Projecto Kuiper: Internet em zonas excluídas através de 3236 satélites
Ter acesso à rede mundial Internet é hoje quase um bem indispensável da nossa sociedade. No entanto, nem todas as pessoas do mundo têm essa sorte. Seja por falta de possibilidades ou de cobertura, a verdade é que a Internet não chega a todos. Contudo, a Amazon quer dar o seu contributo.
Conforme foi dado a conhecer, a Amazon quer levar a web a muitas zonas excluídas do globo. O ambicioso plano tem o nome de Projeto Kuiper.
Projeto Kuiper quer levar Internet a todo o globo
A Amazon deu a conhecer, na passada semana, que está a desenvolver um projeto de criação de uma rede de satélites. Desta forma, a gigante do comércio on-line quer lançar um estilo de "constelação". Isso irá permitir levar um serviço de Internet de alto débito a zonas excluídas do mundo.
De acordo com fonte da Amazon à agência de notícias France-Presse:
O projeto Kuiper é uma nova iniciativa para lançar uma constelação em baixa órbita terrestre de satélites que vão fornecer ligações de alto débito a comunidades mal ou não servidas no mundo
Projeto Kuiper terá 3236 satélites para fornecer internet
Segundo uma publicação da GeekWire, tendo como base os documentos que descrevem o projeto de colocação em órbita baixa dos satélites, este projeto terá 3236 satélites a altitudes que vão de 590 a 630 quilómetros (784 satélites a 590 km da superfície e 1 296 a 610 km e os restantes 1156 a 630 km).
A iniciativa da Amazon, com o nome Kuiper, deve-se a Gerard Kuiper, um astrónomo americano de origem holandesa que descobriu a existência de Nereida e Miranda, luas dos planetas Netuno e Urano.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: GeekWire