Registo de trabalhadores do serviço doméstico já pode ser feito online
Tal como anunciámos aqui, o registo de trabalhadores do serviço doméstico passa a ser feito online. Esse registo já está atualmente disponível através da Segurança Social Direta (SSD).
Este novo serviço digital está disponível para o registo dos trabalhadores com remuneração por hora e, no decorrer das próximas semanas, será disponibilizado para os restantes trabalhadores do serviço doméstico.
Desde a entrada em vigor da Agenda do Trabalho Digno, a 1 de maio de 2023, e até ao final de outubro, foram realizados 12.126 novos registos de serviço doméstico, o que representa um aumento de 130% face ao período homólogo (5.274).
Com este serviço digital, o processo de inscrição torna-se mais simples e acessível, uma vez que, até à data, a inscrição apenas podia ser realizada nos serviços de atendimento da Segurança Social ou através de carta.
Onde fazer o registo do Serviço Doméstico?
Tal como referido, o registo já pode ser feito através da SSD, acedendo a Emprego e em seguida a Serviço Doméstico (ou acesso direto aqui).
Depois é só comunicar vínculo, carregando no botão verde.
Neste link, pode encontrar um manual para a inscrição, admissão e cessação de serviço doméstico.
A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, relembrou também que "cerca de 700 mil pessoas desde 2015" saíram da situação de pobreza. Além do registo de trabalhadores domésticos, a ministra referiu que irá ser usada a Inteligência Artificial para fiscalizar falsos recibos verdes.
Este artigo tem mais de um ano
espera ai que vou ja dar os dados para o estado roubar!
É assim mesmo. Contribuir o menos possível e reclamar o máximo. Vota Chega, vai ficar tudo bem 😀
Agora é obrigatório, se fores apanhado pagas multa.
Aqui a empregada sempre teve contrato de trabalho, não concordo que não deva ter porque depois lixa-se na reforma
Cá em casa só existe uma “amiga” que ajuda nas arrumações.
Não há cá essa de empregada.
“a ministra referiu que irá ser usada a Inteligência Artificial para fiscalizar falsos recibos verdes” – Esta por acaso é muita boa!!!! de rebolar a rir, ha anos que existem falsos recibos verdes e nunca vao deixar de existir, com jeitinho até no proprio estado existem!!! deve ter uma noçao diferente do que seja falso ou verdadeiro recibo verde.
“cerca de 700 mil pessoas desde 2015″ saíram da situação de pobreza” – outra muita boa!!! é devido ao trabalho declarado que sairam da pobreza???
A pergunta é muito simples, porque a maioria das pessoas nao declara? Faço serviços semanais a uma velhota de 90 anos, vao multar a velhota??? vão me multar a mim mas há velhota nao?? vao multar ambos??? isto é de facto chorar a rir!!!! ao menos que tenham juizo e coloque montantes minimos do trabalho nao declarado, uma pessoa se ganhar 300€ em trabalho domestico nao declarado, é para depois trabalhar o mesmo e ganhar ainda menos??? é tudo muito bonito mas é para quem ganha bem, ou ACHAM que muitos nao declaram 1000€ por mes porque nao querem?? era sinal que se ganhava bem, nao??