PSP: Vai de férias? Tenha muito cuidado com as reservas…
O verão começa hoje e são muitos os que já começaram a pensar em férias. Fazendo algumas pesquisas na internet são variadíssimas as propostas, mas tenha atenção também às fraudes. A PSP e Airbnb alertaram recentemente para fraudes na reserva de férias.
Atenção à marcação de férias online... e não só!
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a empresa Airbnb alertaram hoje para a possibilidade de existirem fraudes na reserva de férias. Para ajudar, partilharam orientações sobre como detetar casos que podem surgir nesta plataforma de reserva de alojamento.
De acordo com o comunicado,
Por ocasião da época estival, a PSP estabeleceu uma parceria com a Airbnb para aumentar a sensibilização para as fraudes e manter as pessoas seguras 'online' quando reservam as férias. Enquanto os turistas procuram um bom negócio, os burlões podem levar as pessoas a pagar por transferência bancária através de anúncios, 'sites' e chamadas telefónicas falsas, mas convincentes
Ao nível de orientações, é referido que ao utilizar especificamente a Airbnb, deve permanecer na plataforma para reservar, pagar e comunicar, devendo as estadas ser sempre reservadas e pagas apenas na plataforma para tirar partido dos processos seguros, dos reembolsos e das políticas de apoio da Airbnb. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar de imediato à Airbnb.
A PSP alerta ainda para o facto de existirem burlões que podem tentar roubar a identidade das vítimas enviando um contrato de arrendamento e pedindo uma cópia do documento de identificação, mesmo que só tenham sido pedidas algumas informações iniciais. Podem também solicitar transferências bancárias antecipadas para garantir a reserva, prometendo reembolsar o dinheiro se não der certo e mencionando que trabalham para uma empresa oficial.
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Sem querer fazer publicidade, a nível de segurança já tive problemas com o AirBnb das poucas vezes que usei, em contrapartida com Booking.com nem um problema e a nível de atendimento dos operadores do Booking, dá cinco a zero a AirBnb.
Claro que acredito que outros tenham tido experiências inversas a minha, mas também conta muito o destino que se vai.
Em Portugal nem penso duas vezes primeiro Booking depois das outras.
Nota, pagamentos sempre feitos em cartão quando não conheço a hospedagem.
Booking é mais para hotéis, para casas tem muito pouca oferta, airbnb problemas tipicamente são mais da parte de quem coloca as casas a alugar do que propriamente das plataformas, por isso é bom ver reviews e falar com os proprietários a tirar dúvidas, regra geral se uso airbnb tento só usar superhosts e a experiência é sempre flawless.
Também uso outras plataformas como vrbo com oferta interessante ou outras plataformas mais pequenas para casas mais exclusivas, aqui o booking tipicamente só serve para fazer pesquisas para hotéis, depois de encontrar o hotel entro sempre em contacto para negociar a rate e faço a reserva directa com o hotel, já cheguei a poupar mais de 600€ numa quinzena por não reservar no booking, principalmente para tarifas não standard é sempre preferível negociar diretamente com o hotel, o booking é interessante pela política de cancelamentos.
Concordo com quase tudo, menos “Booking é mais para hotéis”, provavelmente apenas é utilizador consumidor e enquanto eu tenho amigos e família proprietários de AL e só querem trabalhar com Booking:com, Não um que diga bem do AirBnb, e frase que mais mencionam é: – O AirBnb quer ser o dono da minha propriedade e querem decidir o que ter e nao ter na minha propridade., entre outras coisas.
Nota : Nenhum tem um Hotel.
No entanto, depois, há exageros. Como, para quem reserva, o Airbnb estar-me a pedir foto + cópia do cartão de identificação para verificar a identidade.
Não, obrigado.
Porque é preciso proteger os 2 lados.
Sendo o airbnb a pedir é natural, da mesma forma que se fosses tu o host gostarias que a quem alugas a casa tenha a identidade verificada para o caso de ter algum problema, em qualquer hotel te pedem o cartão de cidadão para fazeres checkin porque haveria de ser diferente numa plataforma?
Lá esta a AirBnb e querer saber e mandar no que é alheio. A norma é o proprietário é que pede a documentação necessária. A AirBnb devia apenas de servir de intermediaria e receber a devida taxa.
Num hotel, pedem-me o cartão de cidadão na altura do check-in e não fazem uma cópia do mesmo, nem me pedem uma cópia na altura da reserva.
No Airbnb não tinha qualquer problema em mostrar a minha identificação no local, quando fizesse o check-in. Se não correspondesse aos dados que introduzi ao fazer a reserva, então que me barrem a entrada. Têm esse direito. Parto do princípio que o Airbnb tenha bons protocolos de segurança, mas mesmo assim não quero arriscar a ter cópias do meu cartão de cidadão a circular indevidamente na net.