Sabia que pode assinar documentos sem instalar nada?
Sabia que pode assinar documentos com a sua Chave Móvel Digital sem a necessidade de instalar nada? O processo é simples e dá muito jeito. Vejam todos os passos.
A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.
A assinatura digital permite ao titular de Chave Móvel Digital com funcionalidade de assinatura ativa, por vontade própria, assinar documentos em formato pdf.
Como assinar Documentos com a sua Chave Móvel Digital?
Para começar deve aceder aqui ao site autenticação.gov. Comece por carregar em Avançar para dar início ao Processo.
Em seguida, indique qual o documento que pretende assinar.
A seguir indique o posicionamento da sua assinatura. Deverá assim escolher qual a orientação do PDF e a respetiva posição da assinatura no documento. Se o documento tiver mais do que uma página, também poderá indicar em que página pretende.
Proceda à autenticação através da Chave Móvel digital indicando o seu número de telemóvel.
Indique o código de segurança recebido via SMS ou o apresentado na app Autenticação.GOV.
E por fim é só fazer download do seu documento assinado, com a assinatura digital, que aparecerá no local que foi indicado anteriormente. Para quem não tem leitor de cartões, pode sempre utilizar a Chave Móvel Digital para proceder à assinatura digital de documentos. Fantástico serviço! Experimentem...
Este artigo tem mais de um ano
Assino vários documentos usando este método.
Sei que é possível assinar sem que apareça a data em que é assinado o documento.
Poderiam fazer um tutorial de como o fazer?
Desde que aprendi a escrever há mais de 40 anos que assino sem instalar nada 😉
Desde há uns anos as coisas mudaram e apareceram as assinaturas digitais 😉 modernismos!
É estranho permitirem assinar desta forma, é que teoricamente um hacker conseguirá assinar pela pessoa à distância, visto que nem é preciso ter acesso ao cartão de cidadão que contém o chip com a chave privada… mas se está no servidor a chave privada teoricamente é possível furtá-la/ ter acesso a ela… é que existem vulnerabilidades em todo o lado incluindo nos chips dos processadores, servidores de web, etc.
É estranho como é que me deixam assinar documentos quando posso estar a ser alvo de coação com a família refém em casa…
Por amor da Santa… Se não tem nada que fazer porque não vão até à praia????
E não pode acontecer o mesmo com assinatura em papel físico?
Pode acontecer com a assinatura em papel físico, mas nesse tipo de assinaturas é muito mais difícil de aceitar a legitimidade da assinatura… agora se alguém recebe um documento PDF assinado com um certificado qualificado por uma entidade reconhecida, aí é muito mais difícil de alguém contestar a veracidade da assinatura. Não vou dizer impossível, apenas bastante mais difícil. E qual é o problema disso? É que alguém pode fazer coisas erradas e escudar-se na assinatura com certificado digital qualificado para dizer que não tinha realmente razão para desconfiar de algo estar errado… e até pode estar a ser honesto.
Sim, a lei prevê tal possibilidade de coação. Agora imagine que conseguiram meter o país inteiro a assinar coisas sem sequer saberem.
O comentário é acerca de estar a ser proporcionado um serviço que serve como ponto de acesso que hackers poderão eventualmente ter mesmo acesso.
Se empresas gigantescas e serviços secretos não conseguem manter os seus segredos protegidos, como é que alguém acredita que logo aqui o Estado Português ia conseguir fazer tudo perfeito a tal ponto que ninguém consiga abusar do sistema?
Se tiveres a familia refem em casa tambem te podem obrigar a assinar um papel.
Tens ido muito a praia e assim queimas o cerebro.
Pois podem, mas têm de ir lá fisicamente a casa… não é estar lá num qualquer país que posso nem saber que existe a entrar no servidor do Estado (ou a utilizar chaves privadas furtadas do servidor) e a assinar a compra ou venda de algo com o certificado digital qualificado oficial emitido pelo Estado Português.
SIM! sabia!..
Este processo só é “simples” se o utilizador tiver ativado previamente a assinatura digital.
E como se ativa a Assinatura Digital no paraíso da burocracia?
“presencialmente, nos ESPAÇOS CIDADÃO, ESPAÇOS EMPRESA e nos BALCÕES DE ATENDIMENTO DO IRN e da RIAC”, que é a mensagem que aparece a muitos utilizadores no site da Chave Móvel Digital quando percebem que a Assinatura Digital está “Inativa”.
Só em espaços do cidadão são mais de 800 locais. Não vai ser difícil.
Assim pensa um burocrata, mas podia pensar: se a chave móvel digital já está associada a um cidadão, para quê uma deslocação para ativar uma assinatura digital desse cidadão?
Também pode ser ativada com o cartão e um leitor de smartcards.