Será o fim do Cartão de Cidadão? Saiba o que é a EUDI
O Cartão de Cidadão (CC) é um documento de identificação físico que contém um chip, permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada. Mas a União Europeia está a criar um novo mecanismo de identificação. Conheça o EUDI.
A Carteira de Identidade Digital da UE (EUDI - European Digital Identity Wallet) é uma iniciativa da União Europeia que visa fornecer aos cidadãos, residentes e empresas um meio seguro e padronizado de identificação e autenticação digital, tanto online como offline. Tendo em conta as características, a EUDI pode ser substituir o Cartão de Cidadão português.
EUDI - European Digital Identity Wallet - o que permite?
A EUDI Wallet será uma aplicação segura que permitirá aos utilizadores:
- Provar a identidade digitalmente (por exemplo, para aceder a serviços online ou atravessar fronteiras)
- Armazenar e partilhar credenciais (como cartas de condução, diplomas, receitas médicas ou IBAN)
- Assinar documentos digitalmente
A EUDI Wallet será desenvolvida de acordo com normas europeias e estará disponível para instalação em smartphones ou outros dispositivos eletrónicos. Os utilizadores poderão:
- Escolher quais os dados que querem partilhar e com quem
- Utilizar a carteira digital em qualquer país da UE
- Autenticar-se sem necessidade de palavras-passe
- Proteger a identidade digital com múltiplos níveis de segurança
A União Europeia prevê que a EUDI Wallet esteja disponível até 2026, com projetos-piloto já em curso em vários Estados-Membros.
Esta iniciativa faz parte do reforço da Identidade Digital Europeia, garantindo um acesso mais simples, seguro e padronizado a serviços digitais dentro da União Europeia
é o que já temos em Portugal como GOV.PT
E que muitas vezes a polícia indica que não é aplicação válida; e têm que ser apresentados os documentos em formato físico
Errado, atualmente as autoridades são obrigadas a aceitar a apresentação do cartão de cidadão digital através da app oficial do governo Gov.pt como alternativa ao cartão de cidadão físico
Mentira, se isso acontecer o policia é burro.
O formato digital na app gov é tão válida como a fisica…..
É dizer para multar e escrever nos comentários que foi mostrada a APP.
Acaba logo a conversa.
A aplicação é valida. A lei é clara.
Diz ao PSP ou GNR durante uma interpelação e que não quer saber da APP.
É tudo muito bonito mas se ele(a) só aceitar os documentos em papel que alternativas tens?
Fui mandado parar numa operação stop perto da altura no Natal, não tinha o documento da viatura e apresentei através da app Gov.pt e foi aceite… Porque não haveria de aceitar? A lei é clara…
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/a-carta-de-conducao-na-aplicacao-idgovpt-substitui-a-tradicional
Dizes que não tens outro meio de identificação, recusaste a pagar qualquer multa, pedes para falar com o supervisor dele, mas NUNCA pagues qualquer multa.
Não te esqueças de pedir a identificação, ao agente de autoridade que te está a interpelar, para apresentares queixa por escrito, devido a desconhecimento da lei.
tens a alternativa de o deixares fazer o que ele julga ser o trabalho dele, não pagar qualquer coima na hora, se possível recolher provas de que o fez ilegalmente mesmo após o teres alertado de que o estava a fazer e agires contra ele recorrendo aos meios legalmente ao teu alcance
A lei e clarissima. No entanto quantos policias nao querem saber? Se apanhares um maluco, nao te safas
mas talvez com ligação às próprias wallets dos telemóveis?
Mais uma maneira da Europa conseguir uma base de dados de toda população da Europa, e depois nada como utilizar essa informação que valerá milhões de euros.
é para controlar a as pessoas 100% quando introduzirem o euro CBDC este ano.
TAL E QUAL!
O controlo (que muitos dizem ser só uma teoria da conspiração) vai fazer-se massivamente, em muitos aspetos em tempo real, e com a possibilidade futura de te limitar e obrigar a obedeceres, caso contrário serás perseguido. É bíblico mas a maior parte acha que são delírios. Vcs vão ver como passo-a-passo todos vão ser controlados e perder liberdade!
Só não vê quem anda a comer sono!
Não te Passa pela cabeça o quanto as Agências europeias seguem a risca a lei de protecção de Dados e a segurança dos mesmos.
Depois cada estado é responsável pelo CC dos seus cidadãos ou seja este sistema não será centralizado mas sim ligada a cada país (tal como já acontece com outros sistemas actuais)
tens noção que só o facto de possuires um cartão de cidadão, já estás na BD?
Sim, mas aposto que estás com os teus dados todos na META, na Google, na Apple etc etc… a dados na Europa é que é perigoso, até porque a Europol se quiseres não sabe nada sobre ti
desde o 1º dia o governo ja te tem na base de dados. sai das bolhas conspirativas, vai-te fazer bem a cabeça
Calma, a base de dados ja esta feita e partilhada entre estados. Portugal ainda fez pior porque mete CC, SS e numero de utente no mesmo cartao.
Agora preocupa-te e se ao dares a copia do CC a qualquer entidade, se nao fornecem para “parceiros”
O que falta mesmo e um 2FA para validar contratos e pagamentos.
A seguir Crédito Social, o teu dinheiro apenas digital e vais votar com a cruz no local certo.
o GOV.PT não vai acabar. O EUDI será implementado na nossa app para ficar compatível com a norma.
No futuro todos os documentos (incluindo prescrições médicas) poderão ser usados nos países aderentes (a maioria da EU) em sistema online e presencial (ex, apresentação da cartão de condução às autoridades).
tamos lixados, isto vai ficar como na china
Este projecto tinha tudo para ser algo realmente interessante e acima de tudo, realmente seguro, mas o projecto final será bem diferente do que foi proposto.
Basta lerem o rascunho daquilo que foi apresentado pela equipa (esses sim que percebem) e lerem aquilo que foi “aprovado” para seguir para desenvolvimento.
Mais uma vez “os nossos representantes na UE” a mostrarem que percebem bastante deste tipo de assuntos.
É isso. Até 2030 vai estar tudo sobre rodas. Ditadura tecnocrática a bombar em cima das bocas inúteis. Desde que em maio haja festa no Marquês ou nos Aliados, não se passa nada.
Devagarinho devagarinho olha os chips a comecarem a aparecer. Ontem faltou mais.
Já tens um contigo e que tu não largas, sabes como se chama?
Telemóvel
exato… mas isso é apenas uma transição para o que aí vem. agora que todos já estão confortavelmente dependentes da conveniência…
A pessoa perde o telemovel, la se vai os documentos.
A pessoa perde a carteira, la se vai os documentos.
Só acredita nas boas intenções da UE que for burro, mas uma machadada na identidade nacional rumo à União das Repúblicas Socialistas Europeias.
E qual o problema?
Podes sempre ir para a China ou Russia se preferires o regime que anda por lá…
E também permite votar pela internet, como se pode fazer com o nosso cartão de cidadão?
Para perguntas tipo referendo e questoes que nao sejam de opiniao, sim. Se for para eleicoes, espero que nao. Nao va o Elao tamperar os votos em transito.
A UE tem diretivas que às vezes são boas e outras vezes más. Neste caso é má pois se for necessário usar um smartphones e internet, muitos não vão usar isto pois esses muitos não têm internet no smartphone ou não têm smartphone.
Depois o cartão bancário, o teu dinheiro apenas digital, o tua existência económica deixa de ser independente e particular e votas com a cruz no local certo….
O verdadeiro problema não está só no lado técnico, está no controlo. Uma carteira de identidade digital emitida pelo “governo dos governos” coloca todos os teus dados pessoais num só lugar, desde o teu passaporte até ao acesso ao banco. Pode parecer prático, mas também significa quecom um simples click podem restringir o teu acesso aos serviços básicos. Hoje é apenas uma ID.Amanhã pode ser uma ferramenta para te forçar a cumprir regras. Simples!!
O sistema integra-se com bancos, viagens e serviços públicos o que permite o rastreio em tempo real do que fazes, onde vais, o que compras e como te comportas online. E se algum dia se ligar a uma moeda digital do banco central (CBDC), o governo poderá controlar onde e como gastas o teu dinheiro. Acham que isso é exagero? Vejam o que já está a acontecer noutros lugares…
Agora é “opcional”, claro, mas a história mostra-nos como as coisas funcionam. O passaporte da vacina tb era “opcional” até que, de repente, precisavas dele para viajar, trabalhar ou até para entrar em certos sítios. Quando este sistema estiver em todo o lado, recusar usá-lo pode significar perderes o acesso aos serviços. Não parece grande liberdade de escolha, pois não? Parece mais uma forma de coerção.
A segurança é outra questão séria. Só porque uma parte do sistema é open-source não significa que seja seguro. Se um hacker conseguir invadir um sistema centralizado destes, não vai roubar uma parte da tua identidade – vai roubar tudo de uma vez. E pior, os governos já têm um historial de colocar ferramentas de vigilância disfarçadas de “segurança”. A União Europeia já aprovou leis de vigilância em massa que depois foram consideradas ilegais. Por que é que isto seria diferente?
Ah, e quem sabe onde isto vai parar. O que começa como uma ferramenta simples de identidade digital pode, muito bem, evoluir para algo muito mais perigoso. A China, por exemplo, começou com um sistema de crédito social para avaliar a confiança financeira e hoje em dia já pune cidadãos com base nas suas opiniões políticas. E aqui, o que acontecerá quando o governo começar a restringir o acesso a serviços ou locais de acordo com o que acham de ti ou da tua ideologia?
A realidade é que, mais do que uma simples ID digital, estamos a falar de uma infraestrutura de controlo. Uma ferramenta que, se se tornar obrigatória, pode ditar como interagimos com a sociedade. Se um dia recusares esta “ferramenta maravilhosa”, o que vai acontecer? Não poderás usar o banco, viajar ou até mesmo aceder à internet? Quem te garante que isto não vai ser um pesadelo, em vez de uma solução? Ah, e sim, vamos confiar mesmo que o governo não vai abusar desse poder. LUL
Útil, haver um documento digital uniformizado. Primeiro em muitos países ainda não tem nada parecido com o id gov. É muito difícil discutir a validade da aplicação no estrangeiro. Nem sei se tem valor legal. Depois existe a padronização dos dados. Por exemplo em Portugal usamos a data de validade, enquanto noutros usam a data de emissão. É sempre um filme explicar que basta subtraímos 10 anos. Um documento único era bem vindo.
A app do GOV não tem validade fora de PT. A documentação é um calvário na UE. Bancos que ilegalmente restrigem acesso a produtos porque não tens o ID nacional.. Exigencia de passaporte etc etc. É super bem vida a EUDI peca por tardia
Só estes comentários sao mais uns dados para acrescentar aos dados de cada um universo p q saibam como melhor nos dar a volta . Um questionário sem perguntas .
A crença generalizada na “boa vontade” da UE e do governo português, é realmente assombrosa. Quem diria, que um dia chegaríamos a este nível de cegueira canina…
Que ótima notícia pois , se o documento conter novos elementos de identificação ( números ) talvez venha dificultar as burlas digitais , caso, haquear identificação das pessoas…..!!!!
Seria ótimo..
Que desgraça..
União Soviética 2.0..mas o povo é manso, e aceita a perda de indentidade, de um País com uma historia centenas, ou até mil anos…que desgraça.
A Bandeira Portuguesa deveria estar a meia aste.