Segurança Social: Autenticação de Dois Fatores (2FA) será obrigatória
Em breve, a Autenticação de Dois Fatores (2FA) será obrigatória para aceder ao Portal da Segurança Social. Saiba já como vai poder ativar.
A ativação de 2FA será aplicada nos acessos não efetuados através de Chave Móvel Digital, um método que por si mesmo já garante a segurança e proteção dos seus dados.
Porquê ativar o 2FA?
O 2FA adiciona uma camada extra de segurança, tornando a sua conta quase impenetrável. Para além da sua palavra-chave, será necessária uma confirmação através de um código enviado para o seu e-mail ou telemóvel.
O 2FA é um método de segurança que exige duas formas de verificação para confirmar a identidade do utilizador antes de conceder o acesso. Em vez de depender apenas da sua Palavra-Chave (o primeiro fator), será exigido um segundo fator, que é um código temporário enviado para um dos seus contactos validados: telemóvel ou e-mail.
Como ativar o 2FA no Portal da Segurança Social?
- 1. Aceda ao Portal da Segurança Social e autentique-se com o seu NISS e palavra-chave
- 2. Siga as instruções para ativar a 2FA
- 3. Confirme os seus contactos atuais (e-mail e telemóvel). Se os seus contactos estiverem desatualizados, aproveite para corrigi-los.
Nota: De referir que por agora essa opção ainda não está disponível na página da Segurança Social Direta.
Leia também:






















Depois dos comentários sobre a obrigatoriedade da 2FA no portal da AT, desta vez já trouxe e
No conceito, esta tudo certo, a 2 FA deve estar “by default”, mas na pratica, seja nas finanças ou na Seg. Social não funciona, porque não e’ em 90% dos casos o contribuinte/beneficiário que usa o Portal, e’ o contabilista
Já nem falo dos reformados com muitos e bons anos que nao tem telemovel, alguns deles nem de teclas… E para esses casos como fazem? Vão ao balcão de atendimento?
Dão o telemóvel do seu filho(a) ?
Não fazem já o IRS na internet?
Para quem não percebeu: Em 2024, 8376 contas, de utilizadores, do portal, da segurança social, viram, os nibs, serem alterados para Iban, de cartões Revolut. 11 pessoas foram apanhadas e o valor roubado, andará pelos 160000 euros, terá sido investido, em criptomoedas.
A PJ, e a segurança social, encontraram, um denominador comum: as 8376 identificações, usavam, a app, da segurança social, para fazer login, nalguns casos, até usando a CMD, o que não batia certo, com roubo ou acesso ilegítimo.
Em vez de anunciar, que o problema terá sido, uma situação de phishing, em redes sociais (há suspeitas com o Linkedin e o Instagram, utilizados, por todas, as pessoas, afectadas), que apanhou a app (que terá sido corrigido, num update, 11 dias depois, da primeira reclamação), há que aproveitar e validar os 84 milhões de euros, pagos a uma empresa, para “mudar o formato da Administração Pública e os seus acessos”.
E vá de tornar obrigatória, a 2MFA, que tem ZERO ZERO protecção, e só dá mais problemas, aos utilizadores. Mas, há outro lucro: é que, o governo, passa a ter acesso a 11 milhões, de números de telemóveis, identificados pelos seus proprietários, sem qualquer necessidade de mandato judicial.
Sem ser preciso isso, será muito mais simples, avançar, com processos judiciais, e com notificações digitais (leiam o TOS, do site, das finanças, que, a segurança social, deverá ficar igual, em que “Ao usar o 2MFA, está a subscrever notificações oficiais, do estado, para o seu telemóvel.”), para qualquer caso. Imaginem lá receber uma SMS, das finanças, a dizer que devem 600 euros, de uma multa, de trânsito, porque o vosso carro, passou a 180kmh, numa localidade. A única diferença, para os biliões, de burlões, é que aquela sms, terá, o vosso nome e a matrícula, do carro, que está, registado, por vocês. Se ignorarem, 3 meses depois, são 3600 euros e 6 meses, sem carta, de condução. Essa já será entregue por um polícia, quer estejam, no vosso carro ou em casa…
Já por isso é que vou passar a ir sempre a um balcão, quando precisar da segurança social.
Só dizes merd4… É impressionante!
E meter o WebAuthn/ FIDO2 que é realmente mais seguro é que nem ponderam tal.
Que pelo menos é algo que teoricamente pode estar no total controlo da pessoa. Telefone e E-mail estão sempre dependentes de terceiros que se quiserem podem interferir ou ser comprometidos por atacantes. Mas felizmente não se aprende nada com os ataques a contas já realizados no passado, até a Google aprendeu que só o FIDO U2F (versão mais antiga do WebAuthn/ FIDO2) é que parava os ataques de phishing, mas em 2025 continuamos a promover telemóvel e e-mail.
Com comprovativo de IBAN , que a segurança social exige , e verificação perante o banco do IBAN , muito dificilmente o IBAN pode ser alterado por alguém que nao eu . A administração publica é uma desgraça , o site da segurança social direta é uma coisa tao mal feita que mete dó…..eu por exemplo descobri que determinada repartição da segurança social , nada mais é que uma máfia encoberta ….levam as pessoas para gabinetes fechados , e depois pedem dinheiro para tratar dos assuntos . Gravei um funcionário a dizer que tinha mentido para me criar problemas , mandei a gravaçao ao chefe e o chefe respodeu-me indignado que o funcionário era exemplar …fiz queixa á provedoria de justiça e a coisa resolveu-se …hoje entreguei no Porto , relatórios médicos para o AMIM e a funcionária que os recebeu começou a a dizer que se calhar os relatórios eram falsos …mais uma que vai levar uma queixa na provedoria da justiça ….em vez de resolverem a corrupção e a incompetência que anda por todo o lado , divertem-se com 2ª autenticação ….continuem assim que vao longe
Esta gente esquece-se que existe população fora das cidades,onde muitas pessoas nao tem rede de tlm em casa. Só sabem complicar e atrapalhar a vida das pessoas,nao bastava ter de mudar a porcaria da password de x em x tempo…
Entendo o porquê mas por exemplo eu além de gerir a minha, também tenho a dos meus pais e avós… Como faço? O meu número de telemóvel em todas?
10 anos depois…
Mais uma chachada semelhante à criada para o Portal das Finanças. Quem inventa isto, deveria colocar-se no papel de utilizador. Esquecem-se, que para uma grande parte dos utilizadores, são os familiares nuns casos, os contabilistas noutros, a consultar ou a tratar dos assuntos.
Só preciso de iniciar uma vida antes que está acabei.
Pf