Pagar mais por pacotes sem fidelização? Portugueses dizem Não!
A questão é pertinente e a resposta é, aparentemente, óbvia. Um estudo da Marktest encomendado pela Apritel, revela que a maioria dos consumidores "não está disponível a pagar mais" para ter serviços sem fidelização.
Mas há mais conclusões interessantes deste estudo.
Fidelização? Maioria dos portugueses tem contrato de 24 meses
O estudo foi desenvolvido pela Marktest entre 01 e 29 de março deste ano e contou com uma amostra de 2.015 entrevistas. De acordo com os resultados, apenas 24% dos inquiridos diz estar disposto a pagar um valor extra (preço de instalação/ativação e/ou acréscimo à mensalidade) para eliminar o período de fidelização associado ao pacote de serviços" e essa percentagem "reduz-se para 17% quando a questão se refere a reduzir o período de fidelização".
Quando questionados sobre se estariam disponíveis para renovar/prolongar o período de fidelização se lhe forem oferecidas melhores condições de serviço e/ou descontos, "dois em cada três inquiridos respondem que sim".
Grande parte (80%) dos inquiridos "consideram, ainda, que o pacote de comunicações que atualmente têm corresponde ao que procuravam". De acordo com o estudo, 94% dos inquiridos tem um contrato de telecomunicações com um período de fidelização associado.
O secretário-geral da Apritel, Pedro Mota Soares, refere que...
Os consumidores não encaram as fidelizações como um entrave à mudança, nem estas constituem um fator de desconforto nem um desvirtuar da concorrência no mercado [e] fica patente que as pessoas sabem qual é o seu período de fidelização e procuram, acima de tudo, ter a melhor solução para as suas necessidades de comunicações eletrónicas, com o pacote de serviços a ser a solução com maior valor acrescentado
A esmagadora maioria dos clientes, cerca de 85%, detém um contrato de 24 meses. Mais de metade (58%) já mudou de prestador de serviços pelo menos uma vez (um terço nos últimos cinco anos).
No que respeita aos clientes que mudaram de prestador, o fator preço foi a razão principal da mudança, aliada a uma oferta atrativa.
Este artigo tem mais de um ano
De notar que os operadores são muito espertinhos, sem fidelização eles obrigam a pessoa a pagar os custos todos, que supostamente justificam o ter de ficar durante os tais 24 meses (ou quanto tempo for), mas não reduzem a mensalidade como fazem aos que estão com contrato, apesar de já terem recebido o dinheiro todo investido… e portanto não terem a justificação do dinheiro investido. Nisto é que o estado deveria obrigar os operadores a mudar, se a pessoa pagou os custos todos iniciais, deve usufruir de condições de serviço similares às melhores condições oferecidas a quem tem contrato por tempo prolongado, para o mesmo tipo de serviço, onde na pratica for apenas a duração do contrato a diferença.
Que estranho. Um estudo encomendado pelos operadores diz o quê?
Eu percebo a primeira fidelização, pois houve um investimento do operador no cliente, um operador chega a investir cerca de 300€ num novo cliente entre pagamento ao comercial, técnica e logistica de equipamentos. O pior são as seguintes. Aumentas 1 gb do cartões ou passas de 100 para 200, sem qualquer intervenção técnico e 0 custo para o operador e aguenta lá mais 24 meses.
E depois ficas uma vida inteira a pagar 5€ pelo “aluguer” da box da operadora.
Sou cliente da NOS há quase 6 anos. Em abril mudei o titular do contrato de uma empresa para o meu nome.
Resultado? Do nada, surgiu uma fatura de 2€ / mes pelo aluguer do router.
Tendo ou não de pagar esta estupidez, uma coisa é certa. Daqui a mes e meio termina o contrato…….
antes de terminar o contrato, deve saber que na nos ao terminar um contrato de 24 meses, o preço/descontos são mantidos sem necessidade de novo PF. na meo e Vodafone para continuar com o mesmo preço / descontos tem que ter novo período de fidelização.
Quando se fala com conhecimento de causa é outro patamar.
Aqui em casa, com Vodafone, faltam menos de 2 meses para fazer 4 anos, e sem nunca renovar a fidelização e mantemos as mesmas condições e preços de quando fizemos o contrato
@AJ
A fidelização renova na mesma porque a menos que o cliente se oponha, o contrato renova automaticamente, sem aviso prévio, foi o que me aconteceu a mim na NOS em 2017, renovou automaticamente, renovando a fidelização mais 2 anos.
A cena das operadoras ligarem, digo eu que seja para apresentarem serviços novos ou assim.
Mas lá está tou a falar de 2017, pode já ter mudado a regra.
Mudar de empresa para cliente privado é uma alteração de um serviço empresarial para um serviço privado ou seja é o mesmo que perder a isenção do router 🙂
mudou o titular, renovou a fidelização, pelo menos antes era assim.
Reveja o que assinou.
E se foi rabiscado à mão pelo porta-a-porta, esqueça, não vale nada.
Nunca paguei pelos meus equipamentos/instalação…
Já estou há 3 anos e tal com o mesmo serviço, só houve uma vez que faturaram a mais…mas depois creditaram…
É como o contador da água e da electricidade!
Sim, o mesmo ocorreu comigo (Vodafone)
Aumentei o pacote de dados do telemóvel associado, e o período de fidelidade foi renovado “sem nenhum benefício em troca”
A fidelização renovou porque foi feita uma alteração contratual.
Infelizmente é assim nas operadoras, basta aumentares sequer a velocidade ou adicionar mais 1gb de net que renova logo a fidelização.
claro que dizem não, os preços são propositadamente tão altos que ninguém no perfeito juízo vai escolher pagar muito mais. E eles sabem isso.
Estudos à “fact checkers”… do tipo:
– “Os consumidores não encaram um Ferrari como um carro fiável nem com qualidade superior pois preferem o Renault clio”
– “Um sapo sem pernas é surdo”
Os silogismos são lógicos, mas correspondem realmente à verdade?
Ninguém acredita mesmo nestes estudos. É só para alguém ter trabalho e publicar umas coisas.
“Quando questionados sobre se estariam disponíveis para renovar/prolongar o período de fidelização se lhe forem oferecidas melhores condições de serviço e/ou descontos” o pior é que normalmente quando é para renovar a permanência aumentam os preços. Dificilmente dão a alguém melhores condições ao renovar.
Queres as melhores condições, tens de enviar 1 o pedido de cessação do contrato.
Depois da instalação estar feita uma vez, a operadora não tem mais gastos com o cliente. Deveria, pelo menos, manter o preço promocional, depois de terminar a fidelização.
Era bom,era… 😐
Cuidado com os ‘estudos’ da APRITEL. Trata-se de uma associação de empresas de telecomuniações e, como já foi óbvio em outras intervenções desta associação, a seriedade destes ‘estudos’ é muito duvidosa!!!
Ora um exemplo simples: cliente tem pacote 3P (internet, telefone e tv), recebe 600 chamadas a perguntar se quer incluir o telemóvel “por mais 9 euros mensais”, sendo que é anunciado como recebendo mais velocidade (na realidade 99% dos clientes nem metade da velocidade contrata tem disponível) e mais 100 canais (que são os mesmos, em versões UHD e HD).
Ora se for meter o telemóvel noutra operadora, para o mesmo que lhe apresentam, o preço é de 19 euros, na melhor das melhores hipóteses.
É aqui que Portugal está muito muito longe do resto dos países europeus. Em Espanha, Alemanha e França é possível ter um cartão pré-pago com 10gb de tráfego e 500 minutos de chamadas, por 15 euros, válidos até 90 dias. Sem qualquer ligação à operadora, é comprar o cartão pagando os 15 euros, depois é usar. Quando acabar pagar o mesmo valor para o mesmo serviço ou deitar o cartão para o lixo.
Cá em Portugal, sem contrato, 1gb são 8 euros (mais barato, são 17 euros na média do tarifários pré-pagos das operadoras), válido por 30 dias. Era isto que esta porcaria de estudos da Apritel deviam usar como base… não os 1024mbs de velocidade e tráfego ilimitado (depois são 200gb mensais) ou os 5000 minutos/sms que 0,00001% dos clientes usa mais de 20%.
“Era isto que esta porcaria de estudos da Apritel deviam usar como base”
A Apritel é a representante das operadoras de telecomunicações, estavas à espera de quê? Do Pai Natal?
A minha leitura é diferente deste Pedro Mota Soares, para mim os consumidores acham que já pagam mais do que o suficiente para o serviço que lhes é prestado. As fidelizações são sim um entrave à mudança, quer se queira quer não, mas o preço é mesmo o factor pelo qual os consumidores aceitam as fidelizações.
Pior que a fidelização é quando és cliente da NOS e estas a ser lixado pela Vodafone. Só pela simples razão da NOS e a Vodafone terem acordo para partilha das caixas de fibra!! A NOS facilita isso mas a Vodafone não 🙁 Resultado mais uma semana à espera da fibra x(
Para a primeira Fidelização de 24 meses podemos até aceitar mas a partir daí o argumento já não encaixa.
No entanto o estado, o regulador nada diz e o cliente continua a ser fidelizado sem obter nada em troca.
Estudos encomendados pela APRITEL? Para mim valem zero
É 24 meses pq se não fôr paga-se uma pipa de massa ! É do tipo >> se não quer 24 meses vai pagar muito mais se fôr 12 meses ! É claro que o estudo diz que maior parte tem 24 meses. Se não fôr 24 meses paga sempre mais!
isto só vem mostrar que em Portugal é tudo uma treta.. já não basta o “cartel” para os preços serem iguais e ainda te querem “obrigar” a ficares lá no minimo 24 meses… aquelas leis só porque tem que ser feitas…
benefícios para o consumidor ?? ZERO
A sério?
Um estudo encomendado e gerido pela associação representante das operadoras ?
Para mim tem valor nulo.
a Apritel é uma maravilha – Gostam sempre de fazer as contas vendo o que custaria o serviço oferecido em Portugal comprado em outros países . O serviço em Portugal inclui sempre telefone fixo e 5,000,000 de minutos ou o raio que ninguém quer ou usa ou alguma vez compraria se vivesse no estrangeiro.
Estudo encomendado pelos 3 amigos Vodafone altice e nos… Que é tudo igual até os preços combinam…. Treta de concorrência,isso não existe.
Quanto a fidelização, mas quem é que quer estar fidelizado? Eu não.. Só estou porque pagava muito mais se não estivesse, aldrabices que fazem de preoisito… Se fosse sem fidelização ao preço da fidelização é que era negócio. Agora és obrigado a fidelizar, e se não estiveres ao fim de 2 anos aumentam o preço porque já não estás, e obrigam a fazer outro contrato por mais 2 anos para manter os preços… Ou como já me aconteceu… Baixar não baixam. .Mas também os lixei cancelei e fiz um novo a seguir.. Fidelizar de novo ficava a 49. Cancelar e fazer um contrato novo a 35 e ainda papei uma televisão de oferta…
Bem feita que é para não serem mamoes.
Ainda não perceberam as vantagens de estar fidelizados 🙁 Não pagas pelos dispositivos, substituição grátis se os dispositivos avariarem, promoções boas (vou pagar 30.29 em vez de 30.99 ou mais).
Uma poupança de 0,70€/mês?! Muito bom. Onde é que assino?
Haaa liberdade de mercado… O operador tem custos com o serviço que vende(preços que já são bastante caros) e ainda quer que seja o consumidor a pagar de antecipação esses supostos custos. (Sim, porque ativação é da responsabilidade do operador e instalação a maioria das habitações já tem a instalação feita)
Uau que surpresa…..!!!
Como se não tivesse tudo feito para ficar tudo na mesma…
O país das fidelizações….