PplWare Mobile

Apagão de energia: cuidado com as notícias falsas que já circulam

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. V@ says:

    Nem mais. A pior coisa que se pode fazer é inventar e por as pessoas em pânico. A mim parece-me mais um efeito de desligamento em cascata das centrais do sul da Europa. A tratar-se de um cyberataque certamente que a Holanda e países importantes seriam os atacados, e não propriamente Portugal e Espanha ou o Sul de França. Falei a pouco com família na Holanda e lá tudo normal. Desbalanceamento da rede eléctrica no sul da Europa, efeito cascata nas centrais, será o mais provável.

  2. SergioA says:

    Nao se esquecam das cegonhas como ha 20 e tal anos, a parte bonita e que aconteceu na noite do meu aniversario. Tudo que era a sul de Rio Maior estava sem luz.

  3. Realista says:

    Já vejo carros aflitos que não podem nem abastecer nem carregar.

    • Toni da Adega says:

      Normal, carros a combustão só possuem 1000km de autonomia. Isso nem para 1 dia chega.

    • Yamahia says:

      Por acaso, até numa pequena vila como Cheganças (já ouviste falar?), não houve esse problema. O único problema? Muitos bidões e algumas cubas de 1000 litros.
      Era tudo a assambarcar looolooolool, isto por volta das 15h00.
      Estava com mais de ¾, mas se tivesse que ser não iria morrer na praia.
      Pelo contrário na rádio já falavam em elektros parados na estrada. Eu vi um deles na saída da A1 S/N para o Carregado.
      É a vida 😛

      • Hacker Alhinho says:

        Já ouvi falar sim Sr, vizinho! 😀

      • Realista says:

        Vi vários a combustão a andar devagar e muitos na reserva.

        Várias bombas de gasolina estavam encerradas tanto no Porto como em Aveiro…

        • Yamahia says:

          Fossem comprar um gerador que já não encerravam. Assim como muitos talhos e outros negócios salvaram as suas mercadorias à custa de geradores de apenas 300€ até 3 kW
          Adiante.
          Eu tb vi muitas fechadas, (porque achavam q não valeria a pena o investimento de 2000€ para 7ou 8kW tendo em conta aquilo que esperavam vender)
          No entanto em AE não vi nenhuma fechada e achei piada áquela de Cheganças cujo dono, atendendo ao movimento anormal, deve ter feito render o investimento a duplicar ou triplicar senão mesmo mais.

          Qt aos outros, se isto durasse muito tempo, podes ter a certeza que investiam num gerador. Nem que fosse dos mais baratuchos para assegurar os serviços mínimos.

  4. RaphaelSP says:

    A Rússia atacou em cheio Europa desativando eletricidade em mais de 14 países europeus e prepara-se para invasão aqui em Varsóvia já se ouvem as sirenes a tocar e o exercito nas ruas

  5. zetesla says:

    Aqui o cenário ideal será um dia os carros eléctricos poderem injectar electricidade na rede.

    Só acho estranho num Portugal com tanta eólica e parques solares, que não haja um redireccionamento automático da electricidade para auto-consumo, ficando em standby a venda ou dependência de outros países.

    Outra coisa chocante é como centenas de serviços essenciais, ou mesmo grandes empresas, não tem Geradores! É um investimento mínimo comparado com um prejuízo de 24 ou 48h dos serviços parados.

    Mas depois deste apagão, é igual aos incendios ou a outros desastres… Critica-se, comenta-se e espera-se por outra má noticia para mudar o foco da atenção e nada se resolve!

  6. Opçao nuclear ou carvoeira says:

    E mesmo assim, tivemos a sorte de ter sido um ano anormalmente chuvoso, pelo que após desligarmos de Espanha – que provavelmente iria era resolver o seu problema na totalidade e só depois viria ajudar-nos – puderam lançar a térmica a gás do Outeiro e sobretudo a hidro electrica de Castelo de Bode à produção máxima, o que permitiu regularizar a situação em tempo recorde, pois as “renováveis” de que se dizem maravilhas… não deram mecha para o sebo. Não reativem as térmicas a carvão, que fecharam por pressão dos lobbys, não. Quanto mais não seja, para um backup, já que por qualquer motivo, não querem nem discutir a opção nuclear.

  7. says:

    É só especialistas em segurança, electricidade, teorias e outros quejandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.