Portugal: Receitas do leilão da rede 5G vão financiar… estradas
O leilão da rede 5G já terminou! Depois de 200 dias, a fase de licitação principal chegou finalmente ao fim. O montante total atingido ascende a 566,802 milhões de euros e os 58 lotes em disputa foram atribuídos a seis operadores: Nos, Meo, Vodafone, Nowo, Dense Air e Dixarobil.
Parte das receitas do leilão da rede 5G vão ser aplicados... em estradas!
143 milhões da receita do leilão do 5G vão financiar estradas. A notícia é do DN, que revela que serão financiados cinco projetos rodoviários. Verba será compensada com fundos do Portugal 2030.
De acordo com a resolução de Conselho de Ministros de n.º 46-A/2021, que remonta a maio deste ano, o governo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a utilizar até 143 milhões de euros da verba total gerada pelo leilão do 5G, que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) terá de depositar nos cofres do Estado.
Os projetos rodoviários financiados pelos 5G são os seguinte...
Os projetos rodoviários que serão financiados pelo 5G são: "IC35 - Sever do Vouga/IP5 (A25); ligação ao IP3 dos concelhos a sul [V.N. de Poiares, Penacova, Lousã, Miranda do Corvo e Góis]; IC31 - Castelo Branco/Monfortinho; EN341 - Alfarelos (EN342)/Taveiro (acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos); IC6 - Tábua/Folhadosa."
Com um investimento global de 165.091.000 euros, a NOS adquiriu todo o espectro possível para a exploração da nova tecnologia 5G: 100MHz na faixa dos 3,6 GHz e 2x10MHz na faixa 700 MHz, adquirindo também 2x5MHz na faixa dos 2100 MHz e 2x2MHz na faixa dos 900 MHz". A Vodafone investiu 133,2 milhões de euros em dois lotes nos 700 MHz e nove na banda dos 3,6 GHz. Já a MEO (Altice) garantiu um lote na faixa dos 700 MHz, dois lotes nos 900 MHz, um lote nos 2,1 GHz e nove lotes nos 3,6 GHz, com 125 milhões de euros. E a Nowo aplicou 70,2 milhões de euros em dois lotes nos 1800 MHz e em lotes nas faixas dos 2,1 GHz e dos 3,6 GHz.
A Dixarobil pagou 67 milhões de euros por um lote nos 900 MHz, outro nos 1800 MHz, dois nos 2,6 Ghz e quatro na banda dos 3,6 Ghz. Já a Dense Air gastou apenas 5,765 milhões de euros na aquisição de mais quatro lotes nos 3,6 Ghz - esta empresa já detinha uma licença nos 3,6 Ghz, refere o DN.
O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.
A quinta geração de comunicações móveis vai potenciar uma série de serviços inovadores. Realidade virtual e aumentada, carros conduzidos remotamente ou autónomos, cirurgias à distância, são alguns dos exemplos que poderão ter na base uma rede de comunicações assente no 5G. Como referido, a latência baixará para os 5ms, podendo abrir portas a um novo mundo de possibilidades e cenários.
Este artigo tem mais de um ano
Não sei o que se passa lá fora mas … não seria melhor investir nas universidades para financiar cursos steam ligados a áreas de aplicação do 5G: logistica, IoT, saúde etc.
Vêm aí eleições, eles têm de mostrar serviço, como sempre…
Era para ser com o PRR mas Bruxelas não deixou.
Excelente ideia!
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Já que se trata de frequências e no âmbito da tão apregoada transição digital, deveria ser considerada a implementação da rádio digital em Portugal – o nosso país está a ficar uma verdadeira “ilha” na europa onde esta tecnologia que substitui a analógica rádio em FM, está a ter um desenvolvimento notável.
Já existiu em 2001 até 2007 salvo erro. A RDP emitia,as penso que era a única estação a disponibilizar esse modo. Eu andei na altura a pensar em adquirir um receptor DAB principalmente por adoro música clássica e a Antena 2 emitia em DAB. Comercialmente, em Portugal foi um fiasco porque ninguém comprava receptores DAB… Somos pobres! Por isso deixaram de emitir em DAB.
Peço desculpa pelos erros mas o telemóvel é uma boa m.
Rui, consegue partilhar algum link por favor?
Do que tenho ouvido falar, o DAB foi um fiasco na sua generalidade. Além dos emissores serem muito mais caros que os tradicionais FM, além de dizerem que o ganho em termos de qualidade seria marginal.
Já para não falar que em portugal temos 100% do território praticamente onde se apanha uma rádio FM, e com o DAB ia acontecer o mesmo que a TDT.
http://www.worlddab.org
O sistema DAB+ está a ser implementado em toda a Europa, sendo Portugal já uma ilha…
O sistema DAB+ é muitíssimo melhor que o anterior DAB, mais ecológico, fiável e com outras capacidades de imagem e dados. Está em forte implementação das redes em praticamente todos os países europeus. Portanto, esta tecnologia digital já provou. Os automóveis novos vendidos na europa têm obrigatoriamente receção em DAB+. Os recetores têm preços muito baixos e acessíveis ao cidadão comum. Na altura, faltou (de forma muito grave) uma divulgação massiva da tecnologia perante ouvintes e vendedores de recetores…
Acho que a criação de uma rede DAB+ já viria tarde, qualquer telemóvel tem hoje acesso às rádios digitais e às plataformas de streaming.
Mas é pago…
Não sei como se encontram essas estradas mas uma coisa sei, no Baixo Alentejo as estradas estão muito mas muito más. Repletas de buracos e inseguras.
É interessante ler o texto da forma como o expressam num tom depreciativo porque de um momento para outro quando se fala em investimento nas estradas parece que está tudo bem e que as mesmas não necessitam de manutenção, mas quem viaja diariamente em auto estradas e bons tapetes de betuminoso não está minimamente interessado na necessidade urgente da existência de boas vias de comunicação terrestre para veículos automóveis.
Muito falam no aeroporto de Beja mas porque não investem nas estradasse fazem a ligação a esse equipamento?!!
Sou morador do Baixo Alentejo e confirmo.
O caso do Aeroporto de Beja, não tem mais investimento e interesse por parte do governo porque “ELES” simplesmente não querem saber!
Só há dinheiro para estadas novas, a manutenção das existentes vai para as “calendas gregas”, não dão votos…
Alguém disse 5g, carros elétricos autónomos e Smart Cities? E lol a “Dense Air”.
… e o que se faz com o roubo fabuloso dos combustíveis?
Ah!… Já sei, vamos deixar de ser roubados.
Até que enfim.
Politica do alcatrão e do cimento, importa é ter fitas para cortar.
É uma pena não se utilizar este extra para fazer avançar os reais atrasos do nosso país na área digital.
Conheço algumas e de facto são precisas obras ou novo troço, acho que é um bom investimento, principalmente por alguns são acessos do mundo rural onde as pessoas não vivem de 5G e as mercadorias ainda seguem por camião e não pela cloud!
Ver se é desta que a A24 chega de Viseu à Figueira da Foz!
Mais estradas ainda?
Vai é financiar os bolsos dos políticos e afins.
As obras públicas servem sempre para cobrar excessivamente o estado.
Podem esquecer o 5G no interior.
Seria o gov a investir em infra-estruturas no interior a partir do dinheiro ganho no leilão. Mais uma vez vamos enterrar em estradas.