PplWare Mobile

Falha de energia: E-REDES já informou sobre o que se está a passar

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anung says:

    É mentira, foi um cyberattack coordenado.

  2. Alter says:

    Foi uma tempestade solar

  3. Mário says:

    Das 2 uma:
    – Ataque Russo/Chines informático
    – ataque da UE para meter medo as pessoas para as medidas que vão ter que tomar.

    Uma coisa é certa daqui a pouco as baterias das antenas móveis vão deixar de dar ninguém vai poder fazer chamadas e ter 4G, as caixas multibanco vão deixar de funcionar e por aí fora…

    • SergioA says:

      Calma Mario. As telecoms teem geradores diesel nos seus edificios e baterias nos pontos de distribuicao.
      Trust me, fui estagiario na PT ha 20 anos atras.
      Quase de certeza que teem plano para faltas de energia.

      • Mário says:

        Não digas asneiras as centenas de antenas móveis pelo país não têm geradores mas sim UPS que duram umas horas.

        • SergioA says:

          Sinceramente Mario, anda com teorias da constipacao?
          Ok ok, talvez assim perceba melhor.

          -Geradores diesel nos edificios (centrais das redes 21, 244, 232.. por ai fora)
          -baterias(UPS) nos pontos de distribuicao.

          Melhor assim?

          • Mário says:

            Fdx amigo tenho um poste com 3 antenas de frente a minha casa e já vi aquilo dezenas de vezes aberto durante manutenção só tem 2 baterias grandes (Ups) não me tentes dar conversa maior parte delas são assim.

            Neste momento na minha zona as antenas da DIGI e Vodafone já foram, alsó ainda funciona a NOS e há 30 minutos davam todas.

          • SergioA says:

            Ah ok, esqueci-me de referir que o topico que eu estava a referir era rede fixa (e cobre)
            My bad

          • RaphaelSP says:

            Não percebes nada diato ta calado o tario! Os russos desativaram a eletricidade e preparam se para desembarcar em Matosinhos, ja ha frotas a vista e a marinha portiguesa esta atenta

    • trapz says:

      E os estados unidos? Nao fazem ataques?

    • PTO says:

      “– ataque da UE para meter medo as pessoas para as medidas que vão ter que tomar.”

      Ahahahahahahahah, não há como não desatar a rir com os maluquinhos das conspirações.
      Fdx! Que cromos! 🙂 🙂 🙂 🙂

      • Profeta says:

        E se for verdade ? Tudo e possivel neste mundo satanico vindo dos mesmos fdp do costume. A mim isto me pareceu mais um teste covid 2. E ainda mais grave porque em mais de 10 horas sem electricidade muitas empresas ficaram no prejuizo, mas como o culpado e fantasma, a quem e que as empresas e familias vao recorrer para processar um culpado ? PTO Essa coisa de andar sempre a desvalorizar as teorias da conspiracao ja nao pega, porque devagarinho devagarinho elas tem vindo a acontecer. Nao acordes e olhas fora da box que nao e preciso. Aposto que nem no Ventura vais votar. O sistema assim esta bom para ti nao e ?

  4. Mário says:

    Mas uma coisa é certa se o problema foi na Europa e não em Portugal não se admite o que está a acontecer depois daquilo que aconteceu há uns anos em França e ficamos aqui sem electricidade, o sistema não tem que depender de Espanha ou França.

    É levar estes tipos a tribunal!

  5. Max says:

    Ainda não explicou o que se passou efetivamente.
    “Uma grande falha no fornecimento de energia atinge Portugal e Espanha esta segunda-feira, deixando milhões de pessoas sem eletricidade. Os relatórios indicam problemas na rede eléctrica europeia.
    As causas ainda não são claras. Os meios de comunicação social nacionais dão conta de problemas na rede eléctrica europeia, que, no entanto, afectaram as redes nacionais na Península Ibérica. Um incêndio no sudoeste de França, na montanha Alaric, que danificou uma linha eléctrica de muito alta tensão entre Perpignan e Narbonne oriental, foi também apontado como uma possível causa.“ (Euronews, 12H30)

  6. Andreas Noack says:

    Carros elétricos são fixes. Casas inteligentes são fixes. O digital é fixe.
    Tenho batatas semeadas. Portuguesa, lombardo, coração, tronchuda, bróculos, beterraba, cebolas, alhos. As favas já estou a apanhar. 40m3 de água no poço (está cheio). Múltiplas formas de defender o que é meu. Enlatados para 2 meses. Carregador solar, pilhas recarregáveis, rádio analógico e walkie talkies recarregáveis com o solar.
    Está-se bem aqui no meio do (quase) nada. Aí pela cidade está tudo bem?
    Quem tiver carro a combustão, pode carregar o telemóvel no carro.

    • Colibri Doce says:

      Carros elétricos são fixes: eu tenho fotovoltaicos enormes e não só carrego o meu carro e não dependo se as bombas de gasolina estão fechadas ou sem combustível, como mantenho a casa sem depender (durante o dia) de ninguém.

    • Ninguem says:

      E que tal pensar um pouco melhor nisto? Bombas de gasolina, por exemplo, não funcionam sem eletricidade. Vais puxar o combustível com uma mangueira? Vai ser um carro à combustão que te vai salvar, lol.

      E hoje em dia até um carro elétrico dos mais básicos vem com uma bateria que dá para uns 100KM. Se deixas ele parado, tens uma bateria que dá para dias a carregar telemóveis, portáteis, e até coisas mais potentes (para aquecer água, por exemplo) dependendo na capacidade que as portas do carro têm. O meu (Hyundai Ioniq) tem portas de isqueiro com 180W… com um adaptador dá para fazer muita coisa. E isto para não falar nos que permitem descarregar a bateria através da porta de carregamento, onde podes por exemplo ligar um frigorífico, fogão elétrico, etc… basicamente “pilhas recarregáveis” para a tua casa.

      • Profeta says:

        Bem quanto as bombas de gasolina posso dar o meu exemplo aqui perto de casa, nao sei se funciona para todas as gasolineiras de Portugal, mas reparei que eles tinham os geradores a funcionar. Logo no caso desta bomba de gasolina preparou-se para eventos desta natureza. Em relacao as outras nao sei mas presumo que nao seja a unica.

  7. Pedro says:

    Hoje em dia preocupa-se mais com parvoices do que elementos fundamentais para a Sociedade…

    Nunca se esqueçam dos 4 Pilates para um País!: Educação, Saúde, Justiça e SEGURANÇA….!

    • Colibri Doce says:

      Eu trabalho na saúde: o cidadão não quer saber, mas só reclama com o trabalhador; mas não exige ao político nada. Ora bem, exige futebol, tabaco e bebida no cafe-

      Uso a segurança , justiça e educação: uma desgraça, feita para o cidadão que come impostos, mas nada para o que os paga!

      Maravilha de socialismo.

  8. zero says:

    Foi em Janeiro deste ano que este texto foi publicado
    Cibersegurança: Energia Sob Ataque

    https://greensavers.sapo.pt/ciberseguranca-energia-sob-ataque/

  9. Sérgio V. says:

    Isto já era previsível. Pó. Menos no meu ponto de vista.
    A Vodafone já falhou a nível mundial 2x por isso é só pensar que também pode acontecer noutros serviços. Eletrecidade por exemplar

  10. Blocked says:

    Então mas Portugal não era o país que conseguia estar dias só com renováveis? Imaginem lá se a eletrificação total estivesse em vigor… Era para lá do caos que vemos!

  11. LP says:

    Para os entendidos… Porque não se usam as energias renováveis para alimentar o país?

    • Zé Fonseca A. says:

      Lol… isso é uma pergunta para os entendidos?

    • Ninguem says:

      O problema aqui não foi falta de produção de eletricidade.

      Quando um problema qualquer faz com que a frequência (50Hz) suba ou desça um pouco, vários sistemas começam a desconectarem-se da rede para se protegerem (ter que reiniciar é mais fácil/rápido/barato do que ter que substituir equipamento). Cada desconexão piora a situação e se nada é feito rapidamente, eventualmente há um colapso. Isto tudo pode acontecer em 10, 20, 30 segundos…

      Normalmente a rede elétrica consegue reagir a isto, com mais produção a ser adicionada rapidamente (baterias, etc), com grandes consumidores a diminuir a carga rapidamente ou apagões em certas áreas/utilizadores menos importantes. Estar ligado à rede Europeia ajuda aqui porque todos estão a tentar manter o balanço e tem benefícios, porque as vezes não está vento em Espanha, mas está vento em Portugal (e sol, chuva para as barragens, etc), mas quando alguma corre muito mal, também há um risco maior de mais áreas terem problemas.

      Depois de haver um colapso da rede, é preciso lentamente ligar as várias partes da rede. Um pequeno erro pode voltar a colapsar a rede. E isto é quando tudo corre bem…

      Desde 2000, problemas semelhantes ocorreram nos EUA, Reino Unido, Suíça, Roménia, Chile, Ucrânia, etc, por várias razões. Há uns meses atrás um animal qualquer deitou a baixo a rede elétrica do Sri Lanka. São coisas que acontecem de vez em quanto.

    • Max says:

      Porque não ouviste a TSF durante o apagão para perceber?
      O apagão geral foi o esperado, por razões de segurança, em face da grande instabilidade da rede, originado de Espanha, de onde se estava a importar grande quantidade de energia produzida por centrais solares, por ser mais barata. É como se todos os disjuntores das centrais elétricas tivesses disparado.
      Para reiniciar o fornecimento de eletricidade, por “ilhas”, que se vão alargando, há duas centrais Castelo de Bode (hidroelétrica) e da Tapada do Outeiro (termoelétrica), que vão ajustando aumento de oferta/aumento da procura, senão o sistema volta a ir abaixo, num processo que demorou horas.
      So depois de o sistema estar estável é que se pode ir acrescentando outros centros de produção de eletricidade.

    • Andreas Noack says:

      Porque é tudo conversa.

  12. abilioesilva says:

    Há vários anos houve um apagão e um alto responsável da Edp disse que a culpa foi duma cegonha. Depois chegou-se à conclusão que o culpado foi uma tempestade solar. Neste momento o principal suspeito é a “cegonha russa”.

  13. Nuno says:

    O que eu adorei ler estas teorias da conspiração. Um grande obrigado a todos os chalupas!

  14. Anónimo says:

    STUXNET… para quem não sabe, procure a informação e depois avalie.
    Não é certo, mas as centrais cairem todas como peças de dominó?!?!…
    Há qualquer coisa que não pate certo.
    A infecção de PLC’s com malware é real e uma coisa bastante actual e com a IA, cada vez mais perigosa.

    • Profeta says:

      Mais uma forma demonstrada que neste novo milleniumm as empresas precisam rever que sistemas operativos devem usar para evitarem de ficar sujeitas a esse tipo de ataques em seus equipamentos. Custa dinheiro o investimento ? Who cares, para tudo ha um custo mas a longo prazo se se puderem evitar esse tipo de ataques a infraestruturas ja se esta a ganhar. Os empresarios deveriam cada vez mais comecar a pensar fora da box e a longo prazo. ISto so prova uma vez mais o quao podre esta este sistema. Usam equipamentos obsoletos, mas desde que estejam a funcionar para eles esta tudo bem, depois acontecem coisas meio estranhas e ninguem sabe explicar a razao. Desconhecia esse stuxnet anonimo, dai o meu comentario do potencial desse worm.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.