Quantcast
PplWare Mobile

Satélites militares comunicaram entre si usando lasers infravermelhos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno says:

    Eu acho que uma das provas mais recentes que temos de comunicação satélite-satélite com laser é a StarLink, se não estou enganado.
    Por isso, já se sabe que tem potencial.

    • Bernardo says:

      Os Sentinel do programa Copernicus fazem isso há uns bons anos para download da telemetria e dos dados de ciência

      • ThornC says:

        Exacto, no Copernicus usa-se o European Data Relay System para comunicações entre satelites. Mas o principio foi demonstrado com o ARTEMIS, embora não tenha sido usado operacionalmente como o EDRS. O ARTEMIS usava transmissão radio em Ka para transferir dados do ENVISAT para terra…

      • Bruno says:

        Ora uma coisa que não tinha conhecimento!!
        Agradeço pela partilha.

  2. Manuel says:

    Nos anos 60 do seculo passado já se usava infravermelhos para comunicar entre a alemanha entre as duas aa duas partes do muro de Berlim. Isto com a tecnologia atual é banal

  3. Secadegas says:

    A China tem um melhor… Empurra os satélites para fora de órbita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.