Portugal: MEO lidera no acesso à internet em banda larga fixa
No primeiro trimestre de 2025, 88,9 em cada 100 famílias tinham banda larga fixa, mais 0,2 pontos percentuais do que no mesmo período de 2024. O número total de acessos foi de 4,7 milhões, um aumento de 106 mil acessos (+2,3%).
Internet em banda larga fixa: Em média, cada acesso gerou 311 GB por mês
A fibra ótica (FTTH/B) foi a principal responsável por este crescimento, representando 69,7% dos acessos, mais 2,9 pontos percentuais do que há um ano. Nos últimos 12 meses, os acessos por fibra aumentaram em 209 mil (+6,8%).
Os acessos por modem cabo caíram 5,2%, representando 23,4% do total. Os acessos por redes móveis fixas diminuíram 5%, com um peso de 4,8%. O ADSL continuou a descer (–30,2%) e representa agora apenas 1,7% dos acessos.
Quanto à velocidade, 92,7% dos acessos fixos já tinham banda larga ultrarrápida (≥100 Mbps). Em julho de 2024, Portugal era o 4.º país da UE com mais acessos acima dessa velocidade.
Este crescimento está ligado ao desenvolvimento das redes de fibra ótica e à modernização das redes de cabo com tecnologia DOCSIS 3.x. A fibra contribui para 74% dos acessos ultrarrápidos e o cabo para 25%.
O tráfego total de internet aumentou 8,2% face ao ano anterior. Em média, cada acesso gerou 311 GB por mês (+5,7%).
No mercado, a MEO liderava com 41,1% dos acessos, seguida pela NOS (33,5%), Vodafone (21,9%) e DIGI/NOWO (2,9%). A MEO foi a operadora que mais ganhou acessos líquidos.
Nos acessos residenciais, a MEO também liderava (39,3%), seguida da NOS (35,6%), Vodafone (21,2%) e DIGI/NOWO (3,3%). As quotas da MEO e NOS caíram ligeiramente.
Em termos de tráfego, a MEO tinha 40,2%, a NOS 31,1%, a Vodafone 24,3% e a DIGI/NOWO 2,1%. Todas registaram pequenas quebras face ao ano anterior.
Pode até liderar mas é das piores operadora que eu contratei teve a Vodafone 6 Anos e só teve 3 avarias a Meo ainda nao tenho á um Ano e já cá vieram 4 vezes e não resolveram
Tenho internet desde finais dos anos 90, já tive mais de uma dezena de operadores em 6 países distintos, já tive todas as tecnologias de acesso à internet e nunca tive uma única avaria nem de fazer um único telefonema para um operador relativo à internet.
Não sei que raio de avarias arranjam vocês
aiiiii instalaram-me o router wifi na sala e eu não tenho rede na capoeira das galinhas… vou reclamar.
Se tu não tiveste, ng teve 😀
É preciso sorte. Já tive enormes problemas com a meo, já tive que correr com “técnicos” mais burros que eu pela porta fora, ao ponto de ser contactado pelo departamento técnico para me pedirem desculpa pela incompetência dos mesmos. Já tive técnicos a vir “resolver” problemas, a não resolverem nada e quando vem o técnico a seguir pergunta “quem foi o idiota que fez isto?” e eu responder que foi outro técnico da meo. Já tive a minha linha de telefone (cobre) ligada ao número do vizinho (trocaram os cabos no poste). Já tive que explicar por várias vezes porque queria que reduzissem a minha velocidade do ADSL que ninguém estava a perceber. Até que no meio da manada houve uma alminha que finalmente percebeu que preferia uma internet mais lenta mas estável a um internet mais rápida mas sempre a falhar.
Já passei horas e horas a discutir com a nowo com falhas e mais falhas de ligação, quebras, velocidades quase a zero e a nowo sempre a responder que os testes estavam bem. Quando sugeri que fizessem os testes às 9 da noite, nunca podia ser, tinham sempre de ser feitos ao fim da manha que era quando não estava ninguém a usar na zona e a velocidade estava boa. Agora fazer testes na hora do malta estar a ver netflix é que não. Podia correr mal.
Agora tenho novamente meo há uns anos e não tenho tido problemas de maior. Não atualizam a velocidade dos packs, o alcance e estabilidade do wifi deixam a desejar, a box não vale uma peva e não atualizam, mas de resto vai cumprindo… Os técnicos não acharam piada nenhuma de chegar cá a casa e terem de passar o cabo por onde eu lhes disse e de deixar o router da fibra onde eu queria (já tinha os buracos, cabos e calhas e a ligação da LAN, da TV e do Telefone à espera deles) mas lá fizeram o que eu lhes disse. E não os deixei ir embora sem fazer eu os testes. Pior mesmo foi a batalha que tive depois para desligarem a porcaria do meogo que isto é a minha casa, não é um AP da meo nem o café da esquina.
Tivesse eu acesso a outra rede de fibra e cancelava na hora, só que infelizmente controlam distribuição de fibra.
Olhe que não. Os outros é que não querem investir.
Olha que não, visto que a rede telefónica vem do tempo dos afonsinhos do condado e pertenceu à Portugal Telecom com aluguer a muitas incluindo os circuitos de mpls e fibra
rede cobre é da PT e também existe alguma coisa da antiga clix, que foi comprada pela Optimus que por sua vez se fundiu com a netcabo, onde deram origem à ZON e posteriormente à NOS.
curiosamente, além da PT já nenhum operador usa cobre, e as redes de fibra são próprias de cada operador
segundo o que já ouvi dizer há municipios que NÂO querem que os moradores usem outros operadores que não sejam MEO, mas quando têm a corda ao pescoço e a vida da população está em risco usam rede móvel NOS
Hoje em dia as fibras são independentes de cada operador
Pode liderar. Deste lado na passada Segunda-Feira cancelei contrato.
Tenho meo fibra desde 2009, uma avaria apenas. Eram técnicos da Vodafone que estavam a mexer . Por isso ser a pior ou melhor vale sempre pela forma como vemos as coisas. Se calhar tens azar e eu tenho sorte.
Como é possível uma operadora tão boa como a Vodafone e não sair da ordem dos 20% em ambas as áreas ?? É inacreditável.
A Vodafone? Boa? Só se for em sonhos. Não apresenta proposta de 10 Gbps em todo o país, no apagão ao fim de meia dúzia de horas já nada trabalhava.
Por aqui a meo funcionou sempre, via fibra claro.
E a rede móvel é só a pior de todas.
Vodafone Portugal esta morta, vai pelo mesmo da Vodafone Espanha, o serviço é possivelmente o pior aos dias de hoje em Portugal, quase tão mau quanto o da digi
Meo, vou entregar os equipamentos na próxima semana, serviço ADSL penoso, com fibra a passar a 15 metros da porta, apenas disponível para empresas e entidades sem fins lucrativos IPSS. Uma vergonha não apostam na colocação de fibra para o cliente final nos meios rurais. Como solução optei por uma Starlink, por vezes com velocidades acima dos 500 Mbps, sem fidelização, apenas tive de comprar o hardware, aproveitei campanha por metade do preço. Se me oferecerem proposta de fibra, agora só a 1 Gbps