Se ainda usa o Windows XP então vai começar a ter sérios problemas ao navegar na Internet
A segurança na Internet é cada vez mais uma questão que preocupa os utilizadores. Várias medidas têm sido aplicadas, quase sempre focadas na utilização de comunicação cifrada, que assim garante esta proteção.
Uma das maiores fornecedoras de certificados usados nessas comunicações é a Let's Encript, que agora tem um problema em mãos. Um dos seus principais certificados vai expirar, o que vai deixar o Windows XP com sérios problemas no acesso à Internet.
Problemas para quem navega na Internet
A utilização de certificados e de toda a sua estrutura de confiança é uma das garantias da proteção dos utilizadores ao navegarem na Internet. São estes que servem de base ao conhecido e muito usado HTTPS
É precisamente daqui que vem o mais recente problema da Internet. Um dos certificados raiz da Let's Encript está prestes a expirar, terminando no dia 30 de setembro. Este seria um processo simples de resolver com uma simples atualização dos sistemas operativos, algo que representa agora um desafio em certos casos.
Windows XP vai ser um dos principais afetados
Esta foi uma situação que esteve prestes a acontecer com o Android, nas versões mais antigas, mas que foi resolvida. Infelizmente, no caso do Windows XP, tal não será possível. Assim, este sistema terá problemas já a partir desta semana.
Às 15:01:15 de dia 30 de setembro, com o expirar deste certificado vão começar os problemas. Ao aceder um site que use um certificado da Let's Encript, este passará a ser apresentado como não confiável e o acesso ficará impedido pelo próprio browser.
We have reached 2 billion certificates issued!
Securing the Web *is* possible! Free, easy-to-use TLS certificates, and automation have helped us get where we are today.
Join us as we continue to push the Web to 100% encryption: https://t.co/swycXbL1h9 pic.twitter.com/BpCWxmyjBI
— Let's Encrypt (@letsencrypt) September 9, 2021
Qual o impacto destes certificados?
Apesar de ser apenas um certificado raiz, que com alguma frequência expiram, o problema aqui é muito grande. Segundo os dados da própria Let's Encript, existem já 2 mil milhões de certificados emitidos e que dependem destes certificados raiz para funcionarem com a confiança exigida.
OS utilizadores do Windows XP podem assim ter problemas a navegar na Internet, mas podem não ser os únicos. Também as versões anteriores a 2016 do macOS e do Android 2.3.6 Gingerbread vão ver este problema surgir no dia 30 de setembro, pelas 15:01:15.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Scott Helme
Neste artigo: certificados, Internet, Let's Encript, problemas, windows xp
Mais uma noticia sensionalista. “o acesso ficará impedido pelo próprio browser.”. Basta ir ao browser e desativar Certificate Checking. Claro que nao aconselho mas tambem se estão a usar o XP de que serve qualquer conselho..
Muitas empresas ainda usam Windows XP…
Os computadores na empresa onde eu trabalho funcionam com o Windows 7 porque o DCS (Distributed Control System) foi feito para aquilo e aquilo mesmo
Já fiz exames numa clinica e o computador que controlava a máquina do exame corria Windows 3.11
Já estive numa barragem portuguesa onde o computador que registava aquilo tudo funcionava em DOS
Se é bom e está a funcionar, para quê estragar?
Pois, concordo contigo. Eu ainda uso Windows 7 e cai tudo em cima de mim por nao estar no 10. Espero ter disto isto baixinho que eles andam aí…
Deste lado “Windows Vista” a bombar, e não é só para Internet, além de softwares, controla as minhas machines CNC Usinagem, CNC Laser, etc…
Também tenho PC com W10, mas não uso.
Como fica as maquinas multibanco que têm XP, ou já foram todas actualizadas?
As maquinas multibanco que ainda têm XP estão a ser convertidas para Linux.
Nei sei porquê, ainda tenho um maquina P4 com o XP, quando bate um pouco de nostaligia desses tempos ligo-o para uns games da epoca.
Caro Miguel
Desde já concordo consigo. Quanto ao windows workgroups 3.11 foi um excelente SO e ainda o tenho a funcionar num portátil Compac com muitos anos. Actualmente uso o Windows 7 Ultimate 64 b e até à data, contrariamente ao que se diz tenho actualizações do MSEssentials. A minha mulher usa um portátil Acer Travelmate 4000 com Windows XP Home SP3. Nenhum problema e tudo a funcionar em pleno há anos. Por fim tenho outro portátil com Windows 10 que apesar de todos os esforços só me deu problemas e é lento, e, perante isso, arrumei-o há pouco tempo. Para acabar repito a sua excelente frase “Se é bom e está a funcionar, para quê estragar”.
Se o hardware e software das empresas se mantiver o OS deve se manter e não mexer, obviamente.
Agora quando muitas empresas têm que trabalhar em softwares mais avançados e hardware mais potente porque a área assim o obriga e as exigências são cada vez maiores, não faz sentido as pessoas acharem que “funciona vai funcionar para sempre”, e admiramo-nos que os computadores estejam sempre a falhar.
+1
Miguel, falas-te bem e concordo contigo. Mas repara que mencionas-te máquinas que à partida não têm acesso à internet certo?
No meu trabalho, tenho uma máquina que corre windows xp porque o programa foi feito para aquilo.. mas offline. Aí sim não se justifica alterar nada.. mas quando se acede à internet a história é outra..
Só se for uma barragem de brincar!!!!!! Já agora identifique a barragem para não pensar coisas de si.
Funny guy 😀
Eheh, eu nao tenho esses problemas atualmente com o W98 SE
E que tal importar a chain?
Em que parte no Chrome a correr no XP encontro esse parametro para desativar?
Irra já estamos na era do W11
O W7 ainda é o melhor.
W10 a cada patch lá vão as impressoras à vida.
Aqui nunca nenhum patch me afetou nenhuma impressora. Antes tinha uma OKI C3300 e agora tenho uma Canon LBP621Cw. Sempre funcionaram sem problemas.
Vai? Ou já tem sérios problemas a mais de 10 anos e não sabe?
Eu ainda tenho Windows 3.1
Tá a bombar…
Sim,há muita gente que ainda usa o XP nem que seja para jogos antigos e mesmo quando saiu o 7 quem queria ir a internet já tinha que usar outro browser porque o IE já estava muito limitado
Os antivacinas vieram todos ao pplware. Bem vindos.
Experimentem o browser Mypal que é feito especificamente para o Windows XP e não terão esses problemas
Mas que desgraça!
Se ao menos fosse possível importar os certificados raiz daqui: https://letsencrypt.org/certificates/ ( https://letsencrypt.org/certs/isrgrootx1.der ) e carregar duas vezes no ficheiro e depois instalar o certificado no computador local, e colocar o certificado no arquivo de “Autoridades de certificação de raiz de terceiros” talvez fosse possível resolver esse problema tão terrível.
On-topic—>ainda ontem vi que o Internet Explorer 11 vai desaparecer(vai ser descontinuado)dia 21 ou 22 de Junho do próximo ano de 2022.Vi porque recebi esta informação ao abrir uma janela nesse browser/navegador e a pedir-me que fizesse a transição para o Microsoft Edge.Para também exportar os favoritos,etc.,para o Microsoft Edge e nele activar o modo de compatibilidade se quiser.E assim lá se vai um marco da história pelo cano abaixo. 🙁
Aquele marco que ainda está a tentar abrir uma página web há 5 anos…
Já estava na hora
muda para linux no computador e esta feito