Portugal: Serviços de alta velocidade subscritos por 80,7% das famílias
Os serviços de telecomunicações têm evoluído significativamente em Portugal. As operadoras têm feitos avultados investimentos e daí Portugal ser um dos países que melhor serviço oferece.
De acordo com a ANACOM - Autoridade Nacional das Comunicações, os serviços de alta velocidade em local fixo são subscritos por 80,7% das famílias.
Portugal: Nº de alojamentos cablados com fibra ótica é de 5,8 milhões
No 1.º trimestre de 2022, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo em Portugal atingiu 3,4 milhões, mais 7,6% do que no mesmo período do ano anterior (9,4% no 1º trimestre de 2021). De referir que cerca de nove em cada dez novos clientes de redes de alta velocidade contrataram um serviço suportado em redes de fibra ótica (FTTH).
Cerca de 80,7% das famílias dispunham de subscrições de serviços de alta velocidade em local fixo. Nas regiões de Lisboa (94,7%), Açores (89,7%) e Madeira (88,5%) registaram-se penetrações acima da média. Por seu turno, as regiões Algarve (80,7%), Norte (77,1%), Centro (72,0%), e Alentejo (62,9%), regiões em que a penetração destes serviços é mais baixa, cresceram acima da média nacional.
Estima-se que, no mínimo, cerca de 5,9 milhões de alojamentos estavam cablados com uma rede de alta velocidade, mais 2,9% que no mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento verificado foi inferior ao registado há um ano (5,2% em termos homólogos). A cobertura das redes de alta velocidade foi de 92,5%, mais 2,8 pontos percentuais (p.p.) que no mesmo período de 2021.
Em Portugal, o número de alojamentos cablados com fibra ótica (FTTH - Fiber to the Home) ascendeu a cerca de 5,8 milhões, mais 4,4% do que no período homólogo, tendo atingido uma cobertura de 90,4%.
O número de alojamentos cablados com acessos de alta velocidade suportados em redes de TV por cabo (HFC - Hybrid Fiber Coaxial) diminuiu 0,4% face ao trimestre homólogo, totalizando 3,7 milhões. A cobertura deste tipo de redes era de 57,4%.
Já tem ligação à Internet em fibra em casa?
Este artigo tem mais de um ano
cä em portugal é tão bom que já tem umas operadoras novas
Há um ano atrás a Vodafone ainda tinha internet ADSL no monte da Caparica, com uns estonteantes 2,5mb/s nos dias melhores.
Agora era baixar os valores das faturas para os consumidores.
Se,num futuro próximo,as operadoras de telecomunicações decidirem aumentar as velocidades de download e de upload nas suas ofertas comerciais uma coisa é certa,lá teremos nós que comprarmos novas placas de rede e até novos cabos que suportem essas velocidades.Mas por outro lado até era bom.Se não me engano já há mais do que 1 ou 2 países no mundo a comercializar já 1,5 Gb ou 2 Gb em download para clientes domésticos.Isso é que era.
Para já a única operadora de telecomunicações que oferece a maior velocidade é a MEO,no pacote gaming edition,com 1Gb de download e 400 Mb de upload.
Os cabos existentes (cat5e) suportam 2.5Gbps (2.5GBASE-T), e se a distancia não for grande até consegues 5Gbps (5GBASE-T). Cabos cat6 suportam os 5Gbps até 100m. Acho que cabos é o menor dos problemas. Switches de 2.5Gbps também ja são acessíveis. Falta mesmo é começar a ver portas NBASE-T nos novos produtos. Por agora só mesmo em algumas motherboards premium.
Eu esta semana vou passar 2 cabos novos e nem me vou dar ao trabalho de usar cat6a, visto não valer a pena o trabalho extra (cabos mais rígidos e conectores mais complicados). Cat6 é o suficiente para a próxima década.
E pelo que vejo a maioria das pessoas não quer saber da velocidade extra. A maioria usa o gateways fornecidos pelas operadoras que não passam muito acima dos 500Mbps em situações normais. Especialmente em cidades com dezenas de redes Wi-Fi na proximidade.
Mas conheço um operador (Delta) que já oferece serviços de 8Gbps (simétricos), acho que por cerca 68EUR. O preço não é mau. Pena a cobertura. Acho que nos próximos meses vai ser mais comum ver serviços de 2Gbps com a expansão da tecnologia XG(S)-PON na maioria dos países europeus.
Muito obrigado por me informar.O seu último parágrafo é que me entusiasmou mais.Ter uma velocidade de 2 Gb em download era excelente.Mas já agora diga-me que operadora de telecomunicações é essa,a Delta,de que falou ?? Em que país,ou países,opera ela ??
(https://www.deltafibernederland.nl/nl/1-miljoen-adressen-toegang-tot-1-gbps-van-delta-fiber/) É esta empresa que você diz,na Holanda ?? Caramba,diz lá que neste ano de 2022 já vão comercializar ofertas de 10 Gb em download.É incrível. :O
Correto! Infelizmente essa empresa só oferece serviços no sul do país, em zonas menos densas. Aqui na capital (Amsterdão) a cobertura fibra é péssima e apenas disponível pela KPN (operadora principal equivalente à Meo em Portugal).
Nesse sentido Portugal está bem melhor, praticamente todas as cidades tem fibra. Nos Países Baixos andam a guardar os centros urbanos para o final 🙁
Há inúmeros países onde a largura de banda para clientes residenciais é de 1 ou 2 Gbps.
Não são apenas 1 ou 2 países.
O incomum é 10 Gbps em download e 1 Gbps em upload para clientes residenciais.
Acho que a Suíça já tem 25 Gbps para ofertas comerciais. Só não me consigo recordar do operador.