Olá pai, olá mãe… mais um burlão que foi apanhado pela PJ
Os esquemas fraudulentos que circularam nas plataformas digitais são variados. O esquema batizado como "Olá pai, olá mãe" ainda é uma realidade, tendo sofrido algumas variações nos últimos tempos. A PJ deteve recentemente um cidadão estrangeiro em flagrante delito pela prática de burla qualificada.
O esquema não é novo, mas continua com força em Portugal. O Modus Operandi é simples! A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp a dizer que é o filho ou filha e que precisa de dinheiro (atualmente existem algumas variações no texto). O "atacante", que se faz passar por filho ou filha, começa por dizer que mudou de número e pede ao "pai", que é a vítima, para lhe transferir um determinado valor via MB WAY.
A Polícia Judiciária deteve recentemente cidadão estrangeiro, na região de Leiria, por burla qualificada. Segundo as informações, foram apreendidos sete modems que tinha associados 32 cartões SIM por equipamento, ou seja, o suspeito operava 224 cartões em simultâneo.
De acordo com o comunicado da PJ...
Esta operabilidade permitia a remessa/receção de mensagens, originando que num dia pudessem ser enviadas milhares de mensagenscom os argumentos conhecidos por ‘olá pai, olá mãe’. O suspeito interagia com terceiros, em rede, podendo efetuar esquemas do género no território nacional, bem como noutros países
A PJ refere ainda que...
A investigação identificou o uso massivo de cartões, concretizável no facto de terem sido apreendidos milhares de cartões, mais de sete mil cartões por utilizar e mais de mil e quinhentos já utilizados em práticas delituosas. No final, tornou-se percetível o modus operandi, face aos elementos de prova recolhidos, frustrando-se, com a presente investigação e operação policial, a consumação, em território nacional e além-fronteiras, de milhares de burlas informáticas
Burla no WhatsApp Olá pai, olá mãe: O que fazer se lhe acontecer isto?
Obviamente que não deve fazer nada! No entanto, é importante que este tipo de esquema seja denunciado às autoridades e que outras pessoas sejam alertadas para esta fraude.
Este tipo de burla ganhou muita tração em outros países, como é o caso do Reino Unido, e está a acontecer com muita frequência em Portugal. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Nice
Aiiiiiiii que o meu primo foi presoooo
Passadas umas horas está cá fora e mais informado como escapar da próxima.
A “Justiça Tuga” só funciona quando saca algum dinheiro para o lado do Estado.
Em 2022 houve um que ficou com TIR, por isso presumo que este tenha o mesmo destino.
Sortudo! Nem todos têm possibilidades de ter um camião desses! /s
Se for uma das novas DAF XF ou XG+… 😉
Antigamente as notícias diziam quem foi, porquê e quando, a não ser que não soubessem estes dados.
Hoje, mesmo com os dados em sua posse, dizer quem foi só mesmo se for branco e de direita.
Caso contrário é estrangeiro, é português mas nómada analógico, é alguém que nós sabemos quem é mas não podemos ou queremos dizer.
Depois queixam-se que ninguém passa cartão ás tvs e notícias em geral.
Em relação ao artigo, quem cai numa treta destas, e estou a falar desta e não de outras mais elaboradas, merece ficar sem o dinheiro.
Mas eu alguma vez mandaria dinheiro para alguém sem primeiro falar com a pessoa para ouvir a voz?
Mas está tudo maluco ou quê?
Ainda ontem recebi uma mensagem dessas mas pelos vistos o “meu filho desconhecido” não gostou da resposta e não me pediu nada. 🙁
Já deve ser outro… Esses burlões são tipo baratas, mata-se uma, há logo outra para tomar o lugar.
Não coloque o número em serviço nenhum online.
Nas redes sociais, remova o número de telemóvel. Mesmo que o use para a autenticação “super super super segura”, os burlões caçam 30000 milhões de números de telemóvel diariamente. Se o usa para autenticar, é porque é usado.
Tinha um numa rede social, mesmo só para amigos, comecei a receber mensagens estrangeiras e brasileiras. Até que começaram a enviar pedidos de ajuda para o whatsapp. Sempre ignoradas, passaram a enviar sms a exigir pagamentos de dívidas. Assim que removi o número da rede social, pouco mais de 1 mês depois, nunca mais recebi nenhum pedido de ajuda ou de “amigos desconhecidos”.
Se é assim explica-me como eu que eu recebi uma mensagem de burla EDP? Não meti o meu numero em lado nenhum 🙁
Já tinha sido detido um outro em 2022, também em Leiria, e era brasileiro, mas tinha 25 anos. Se calhar era o irmão mais novo, e agora este era o mais velho… O outro era brasileiro, este não indicam a cidadania, quem sabe a sua origem…
Mandem os gajos lá para o país deles mas deixem as brasileiras cá pois elas conseguem por os portugueses de olhos bem abertos 🙂
Mesmo que a pena de prisão fosse maior, há pessoal que detesta trabalhar mas gosta de viver à patrão.
Mas como é que este pessoal consegue associar vários números de tlf à mesma conta MBwey?
Se abrir uma conta por cartão só em “comichões” aos bancos não ganha para isso
Não precisa de associar nenhum numero. Basta o pai gerar o código de levantamento na APP do telemóvel e depois enviar esse código para o suposto filho levantar em qualquer multibanco. O filho bastardo depois só tem 30 minutos para usar esse código de levantamento em qualquer ATM, SIBS.
É fácil criar contas secundárias. Em vários casos, o Mbway é ligado a uma conta “mula”, depois é ligado a cartões revolut e de pay companies. Quando a pessoa faz o pagamento, o valor vai parar a esses cartões, de onde é muito simples passar para criptomoedas e passar para a conta do burlão.
Foi como o tipo de Elvas que ganhou 232000 euros, com um esquema semelhante, até que a PJ o identificou por ter 400 milhões de cartões revolut temporários e receber vendas de criptomoedas numa conta portuguesa, sem que o dinheiro tivesse saído de lá, para as operações de compra e comissões. Depois apanham 5 anos de pena suspensa, devolvem 30000 euros e não podem cometer crimes por 60 meses. E ficam com o cadastro limpo, como um certo ouriço Pinto.
Não consigo entender como há pessoas que caiem neste esquema.
A primeira coisa que fazia era ligar para o filho/filha a perguntar simplesmente o que se passa.
Também recebi essa famosa mensagem mas já sabia da história porque já a tinha lido “algures”. Deu-me vontade de rir quando a recebi porque a menos que os meus 2 gatos tivessem aprendido a escrever mensagens e a dominar a arte do telemóvel, só podia ser piada. Denunciei a mensagem e apaguei depois…
É como aquelas mensagens que de tempos a tempos me aparecem também no WhatsApp com indicativo do Cambodja (+855)…
Estas pseudo-vítimas, na verdade, põem-se a jeito, tendo em conta os avisos das autoridades. Será que para se enriquecer em Portugal, só é preciso ser chicsperto e ter uma conta de Watsappp? Eu já fui abordado e não penso ser mais inteligente que outros, no entanto antes de aceder às exigências sos burlões, contactei a companheira do meu filho a saber se ele estava com ela ou o que estava a acontecer.
Antes de correrem a enviar dinheiro, assegurem se de que há realmente um problema.