com a treta da segurança metem fotos vossas e dos filhos nas redes social desbloquear o telemóvel é com a fronha mas se for num aeroporto já ficam nervosos
Estás a meter tudo no mesmo saco. Na minha casa, ninguém mete nada na rede social, e não temos nenhum telemóvel que tenha recinhecimento facial.
Agora falando nesta medida, se for opcional, tudo bem. Se não for, a única opção é deixar de se usar, aliás como muitas outras coisas que aqui em casa já deixamos. Cabe a cada um decidir o que usa e como usa.
+1
Exatamente @Marisa Almeida, sou um caso igual ao seu, faço das suas palavras minhas, se me permite.
Pena tenho, que haja energúmenos que pensam que somos uma bitola da sociedade.
Não querem não vão viajar, atualmente já temos de fornecer as impressões digitais e reconhecimento fácil também.
Também não abrem a porta de casa a quem não conhecem, certo?
Quando chegamos a imigração já tiveste de dar estes dados.
Presumo que também não tenham cartão de cidadão ou passaporte era o que faltava meter as impressões digitais e fotografia numa base de dados europeia.
Aqui em casa também vamos deixar de viajar para não nos tiraram uma foto cartão de cidadão nem pesar a partir de 2025 ninguém saí de casa que com as câmaras que há por aí era o que faltava
@Rui, continuo a dizer exactamente o que disse. Como vivias anteriormente? Se não concordo com alguma coisa não utilizo. Ninguém te falou de fotografias ou impressões digitais. Aconselho-te a ler o artigo.
Como vivia? Exactamente da mesma forma que vivo hoje mas com muito menos segurança ou porque é que achas que agora os aeroportos te abrem a mala para ver o que levas? Porque infelizmente no dia 11 de Setembro de 2001 morreram 3000 pessoas que se houvesse a segurança que há hoje e pelos vistos a que vai haver no futuro nem da porta do aeroporto tinham passado, quem não deve não teme quem tem que estar preocupado com reconhecimento facial num aeroporto é quem pretende rebentar com um avião não sou eu de certeza.
Eu li o artigo embarque biométrico tanto pode ser reconhecimento facial ou impressões digitais ambas coisas que já fazes no cartão de cidadão e passaporte estes documentos têm de ser cada vez mais difíceis de falsificar portanto é perfeitamente normal que haja um reconhecimento facial e uma leitura de impressões que se os dados não corresponderem aos que estão no cartão alguma coisa está mal.
Quando alguém usa o termo “quem não deve não teme”, percebe-se logo o grau de inteligência desse indivíduo.
Compreendo que a Arte de Pensar dentro e fora da caixa é só para alguns, os outros nem com pílulas magicas chegavam lá.
Já alguém (B.F.) disse por volta de 1748:
– “Aqueles que abrem mão da liberdade em prol da segurança, não merecem nem liberdade, nem segurança.”
Fico contente em saber que ainda há pessoas (Marisa Almeida) que sabem filosofar.
PS: para M.A., não viajes de avião após passares pela segurança biometria, que podes ter o azar de levar com um SAM e lá se vai a segurança biométrica. Lei das Probabilidades.
Ah isso decerteza não é para todos.
Mas se o facto de escrever uma expressão mostra o nível de inteligência o que dizer de alguém que vai buscar um excerto de 1748 para o século 21 se alguns têm o nível de inteligência baixo alguns nem se sequer nível têm é mesmo abaixo de 0.
Já agora por as pessoas fazerem o cartão de cidadão e não terem medo de um sensor biométrico não quer dizer que abram mão da sua liberdade são coisas muito diferentes mas tu vais lá saber o que é isso andas a citar artigo de há 200 anos atrás, saberes o que é sensor já é uma sorte
E agora dias depois tivemos um excelente exemplo, dados moveis ligados e localização os androids receberam notificação segundos antes do sismo se neste caso nem candeeiros caíram se fosse um sismos a serio secalhar um aviso segundos antes ainda salvava muita gente
“visa melhorar a experiência de viagem” – visa visa!!! sei muito bem o que visa!
É precisamente agora que quem deu os seus dados biométricos á WorldCoin começa a pensar 2x e a ficar assustado…
+1
(Eles dão dinheiro)… ninguem dá nada. que se meteu nessa aventura mais cedo ou mais tarde vai-se arrepender.
Porque? já não vão poder andar de avião ?
No caso da Worldcoin eles pagaram, o governo não paga e ainda cobra.
Muito provavelmente a base de dados da Worldcoin até é mais segura que a do governo (empresa privada VS empresa pública), portanto os dados do governo tem muito maior probabilidade de cair na darkweb e toda a gente ter acesso.
Hoje algumas gigantes da tecnologia e governos tem acesso a 99% das caixas de email, 100% das SMS’s e chamadas telefónicas, todo o histórico de navegação web, todo o dinheiro que está em contas bancárias e vocês estão preocupados com o facto de vos tirarem uma fotografia ao olho?!
1984!!!
Espero que se venham a sentir bem.
Comunistas curiosamente nem vê-los, é outra cambada.
Quero ver numa pandemia quando todos tiverem que utilizar máscaras.
Está descansado que se um telemóvel reconhece com mascara um aeroporto também
a tecnologia nao é nova, tenhas sistemas destes antes do covid19, que foram prontamente melhorados para suportar as mascaras.