O que é uma VPN e porque é tão procurada hoje em dia?
O que é uma VPN? É uma daquelas questões que frequentemente chegam até ao nosso consultório e que já aqui falamos em várias ocasiões, mas a verdade, mais que nunca hoje em dia nunca se justificou tanto o uso de uma.
Assim, hoje apresentamos a Surfshark, como uma das principais referências VPN do mercado e cujas características merecem toda a diferença quando comparada com as demais. Conheçamos o porquê.
O que é uma VPN?
Primeiramente, numa aceção ampla, podemos definir uma VPN ou rede virtual privada (virtual private network, VPN) como sendo um serviço que permite se conectar à internet através de um túnel encriptado, garantindo a privacidade online e proteção dos dados sensíveis.
Do mesmo modo, as VPNs são comummente usadas para:
- proteger as conexões a hotspots públicos de Wi-fi,
- Ocultar endereços IP
- Tornar navegação pela Internet privada.
Protocolos VPN
Todavia, existem algumas formas diferentes de criar uma ligação VPN. Uma das mais conhecidas é a OpenVPN, cuja reputação de rapidez e fiabilidade precedem-lhe.
Contudo, mais importante ainda, é o facto de a Surfshark oferecer ligação OpenVPN nas suas aplicações Android, iOS, Linux, e Windows, sendo que o protocolo IKEv2 também está disponível em todas as plataformas, sendo mesmo o padrão para MacOS.
Quem pode ou deve usar uma VPN?
Frequentemente, existem dúvidas sobre a quem se destina o uso de uma VPN ou até mesmo se se justifica tal. Reunimos abaixo alguns exemplos que podem perfeitamente elucidar o caso de cada um dos leitores:
Geeks da privacidade
Por outras palavras, é aquela pessoa que adora o controlo sobre quem vê e faz o quê enquanto navega pela Internet, tentando sempre controlar a privacidade.
Então, uma VPN protegerá todos os nossos dados e garante a não exposição online.
Devotos da segurança
Sem dúvida, nunca é demais tomar passos extras para se proteger online. É exatamente o que criptografia líder de mercado AES-256-GCM faz e, por consequência incluída na Surfshark.
Ativistas de direitos humanos
Em alguns países, a liberdade de expressão nem sempre é considerada. Então, ao ocultar a identidade, é possível ultrapassar a censura e f«comunicar com o mundo através de uma VPN.
Fãs de desportos
Eventualmente, uma ida ao estrangeiro pode limitar a visualização dos nossos jogos preferidos no país natal. Com uma VPN isso deixa de acontecer e iremos continuar a poder visualizar os nossos desportos favoritos em qualquer lugar do mundo.
Viajantes
Ao mesmo tempo, para quem viaja, seja por lazer, seja profissionalmente, é frequente a necessidade de usar um Wi-Fi público. Assim, de forma a não comprometer a segurança é sempre recomendado o uso de uma VPN sempre que se ligar a redes públicas.
Jogadores
O uso de uma VPN permite aproveitar o lançamento de jogos antes mesmo de estarem disponíveis no nosso país de origem. Permite mesmo obter os melhores preços de jogos e jogar com amigos internacionais nos mesmo servidores.
Cinema e Series
Analogamente a outras opções de VPN, com a Surfshark vai ser possível conectar a um servidor VPN de um país diferente para aproveitar bibliotecas de serviços de streaming como:
- Netflix,
- BBC iPlayer,
- Disney Plus
- entre outros.
Torrent e P2P
Apesar de estar a perder claro terreno, face a outras alternativas, com uma VPN o uso de torrents via P2P é possível e salvaguardado pelo anonimato de uma VPN
Visão geral
Em síntese, graças ao seu serviço e rápidos servidores, é muito para a Surfshark se tornar numa das melhores VPNs do mercado.
Portanto, sempre com os olhos colocados nos utilizadores, fatores com a segurança, streaming e suporte são tidas altamente em conta e sempre com uma qualidade de serviço bastante acima da média.
Nunca é demais terminar com as principais vantagens que podemos usufruir com esta VPN:
- Oferece extensões para Chrome e Firefox;
- Aceita Bitcoin e oferece garantia de reembolso de 30 dias;
- Dispositivos ilimitados;
- Suporta partilha P2P;
- Suporte 24/7 via chat em tempo real;
- Compatível com Amazon Fire TV;
- Bloqueador de anúncios CleanWeb;
- Política antilogs;
- Kill switch;
- DNS de conhecimento zero e criptografia robusta.
Resta desejar boas navegações!
Este artigo tem mais de um ano
Nao sei até que ponto as VPNs defendem a privacidade na internet, tendo em conta que muitas delas passam as informaçoes para outras entidades, muitas vezes nem comunicam que o fazem. Algumas delas ja foram hackeadas e os dados dos utilizadores ficaram expostos. É um tema que eu considero complicado.
NordVPN é uma delas, ponham os olhos na Mullvad, OVPN com provas dadas principalmente esta ultima, em não ter logs em TRIBUNAL. Existe um PDF onde podes consultar o processo em tribunal.
Sem logs! O meu critério para escolher VPNs é rigoroso, Mullvad não pede moradas, nomes, nem emails nada! Ao contrário já não se pode dizer da NordVPN, Surfshark entre outras.
Continuo a não entender, mesmo que me tivessem informado que a “culpa” é de um algoritmo, porque razão vocês do Pplware, dão tanto ênfase e PUB às VPN’s e sempre que tenho de comentar aqui, tenho de desligar a minha, porque de contrário o comentário não é publicado… Não se pode dar um chuto nesse algoritmo?
Vou-te explicar de novo. Ao usares uma VPN, o serviço vais buscar um IP que pode ter sido usado para SPAM e as listas de antispam podem barrar esse IP. Provavelmente é que está a acontecer contigo. Muitas gente usa VPNs, eu uso, e nunca me aconteceu isso.
Acontece-me exatamente o mesmo lool.. E comento em vários sitios, menos no Pplware porque parece que usam um algoritimo diferente ou não.
Provavelmente algum script ou IP Database que faz check se o ip é de hosting ou não (ou proxy)
Indo a ip-api.com com VPN vai acusar normalmente “hosting true”, ou “proxy true”.
O princípio do anonimato VPN. É que vários partilham o msm IP. Por isso pode ficar flagged para comentários ou assim
Não faz sentido usar vpns nos dias de hoje o teu tráfego já é encriptado via HTTPS….É o mesmo que as vpns fazem só que mudam o teu ip…Se queres uma boa segurança usa o TOR…
TOR não é assim tão seguro como pensas, se fosse ninguem era preso.
É possível descobrir mediante o ultimo relay de saída.
Wifi Publico + VPN + Tor torna isso complicado mas vai ficar lento!
Na verdade quase todas as pessoas que foram apanhadas usadas o TOR foi porque não ocultaram os seus “passos” ou que acabaram por confessar os crimes.
TOR é bastante seguro.
Agora tem outras coisas que pode dar algumas dicas de ti.
Tamanho da janela (dá para descobrir em javascript).
o exit node, pode tar a fazer urlsnarf para ver o trafego http, o que tem.
timestamps, tem muitas variáveis, que podem ajudar.
o mais seguro é usar o hidden services. mas tor para proxy, também dá.
“lol” é o unica resposta que o teu comentário merece
Qual?
É precisamente esta VPN que uso há anos e recomendo.
E consigo comentar aqui sem ter de a desligar.
+1
Same here
Recomendas para que? Privacidade? Não da cabo da Mullvad.
Observa a Mullvad e depois diz-me qualquer coisa, já agora VPNs como Surfshark e outras onde tem um desconto de 90, 95% ou 99% é de desconfiar..
Eu confia, privacidade ai não tens de certeza só se for para terceiros.
Mullvad da 10 a 0 nisso sem qualquer problema.
Subscrevo a opiniao da Mullvad, só a cena de a tua conta ser um “codigo gerado”, sem pedir email nem nada. e possibilidade de aceitar “dinheiro por correio”. é mesmo para anonimo.
claro aceitam paypal e tal. mas subscrição de VPN não indícia(ou dá suspeição), qualquer coisa sobre ti.
Spoky, permita apenas um comentário:
a Mullvad é tão boa, mas tão boa que quando lhes dissemos que queríamos fazer um artigo sobre eles, a resposta foi peremptória: não estamos interessados.
Isso mostra o quão bons e presunçosos podem ser, mas, é apenas a minha opinião e, neste caso, experiência.
A Mullvad é a empresa que a Mozilla escolheu para fornecer o seus serviço de VPN, logo não devem ser assim tão maus.
Dito isto não vejo que tenham assim de tão especial, a maior parte dos servidores nem são deles, são apenas alugados a terceiros.
Quanto à privacidade, eles têm o IP da pessoa que se liga aos servidores deles… ele podem até jurar que não guardam tal, mas por definição eles precisam do IP para que o serviço funcione, logo a menos que utilize terceiros eles até o IP sabem, que é o principal.
Vou te explicar porque, a Mullvad não faz promoções, não tem código promocionais.
Podes ler aqui, é simples e claro como a água
https://mullvad.net/pt/help/policy-reviews-advertising-and-affiliates/
Eles são transparentes e quase todas as respostas estão no seu website.
Custa apenas 5€ mês, e da para pagar de várias maneiras
Não é por isso que deixa de ser boa. Eles simplesmente não andam com truques. Já a NordVPN até te oferecem uma subscrição anual só para dizerem bem deles a qualquer um.
Essa é a diferença.
Spoky, o meu email foi simples como água:
gostávamos de fazer um artigo convosco, podem disponibilizar uma conta de teste durante 5 a 10 dias no máximo enquanto procedemos aos nossos testes e podermos escrever.
A resposta foi tão seca quanto isso: não estamos interessados. Isso a mim leva-se a crer que o serviço é tão mau que todos os 5 euros que eles “caçarem” são lucro, mas, mais uma vez, é apenas a minha opinião.
Se um dia me apetecer vou considerar adquirir 1 mês de conta e escrever, mas pela resposta seca e com falta de sensibilidade que mandaram estou neste momento de pé atrás.
Caro M
A Mullvad não quis…a malta até sabe porquê, deve ter sido do trato educado e informal que tanto se gabou.
Contudo não fique aborrecido, o trato pode sempre melhorar, agora a Mullvad já não precisa mudar nada!
Votos CCM
Caro Mata-Ratos,
Na verdade quem trata destes assuntos sou eu. Quem os contactou fui eu.
Pela sua resposta, vou assumir, por minha conta e risco, que será fã da Mullvad e, nesse caso, sublinho o que já referi previamente: A resposta foi tão seca quanto isso: não estamos interessados. Isso a mim leva-se a crer que o serviço é tão mau que todos os 5 euros que eles “caçarem” são lucro, mas, mais uma vez, é apenas a minha opinião.
Lamento desde já se desapontei.
Estão no direito deles, ou não ?
Pelos vistos na visão da pplware, NÃO !
Olá Zésé, bem vindo ao PPLWARE pois acabo de ver que este é o primeiro comentário aqui realizado.
O Zézé sabia que o PPLWARE tem 16 anos? Somos um dos mais antgos sites de tecnologia e afins de Portugal.
Quanto à sua pertinente observação, permita esclarecer que provavelmente a sua interpretação sobre os comentários acima está incorrecta.
O que eu escrevo acima, isso sim, foi do indelicado (frio) que achei da parte deles. E acrescento que, na minha opinião pessoal, quem diz que é muito bom não tem medo de mostrar o serviço nem que seja por uns dias.
Ora claro que concordo consigo quando diz que estão no direito deles, mas eu também estou no meu direito de não comprar uma licença e estou no meu direito de exigir uma resposta minimamente profissional da parte deles, coisa que não aconteceu e parece que o Zézé ou não leu os comentário ou quis deturpar as coisas por não ter compreendido, apontando-me e ao PPLWARE o dedo como se quiséssemos impor à marca a nossa vontade. Muito longe disso.
Não se preocupe Zézé, acontece muito hoje em dia, más interpretações. Contudo, se me permitir, se for treinando muito a leitura verá que com o tempo poderá compreender com mais facilidade e rapidez os textos escritos.
Obrigado pelo 1º comentário e que venham muitos mais.
E para jogar online uma boa vpn?
Não sei porquê, mas quando ligo a minha VPN, perco o acesso a determinados sites, ou seja o acesso é negado! A Netflix por exemplo deixa de funcionar, os filmes não abrem. Eu uso o Surfshark.
As VPN’s foram desenhadas para ser possível ligar de qualquer lado fora dos ambientes empresariais à rede interna das empresas sem colocar as mesmas em perigo, assim como para prevenir o acesso aos dados acedidos entre os servidores e o dispositivo do utilizador (na Internet).
Depois surgiram estes serviços que se aproveitam da segurança que alguns protocolos podem oferecer quando bem configurados (OpenVPN e mais recentemente também o Wireguard) para tentar contornar eventuais limitações (bloqueio de conteúdos, espiar o que os clientes visitam para fins de marketing, etc.) ao nível local nos operadores de Internet ou até de redes de Wi-Fi públicas com um grau de sucesso variável, e até para ajudar a aceder a conteúdos só disponíveis em outras localizações geográficas.
Como alguns disseram o problema das VPN’s é que a malta que passa a vida a mandar SPAM e malware rapidamente coloca este tipo de serviços em todas as listas negras do planeta, e a única forma de contornar tal é com IP’s dedicados e à parte dos outros que algumas empresas também disponibilizam, mas que só servem se não tiverem na mesma gama dos outros já bloqueados… e ainda assim existem milhares de web sites que reconhecem tais IP’s como não pertencendo a gamas residenciais e então bloqueiam automaticamente.
Existem alguns casos em que as autoridades dos países não conseguiram apanhar as pessoas, mas apenas porque não decidiram fazer as coisas todas pelas regras, de a polícia solicitar ao tribunal autorização, e depois essa autorização ser enviada para os prestadores de serviço, seja a empresa de VPN, seja a empresa onde estão os servidores colocados fisicamente para terem acesso ao registos de IP’s e tal… porque muitas empresas dizem que não tem registos (e quase sempre mentem, porque existem muitos subterfúgios que tais empresas aproveitam-se ao máximo do género nada regista nesse servidor, mas regista tudo num outro servidor logo a seguir a esse, ou regista, mas só o suporte de terceiros contratados pela empresa de VPN é que pode ver, ou não regista normalmente mas se surgirem denúncias eles fazem uma pequena actualização e de repente já regista tudo, e por aí em diante) mas depois ou têm mesmo registos, ou têm as empresas de alojamento onde eles colocam os servidores, ou os operadores de Internet que lhes proporcional as ligações em si à Internet.
Como já vi alguns dizerem, ninguém quer ir preso só porque um idiota qualquer anda a cometer crimes utilizando os serviços da sua empresa.
Mário eu sou utilizador da Mullvad VPN não sou fanático, mas posso alegar e CONFIRMAR que os 5€ foram bem gastos, se pretendesse usar uma VPN.
Compreendo, contudo o meu contacto com eles foi institucional. Haja um pouco de profissionalismo, seria o mínimo de testar.
Existem muitas marcas que quando lhes pedimos uma conta de teste informando que queremos escrever sobre aquele serviço ou software dizem que não têm isso contemplado ou que de momento não têm previsto a oferta de contas temporárias de teste.
Eu ainda sou fã do antigo, mas válido: quem não deve não teme.
Como disse, é apenas a minha opinião. Veremos mais para a frente. Entretanto já estamos a testar outra. Quanto aqui à Surfshark, confirmou mais uma vez as suas propriedades: robustez, velocidade e qualidade.
Havendo muitos e bons serviços é normal que cada um se decante por serviços e necessidades diferentes pelo que nunca descarto nada.
Eles não oferecem um teste grátis a ninguém. Queres pagas 5€, não queres não pagas.
É simples quanto isto, aliás eu deixei te a cima um link onde eles afirmam que não têm sistema de afiliados.
Qual é a empresa de VPN que não tem sistema de afiliados? Quase todas têm.
Só por aí já vês a diferença, se fores comprar vais ver que é gerado um código de segurança no qual deves guardar.
Não te é pedido nome, datas de nascimento, morada, código postal ou telemóvel.
Já li tanto sobre VPN’s em diversos artigos um pouco por todo o lado e cheguei à conclusão que ninguém bate a NordVPN.Não há hipótese.Todos esses “grandalhões” dos sites de informática dizem o mesmo,todos eles.
Tu não percebes nada de VPNs a maioria desses sites que lês, são reviews pagas. Onde a NordVPN paga para dizerrm bem ou então dizem bem para as pessoas comprar.
Porque o sistema de afiliados paga muito mais que os outros. Tem blogs e websites aos pontapés com reviews positivas mas, é para te fazerem comprar.
Não há hipotese? Estás a gozar certo? Só por aqui já se vê quem é que percebe da coisa.
Com todo o respeito mas de VPNs não pescas mesmo nada. Procura blogs independentes. A maioria dos blogs americanos é tudo dependente e se for preciso mentem.
Mas talvez concordo contigo ninguém bate a NordVPN no número de vulnerabilidades e leaks que já teve.
Haja paciência Sandokan!
Em termos de serviço é a melhor, em termos de segurança nem por isso.
Como só usava para streaming legitimo usei durante muito tempo, desde que começou a ser detectada e bloqueada por todos os serviços de streaming deixei de usar, neste momento só a Dinsey não bloqueia NordVPN para EUA.
A mullvad está noutro patamar até processos em tribunal tem e apresentaram 0 logs porque eles não tem, e isto é de conhecimento público.
Agora é normal que os blogs não falem dela pois eles não tem sistema de afiliados, nem pagam por review e isso deixa muitos blogs chateados por isso não falam dela, mas sabem que é a melhor.
Por acaso, como falamos em tudo e não temos nenhum produto afiliado, até gostamos de testar e falar do que usamos. Por isso o teu melhor, ainda há alguns tempos, era o pior de outros. É como tudo, falar sem conhecimento de causa, é uma coisa, falar com conhecimento de ter testado e usado é outra. Tens de testar.
A Pplware não tem 5€ para testar?
Tem, mas se ao fazermos uma publicação é win win, nós fornecemos bons conteúdos e o produto passa a ser mais conhecido, o que são 5 euros para eles? Verdade? Depois nós a todas as outras que testamos, fazemos o mesmo desafio, e todas as outras forneceram sem qualquer problema. 😉
Por incrível que pareça, existem pessoas que divulgao uma determinada VPN a troco de dinheiro ou conta grátis,ou como falam programa de afiliados que ganham uns trocados para falar bem da VPN, quem instala o windscribe VPN vai ler que tem umas mensagem explicando o porque que acabaram com o programa de afiliados, me caiu o queixo, e falam a pura verdade sobre como funciona o falar bem de uma VPN a troco de dinheiro ou conta grátis, e pelo que li e registrei estão mais focados em dar qualidade segurança e fazer melhorias que traduzem a segurança de quem os usa, fiquei boquiaberto com tamanha franqueza e realidade de como funciona os ranks de MELHORES VPN, conclusão uso a conta grátis e fico fazendo testes de todos os tipos, para averiguar a eficiência deles, e tanto que não impõe propagandas pois dizem através delas e possível rastrear os usuários, a conta grátis tem limitações mas navegase com rapidez e segurança, e ainda oferecem a paga com todos os servidores, realmente os ranks são furados, pagos, direcionados, sem avaliar segurança. De todas as vpns que conheci só posso dizer que 4 estão entre as mais seguras, windscribe VPN, próton VPN e open VPN, e ORBOT, não pertenço a nenhum tipo de afiliação de vpns, mas com certeza só posso dizer usem e testem, pois eu não caio mais nesse papo de a melhor do rank e aquela que tem mais usuários e ainda por cima com propagandas, francamente testem usem escaneim, avaliem toda a estrutura, pois se existe bloqueio em algum site e porque não conseguiram de te indenficar, aí usam o famoso localize umas bicicletas ou barcos, para poder acessar a página, isso e simplesmente tentando achar o cara que tá usando a VPN, se aparece isso pra mim prefiro sair da página do que ficar clicando, em barcos bicicletas faróis ou o diabo aquático, simplesmente saio e procuro outro assunto, há esqueci de dizer que o ORBOT também e um dos melhores, agora tem uma coisa chamada configurações se sabes usar terás segurança, e o ORBOT também não deixa nada a desejar e SÓ saber configurar.