Portugal é o 34º país com melhor Internet do Mundo
Portugal, no panorama mundial, encontra-se numa posição que se pode dizer muito interessante quanto à qualidade da Internet servida aos seus cidadãos.
De acordo com o estudo "State of the Internet", produzido pela empresa norte-americana de Internet Akamai, Portugal ocupa a 34ª posição no ranking mundial no que toca à velocidade média de Internet. Sabe qual é a velocidade média que foi avaliada no nosso território?
O número de utilizadores de Internet mais do que duplicou do estimado número de 3,2 mil milhões em 2015 e, enquanto a Cisco observou que o número de dispositivos ligados à Internet inicialmente tinha diminuído em relação à população em 2008, agora, a gigante americana já faz uma previsão muito mais optimista, em que cada habitante terá pelo menos 3 dispositivos ligados à rede em 2019. No ano passado, havia sido contabilizado dois dispositivos ligados à Internet per capita e, neste ano de 2015, com a chegada do conceito Internet das Coisas a utilização massiva da rede global está a fazer disparar os números de forma colossal.
E Portugal, qual a sua posição no mundo?
Portugal deu um salto neste primeiro trimestre de 2015. O relatório State of the Internet referente ao terceiro trimestre de 2014, apresentado no início deste ano, mostrava que Portugal ocupava a 37º posição nos países pertencentes à EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com uma velocidade média de acesso à Internet de 8 Mbps.
Actualmente, essa posição melhorou. Portugal ocupa agora o 34º lugar, com uma velocidade média de acesso à Internet de 9,2 Mbps.
Na Europa, o país com melhor ligação à Internet é a Irlanda, com uma média de acesso de 17,4 Mbps, mas abaixo de Portugal estão países como a Espanha, a Itália ou a França, países financeiramente mais estáveis. Este estudo mostra também que Portugal melhorou 14% em relação ao último trimestre e que melhorou 43% em relação ao ano anterior.
No que toca ao pico médio de velocidade da ligação, Portugal ocupa a 35ª posição com 46,8 Mbps, também um incremento face ao período homologo e ao ano passado, o que mostra um investimento nas nossas redes e no equipamento envolvido.
Qualidade da Internet no Brasil e EUA
Há países que ainda têm muito trabalho a desenvolver nesta área da qualidade da Internet. Por exemplo, o Brasil ocupa a posição 89 no ranking mundial, apenas com uma velocidade média de 3,4 Mbps. Já os Estados Unidos ocupam o 9º lugar com uma velocidade média de 11,9 Mbps. Contudo, o país da Google, Apple e IBM é quem lidera o ranking do continente americano, no que toca à velocidade média de ligação à Internet.
Portugal tem uma qualidade de Internet superior a qualquer país da América Latina.
Internet de 10 Mbps em Portugal
Ainda relativamente a Portugal, o estudo revela que apenas 31% têm Internet acima dos 10 Mbps e que 80% dos nossos consumidores têm Internet acima de 4 Mbps. Estes valores, não sendo fenomenais, são, contudo, bastante satisfatórios.
Países 4K ready
No que diz respeito aos países 4K ready (que oferecem pacotes de dados acima dos 15 Mbps), Portugal ocupa a 27ª posição, com 14% dos seus utilizadores a beneficiar desta velocidade ou superior. O Ranking de países EMEA é liderado pela Suécia que bate a campeã de há alguns anos a Suíça.
IPv4 e IPv6
Portugal é citado também noutros parâmetros do estudo. Portugal tem em utilização 3.752.205 endereços públicos IPv4 e um pico médio da velocidade de ligação na ordem dos 46,8 Mbps, o que garante a Portugal a 35ª posição no ranking relativo aos picos na velocidade média de ligação.
No que toca ao IPV6 os países europeus continuaram a dominar, uma vez mais, levando 8 das 10 posições superiores. Bélgica mantém a liderança clara, com um terço das solicitações de conteúdo sendo feitas sobre IPv6 — mais do dobro o percentual da Alemanha que ocupa a segunda posição.
Portugal deu um grande salto neste trimestre com mais de 57% no tráfego IPv6 e entrou para o top 10 mundial, empurrando a Roménia para fora da lista.
Tal como aconteceu no trimestre anterior, os únicos dois países não-europeus entre os top 10 são os Estados Unidos e Perú, sendo que ambos viram melhorias de dois dígitos nos seus resultados, com 14% e 13% das taxas de adopção, respectivamente. Em geral, o aumento do tráfego IPv6 esteve um pouco mais fraco que no quarto trimestre de 2014.
Quem se destacou: Portugal teve o maior salto, seguido da Grécia com crescimento de 24%, enquanto a Bélgica veio a seguir mas com um modesto aumento de 1,7%. Três países no top 10 viram neste trimestre algum declínio, variando de 1,3% na Noruega a 11% na Suíça.
Ligações Móveis
Portugal tem feito um grande investimento, embora ainda haja uma fatia grande no interior do país e nas regiões autónomas cuja qualidade deixa muito a desejar. Numa altura que já se fala em tecnologia 5G, muitas são as regiões onde o 3G é de fraca qualidade e quando de facto há 3G, pois muitas das vezes apenas o GPRS e mesmo assim... esporadicamente.
No que diz respeito às ligações móveis,associadas a smartphones, tablets, computadores, etc, Portugal não figura nos gráficos apresentados pelo estudo. Ao nível europeu o Reino Unido e a Dinamarca são os dois únicos países que oferecem conectividade acima dos 10 Mbps. No Reino Unido as taxas de transmissão rondam os 20,4 Mbps e na Dinamarca os 10 Mbps. Na terceira posição está a Suécia com taxas de transmissão móveis médias de 8,9 Mbps. Na última posição está a Hungria com 3,7 Mbps.
Estes são os dados que nos mostram o panorama mundial da qualidade da Internet. Portugal, no comuto geral não está nada mal, tem vindo a crescer dentro deste ranking, tem melhorado a sua oferta dentro de fronteiras e aproxima-se dos melhores, embora ainda está uns furos abaixo do que podia ser o ideal. Não falámos em preços, aqui sim deveria ser um caso complexo em termos de posições neste ranking, pois os tarifários em Portugal ainda não estão ao mesmo nível que muitos outros por este mundo fora com equivalência de qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
Hehe, a Alemanha à frente de Portugal…
Eu vivo em Berlim e de facto o LTE é genial… mas …
Fibra é uma miragem distante. e cabo é raro o sítio em que se possa instalar, o que nos deixa com DSL, máximo dos máximos 50mbps. Apareceu agora um tarifário com 100mbps/40mbps, mas claro, qualquer morada que ponha no validador, diz que ainda näo está disponível (E eu vivo no centro.).
Quando saí de Portugal já tinha fibra a 100mbps há uns anos.
oh, estes rankings não querem dizer nada.. 9 megas de media xDDD (meo!)
eu tambem já tenho 100 megas há mais de 5 anos e pelo menos 12 há mais de 10..
se não temos melhor internet é porque não queremos pagar por ela, enquanto noutros sítios não existe mesmo..
Espanta-me a Irlanda #2…
Eu vivo na Belgica e só posso dizer que este ranking não faz qualquer sentido. Fazendo a comparação com portugal as velocidades (UP/DN) são muito/muito inferiores a portugal.
helder, Portugal perde provavelmente na cobertura. Nas grandes cidades e arredores é tudo muito bonito, provavelmente dos melhores paises da europa em termos de relaçao serviço/preço. O problema é quando vais pro interior que é uma pobreza e as operadoras e o governo estao-se literalmente a cagar pra quem la vive.
Já noutros paises da Europa há um forte investimento nas zonas rurais, como é o caso do UK em que o governo exigiu as operadoras a disponibilizaçao de fibra em 90% do territorio nacional até ao final de 2015.
O meu irmão que mora numa cidade a 70km de Birmingham tem ADSL a 16M, yeah right!
Acho estes resultados francamente medíocres. Primeiro as coberturas são mais eficazes nos países pequenos do que nos grandes (sendo valores médios, os grandes países ficam sempre um pouco mais atrás, mas é enganador). Comparativamente com os países da nossa dimensão, mesmo a leste, o resultado não é nada satisfatório. É mesmo preciso sair da Europa para tirar alguma coisa positiva deste relatório. Mais um ponto em que estamos na cauda da Europa, mais um comboio que estamos a perder.
Vivi durante 1 ano na Irlanda (2008/2009), a internet era horrivel tanto em casa como no trabalho e em conversa com amigos.
Vivo na Austria ha 3 anos e a internet fibraoptica so em algumas partes de Viena, o resto do pais esquece…. he uma miseria de cabo coaxial…..
e o pais cuja internet é a mais cara do mundo é?
shhhiu
Não digas a ninguém que Portugal é o 3º País com internet mais cara do mundo 😀
Isso já não interessa 🙂
Sou cliente NOS, com Net a 100mpbs, vivo em Carnaxide, mas IPv6 não me está atribuído, apesar de já ter solicitado.
Dizem que estão a trabalhar no assunto … mas em 2012 indicaram em notícia nacional que todos já estavam com IPv6.
E os reguladores nada fazem …
já fizeste queixa ao regulador ou só ao pplware?
Vivo em Estocolmo e estou SUPER satisfeito tanto com a net de casa como com a cobertura e velocidade 4G. Sem comparação com os serviços que usava em Portugal. Aqui pago por um tarifário e na realidade tenho a velocidade contratada, nada de “até” em letras pequenas, é o que é e ainda por cima pago menos do que em Portugal! 250Mb via cabo em casa (c/tráfego ilimitado por 25€) e 80Mb em rede móvel. Quando penso no que pagava pelos serviços que usufruí em Portugal só me vem isto à cabeça: gatunos e chico-espertos!
Foge,o senhor tem 250Mb contratados(de download),por apenas 25 euros por mês(e com tráfego ilimitado !!) ?? E quanto tem de upload,se me pode informar ?? Uma pessoa até fica tola com estas diferenças !!
10Mb de upload. Vou-me corrigir, à taxa de câmbio actual o valor é de 28.30€ (250SEK). Já o serviço móvel é a mesma coisa, em Portugal pagava na TMN 10 ou 15 euros/mês para ter chamadas grátis para tmn durante a noite e fim de semana e sms’s grátis entre tmn’s.
Aqui também por 250 SEK num contracto de 2 anos puseram-me um Galaxy S4+ na mão com chamadas grátis para todas as redes (incluíndo rede fixa), sms’s e mms’s grátis e mais 2GB de net. (O limite de utilização responsável do meu operador são 20.000 minutos, 20.000 sms e 20.000 mms, e sim, são vinte mil e não dois mil como fazia a MEO).
Podia viver sem isto? Podia, mas não era a mesma coisa 😉
PS: Até posso deixar o link para um speedtest acabado de fazer:
http://www.speedtest.net/my-result/4460959899
O amigo fez muito bem em aproveitar a oportunidade para viver e trabalhar fora deste sítio mal frequentado chamado Portugal. Pago por um serviço com 200Mbps de download e o que recebo é o que o link mostra. A ANACOM e o Provedor do Cliente são meras instituições para encaixar boys. Ainda espero por uma resposta destas entidades sobre uma reclamação, que acabou por ser resolvida quando a publiquei no Portal da Queixa.
http://beta.speedtest.net/result/5386472911
” Ao nível europeu o Reino Unido e a Dinamarca são os dois únicos países que oferecem conectividade acima dos 10 Mbps”
Em relação ao Reino Unido, este valor para rede móvel só se for ao lado das antenas, porque no geral é péssimo!!!
Isso não é bem verdade. Vivo numa pequena cidade a 25 Km de Manchester e a cobertura 4G é excelente. Tenho sempre velocidades acima dos 15 Mbps.
És quase meu vizinho então
Nao totalmente verdade, tenho um amigo em Reading, e só tem ligacao de 2Mbs e falhar constantement…
ja agora deviam por os rakings com total mundo em vez de apenas EMEA zone. e que e disso que se trata o artigo…
“Numa altura que já se fala em tecnologia 5G, muitas são as regiões onde o 3G é de fraca qualidade ”
É verdade, e na mesma altura a PUR continua a ser de 15GB na net movel (que é a unica opção viavel em termos de velocidade em certas zonas do interior [sim bem melhor que as “fixas”] ), mas à Anacom interessa pouco isso… O que interessa é engorgar mais os gordos se bem que agora os gordos rebentaram e esperemos que a PT nunca mais recupere e que seja remetida ao unico local que merece, o esquecimento.
ahaaha e a Lituania nem aparece enfm bom estudo este
tal como o Quénia!!!!!!!!!!! Que escandalo!
ao ler este artigo a coisa mais óbvia que vi foi que as pessoas não sabem o que é uma media 😀
Vivi na Alemanha 2 anos e agora resido em Inglaterra. Tanto num pais como noutro, viajei e viajo bastante e como tal dou bastante uso às comunicações móveis. Posso dizer com toda a confiança que estes dados são uma completa mentira. Portugal è o pais da Europa de todos que ja visitei (e foram muitos) com melhor serviço de internet. E se formos falar de fibras e assim….dá 100 a zero à Alemanha
Devias vir comentar quando aparecem aqueles comentadores que moram na santa terrinha e que se queixam que o ADSL não dá mais de 12M ou que têm acesso lento na fibra porque não chega mesmo aos 100M. Aí sim, é que tu deverias comentar.
Custa-me a querer que a Noruega esteja tão bem cotada. Vivo ca desde 2012 e sempre achei quePortugal era bem superior no que toca à Internet
Vítor Martins,já me deve conhecer pelo meu nickname.Muito obrigado pelo conselho que me deu sobre aquele “assunto”.Lembra-se(o da comparação entre dois PC’s)?Muito obrigado.Já agora,quero-lhe dar os parabéns.Parabéns porque este artigo é,na minha modesta opinião,o melhor artigo que já li no Pplware até hoje !! Soberbo,completo.Muito bom,muito bom mesmo.Um grande abraço ao “comendador”.Um abraço azul e branco. 🙂
“Internet de 10 Mbps”–»a Espanha só tem 27% da população com Internet acima dos 10 Mbps ??? E a França só tem 18% ??? E a Itália só tem 7,3% ??? E tanta gente a criticar isto e aquilo e Portugal ocupa um honroso 30º lugar no ranking global neste segmento(com 31% da população com mais de 10 Mbps) !! Que orgulho !! 😀 😀
Vamos bater palmas, brasil cada vez anda mais para o fundo hahaha!
Que coisa triste! Os portugueses reclamando de internet 4G (o que é isso?) não ter sinal e eu morando numa capital brasileira tendo, no máximo, 3G em alguns poucos pontos da cidade mais próximos ao centro. Na periferia nem sinal de telefone móvel eu tenho kkkkkkkkkk. Aliás, trabalho em um bairro nobre da capital e mesmo aqui o sinal de telefone móvel falha e só pega 2G kkkkkk. Tem que rir para não chorar! O Brasil só pode ser uma piada de muito mau gosto. Portugal, terra boa, me aguarde que irei visitar-lhe um dia!
Estados Unidos à frente de Portugal, sim, sim, é quase isso /s
Muito interessante, este é o mês das estatísticas ou quê? 😀 Li há pouco tempo um artigo na mesma onda, onde apresentam o NET INDEX que disponibiliza abertamente informação estatística sempre actualizada:
http://www.pacotes-tvnetvoz.com/14-net-index-speedtest-portugal.php