Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Serviços de alta velocidade subscritos por 80,7% das famílias

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. skyline says:

    cä em portugal é tão bom que já tem umas operadoras novas

  2. João says:

    Há um ano atrás a Vodafone ainda tinha internet ADSL no monte da Caparica, com uns estonteantes 2,5mb/s nos dias melhores.

  3. Meh says:

    Agora era baixar os valores das faturas para os consumidores.

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Se,num futuro próximo,as operadoras de telecomunicações decidirem aumentar as velocidades de download e de upload nas suas ofertas comerciais uma coisa é certa,lá teremos nós que comprarmos novas placas de rede e até novos cabos que suportem essas velocidades.Mas por outro lado até era bom.Se não me engano já há mais do que 1 ou 2 países no mundo a comercializar já 1,5 Gb ou 2 Gb em download para clientes domésticos.Isso é que era.

    • SANDOKAN 1513 says:

      Para já a única operadora de telecomunicações que oferece a maior velocidade é a MEO,no pacote gaming edition,com 1Gb de download e 400 Mb de upload.

    • Keyboardcat says:

      Os cabos existentes (cat5e) suportam 2.5Gbps (2.5GBASE-T), e se a distancia não for grande até consegues 5Gbps (5GBASE-T). Cabos cat6 suportam os 5Gbps até 100m. Acho que cabos é o menor dos problemas. Switches de 2.5Gbps também ja são acessíveis. Falta mesmo é começar a ver portas NBASE-T nos novos produtos. Por agora só mesmo em algumas motherboards premium.

      Eu esta semana vou passar 2 cabos novos e nem me vou dar ao trabalho de usar cat6a, visto não valer a pena o trabalho extra (cabos mais rígidos e conectores mais complicados). Cat6 é o suficiente para a próxima década.

      E pelo que vejo a maioria das pessoas não quer saber da velocidade extra. A maioria usa o gateways fornecidos pelas operadoras que não passam muito acima dos 500Mbps em situações normais. Especialmente em cidades com dezenas de redes Wi-Fi na proximidade.

      Mas conheço um operador (Delta) que já oferece serviços de 8Gbps (simétricos), acho que por cerca 68EUR. O preço não é mau. Pena a cobertura. Acho que nos próximos meses vai ser mais comum ver serviços de 2Gbps com a expansão da tecnologia XG(S)-PON na maioria dos países europeus.

      • SANDOKAN 1513 says:

        Muito obrigado por me informar.O seu último parágrafo é que me entusiasmou mais.Ter uma velocidade de 2 Gb em download era excelente.Mas já agora diga-me que operadora de telecomunicações é essa,a Delta,de que falou ?? Em que país,ou países,opera ela ??

      • SANDOKAN 1513 says:

        (https://www.deltafibernederland.nl/nl/1-miljoen-adressen-toegang-tot-1-gbps-van-delta-fiber/) É esta empresa que você diz,na Holanda ?? Caramba,diz lá que neste ano de 2022 já vão comercializar ofertas de 10 Gb em download.É incrível. :O

        • Keyboardcat says:

          Correto! Infelizmente essa empresa só oferece serviços no sul do país, em zonas menos densas. Aqui na capital (Amsterdão) a cobertura fibra é péssima e apenas disponível pela KPN (operadora principal equivalente à Meo em Portugal).

          Nesse sentido Portugal está bem melhor, praticamente todas as cidades tem fibra. Nos Países Baixos andam a guardar os centros urbanos para o final 🙁

    • Bruno Mota says:

      Há inúmeros países onde a largura de banda para clientes residenciais é de 1 ou 2 Gbps.
      Não são apenas 1 ou 2 países.
      O incomum é 10 Gbps em download e 1 Gbps em upload para clientes residenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.