PplWare Mobile

Saiba como ativar a sua Assinatura Digital para usar com a Chave Móvel Digital

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Susana Batalha Silva says:

    È realmente um bom serviço, contudo peca pela exigência de 1 nº de telem. por cada chave, tentei pedir chaves para as minhas filhas (menores) para poder aceder ao SNS online e não consegui dado ser-me exigido um nº de telem. por chave.
    O serviço deveria permitir no mesmo nº acumular varias senhas.

  2. Antonio says:

    O Artigo é excelente. Contudo falta-vos um passo. Porque quem faz o registo pela opção b através do site das finanças precisa de confirmar o telémovel sim mas depois disso mandam o pin para casa por carta.

  3. João Rossa says:

    A mim quando tento fazer isto diz que tenho de ativar presencialmente na loja de cidadão, espaços empresa ou nos balcões IRN /RIAC. Isto entrando através do CMD.

    • João says:

      Caro João Rossa, a mim acontece-me o mesmo, enviam-nos o pin para casa e é prático mas obrigam-nos a ir para uma fila de 60 pessoas 2 horas antes da abertura da loja do cidadão… não faz sentido

      • João Rossa says:

        E já agora alguem percebe quais são realmente as condições para poder renovar online?
        Comprei o adaptador de cartões e não consigo renovar. Aparece sempre a mensagem:

        Não estão reunidas as condições para a renovação online do cartão de cidadão.

        Das condições que vejo deveria estar apto pois de acordo com o site gov.pt estas são as condicoes:

        Se tiver 25 ou mais anos, pode renovar o Cartão de Cidadão através da internet, se:

        * O Cartão de Cidadão a renovar tenha sido emitido pelo prazo de 5 anos e tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017;
        * O Cartão de Cidadão ainda estiver válido ou não tiver perdido a validade há mais de 30 dias;
        * As impressões digitais do titular existirem no sistema dos serviços do IRN.

        Ora tenho mais de 25 anos, o meu cartão foi criado em 2014 e na altura forneci as impressões digitais e o que tenho ainda está válido.

        Alguem com problema idêntico?

      • Antonio says:

        Eu fiz tudo pela internet… nao me foi necessario ir a lada nenhum…

      • F.M. says:

        A mim acontece-me o mesmo, o link de activação que é mostrado aqui no passo de subscrição não me aparece e existe uma nota informativa que diz que tenho de me deslocar à loja do cidadão… Totalmente ilógico!

        Alguém sabe se agora com o Covid há alguma forma alternativa?

  4. Armindo says:

    Que sorte para os que da primeira receberam tudo direitinho!
    Também fiz tudo pela Internet, aparentemente bem, mas envio de “carta” até hoje nem vê-la e utilizando o SMS que recebi dá isto:

    Já existe uma conta CMD associada ao seu Cartão de Cidadão
    Para aceder à área privada da Chave Móvel Digital clique aqui.
    Para mais informações contacte: info.portaldocidadao@ama.pt

    Por mais que use todas as opções possíveis e imaginárias, dá erro.

    Envio de emails, nem os respondem …. :-/

  5. Marco says:

    Não permite ativar a “subscrição da assinatura digital”. Remete para “espaços cidadão”.

  6. Teresa says:

    Fiz tudo como indicado. Contudo, não recebo no meu telemóvel o código de validação. Tentei várias vezes. O que deverei fazer?

  7. Manel says:

    O que está descrito no artigo só funciona se a assinatura tiver sido ativa no ato de levantamento do Cartão de Cidadão, caso contrário terá que deslocar-se a uma Loja do Cidadão (ou similar) para fazer essa ativação que por motivos de segurança terá que ser presencial.

  8. Pedro says:

    Também tive dificuldades na obtenção da chave móvel um a vez que nunca recebi a carta com o código. Após várias tentativas recebia sempre a mesma informação: “Já existe uma conta CMD associada ao seu Cartão de Cidadão”. Contactei os serviços por email e nunca obtive resposta. Só consegui resolver esta situação através do 300 003 990 onde cancelaram o anterior pedido para ser possível efectuar um novo.

  9. Ivo says:

    Queria so dizer que recebe este link depois de pedir ajuda em: cartaodecidadao@irn.mj.pt
    Não tirando o vosso mérito, mas esnviei mail para o estado!

  10. Marco Lopes says:

    Muito confuso! Então se RECEBEMOS o cartão por correio REGISTADO, entregue apenas à PESSOA, porque raio não é possível efectuar a activação da ASSINATURA DIGITAL??? Então para nada serve o envio por correio!

    Que estupidez!!!

    E o artigo é confuso… NADA esclarece quanto a isto.

  11. Marco Lopes says:

    Não precisa de ir a um balcão! https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/orcamento-familiar/dicas/como-pedir-a-chave-movel-digital-e-assinar-a-distancia

    Como ativar a assinatura digital?
    É possível fazê-lo logo quando levanta o cartão de cidadão, mas, se não o fez, pode ativar essa opção mais tarde, nos Espaços Cidadão ou nos Espaços Empresa, nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dos Açores. À distância, pode fazê-lo no site oficial das autenticações.

    Na página inicial, clique em “Autentique-se”, no lado direito do ecrã, e selecione a Chave Móvel Digital. Autorize.
    Indique o número de telemóvel que associou à chave móvel digital e o respetivo PIN que recebeu pelo correio. Pressione “Autenticar” e vai receber, por mensagem telefónica, uma combinação de seis dígitos. Digite-a e confirme.
    Clique no separador “Chave Móvel Digital” e selecione “Subscrição da Assinatura Digital”. Clique em “Ativar”. Certifique-se também de que tem ativado o campo “Telemóvel” para ter a certeza de que recebe os códigos por mensagem.
    Digite o PIN da “Ativação da Assinatura Digital” e repita a operação antes de confirmar.
    Receberá novamente um código de seis dígitos, através do telemóvel. Insira-o no espaço do “código de segurança” e confirme. Já tem a assinatura digital ativada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.