PplWare Mobile

Portugal: Receitas do leilão da rede 5G vão financiar… estradas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. jaugusto says:

    Não sei o que se passa lá fora mas … não seria melhor investir nas universidades para financiar cursos steam ligados a áreas de aplicação do 5G: logistica, IoT, saúde etc.

  2. Rui Cleto says:

    Já que se trata de frequências e no âmbito da tão apregoada transição digital, deveria ser considerada a implementação da rádio digital em Portugal – o nosso país está a ficar uma verdadeira “ilha” na europa onde esta tecnologia que substitui a analógica rádio em FM, está a ter um desenvolvimento notável.

    • Vasco says:

      Já existiu em 2001 até 2007 salvo erro. A RDP emitia,as penso que era a única estação a disponibilizar esse modo. Eu andei na altura a pensar em adquirir um receptor DAB principalmente por adoro música clássica e a Antena 2 emitia em DAB. Comercialmente, em Portugal foi um fiasco porque ninguém comprava receptores DAB… Somos pobres! Por isso deixaram de emitir em DAB.

    • André Silva says:

      Rui, consegue partilhar algum link por favor?
      Do que tenho ouvido falar, o DAB foi um fiasco na sua generalidade. Além dos emissores serem muito mais caros que os tradicionais FM, além de dizerem que o ganho em termos de qualidade seria marginal.
      Já para não falar que em portugal temos 100% do território praticamente onde se apanha uma rádio FM, e com o DAB ia acontecer o mesmo que a TDT.

        • Rui Cleto says:

          O sistema DAB+ está a ser implementado em toda a Europa, sendo Portugal já uma ilha…

          • Rui Cleto says:

            O sistema DAB+ é muitíssimo melhor que o anterior DAB, mais ecológico, fiável e com outras capacidades de imagem e dados. Está em forte implementação das redes em praticamente todos os países europeus. Portanto, esta tecnologia digital já provou. Os automóveis novos vendidos na europa têm obrigatoriamente receção em DAB+. Os recetores têm preços muito baixos e acessíveis ao cidadão comum. Na altura, faltou (de forma muito grave) uma divulgação massiva da tecnologia perante ouvintes e vendedores de recetores…

    • Gilberto says:

      Acho que a criação de uma rede DAB+ já viria tarde, qualquer telemóvel tem hoje acesso às rádios digitais e às plataformas de streaming.

  3. BA says:

    Não sei como se encontram essas estradas mas uma coisa sei, no Baixo Alentejo as estradas estão muito mas muito más. Repletas de buracos e inseguras.
    É interessante ler o texto da forma como o expressam num tom depreciativo porque de um momento para outro quando se fala em investimento nas estradas parece que está tudo bem e que as mesmas não necessitam de manutenção, mas quem viaja diariamente em auto estradas e bons tapetes de betuminoso não está minimamente interessado na necessidade urgente da existência de boas vias de comunicação terrestre para veículos automóveis.
    Muito falam no aeroporto de Beja mas porque não investem nas estradasse fazem a ligação a esse equipamento?!!

  4. Algo says:

    Alguém disse 5g, carros elétricos autónomos e Smart Cities? E lol a “Dense Air”.

  5. José says:

    … e o que se faz com o roubo fabuloso dos combustíveis?
    Ah!… Já sei, vamos deixar de ser roubados.
    Até que enfim.

  6. Filipe says:

    Politica do alcatrão e do cimento, importa é ter fitas para cortar.
    É uma pena não se utilizar este extra para fazer avançar os reais atrasos do nosso país na área digital.

  7. FreakOnALeash says:

    Conheço algumas e de facto são precisas obras ou novo troço, acho que é um bom investimento, principalmente por alguns são acessos do mundo rural onde as pessoas não vivem de 5G e as mercadorias ainda seguem por camião e não pela cloud!

  8. Macopio says:

    Ver se é desta que a A24 chega de Viseu à Figueira da Foz!

  9. wtvlol says:

    Mais estradas ainda?

    Vai é financiar os bolsos dos políticos e afins.
    As obras públicas servem sempre para cobrar excessivamente o estado.

  10. Luís says:

    Podem esquecer o 5G no interior.
    Seria o gov a investir em infra-estruturas no interior a partir do dinheiro ganho no leilão. Mais uma vez vamos enterrar em estradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.