O CCleaner foi comprometido e dados dos utilizadores estão disponíveis na darkweb
Apesar de não ter já o peso que teve no passado, o CCleaner é ainda um software que muitos usam para manter o Windows limpo e livre de ficheiros desnecessários. Este software está agora envolto num problema grave após ter sido comprometido e os dados dos seus utilizadores surgirem à venda na darkweb.
Não é consensual a utilização do CCleaner, em especial após terem surgido problemas com este software em muitos PCs. Se muitos concordam que a eliminação dos ficheiros e outras limpezas que esta app faz, outros entendem que este é um processo que o Windows deveria tratar, algo que acaba por ser natural.
Associado a isso surgiram problemas de segurança, que acabaram de ser resolvidos, depois do CCleaner ser comprado pela Avast. Agora, depois de tudo aparentar estar calmo, surge novamente um problema de segurança. Este software foi comprometido e os dados dos utilizadores roubados.
Looks like @CCleaner was hit by the MOVEit hack: pic.twitter.com/XSiM40VtQB
— Troy Hunt (@troyhunt) October 25, 2023
É o próprio CCleaner que dá a má notícia aos utilizadores, via um email onde explica toda a situação. Ali é revelado que os hackers exploraram uma vulnerabilidade na amplamente utilizada ferramenta de transferência de arquivos MOVEit. Esta é usada por milhares de organizações para mover grandes conjuntos de dados confidenciais pela Internet.
O e-mail enviado aos clientes revelou que os hackers conseguiram aceder a nomes, informações de contacto e informações sobre os produtos adquiridos dos utilizadores. Além disso, confirma que números de telefone de clientes, endereços de e-mail e endereços de cobrança foram afetados por esta violação.
Ccleaner was compromised and (limited) user data was exfiltrated. Luckily they're offering BreachGuard for 6 months! That's good, right?
— vx-underground (@vxunderground) October 25, 2023
... right?
Image via @troyhunt pic.twitter.com/bTFaBOlMur
Em informações posteriores, foi revelado que menos de 2% dos utilizadores foram afetados, mas não foi fornecido um número específico de afetados. O CCleaner é usado por milhões, mas a Gen Digital não detalha quantos utilizadores pagos o CCleaner possui, mas afirma ter cerca de 65 milhões de clientes pagos no seu portfólio de segurança cibernética, onde o CCleaner está incluído.
Não foi explicado um ponto que muitos se questionam. A razão por que demoraram vários meses para divulgar o incidente do CCleaner aos clientes afetados. Apesar de serem dados pouco sensíveis, o recomendado é a normal mudança de password e uma validação dos dados presentes no serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Desde que foram comprados pela avast começaram com ads foi a melhor altura para desinstalar
Já não é a primeira vez até já adicionaram ao instalador coisas muitos questionáveis, a mais de 10 anos não uso nada dessa empresa.
É usar a versão portable.
Quem tem isso instalado que peça ajuda aos netos.
Isso não será um preconceito? 😛 Eu tenho instalado e acho que é uma das melhores ferramentas para o efeito.
Há muitas alternativas bem melhores! O facto é que o CCleaner tem vindo a dar problemas e quando isso acontece, o melhor e desconfiar que mais pode vir. Não é novidade o que aconteceu! Alternativas, bem melhores, temos o Wise care e o excelente temos o Privazer
Haverá alternativas que respondam melhor aos interesses de diferentes utilizadores, sim. Obrigada pelas dicas 😛
Para o utilizador comum o Microsoft PC Manager da própria Microsoft
https://pcmanager.microsoft.com/en-us
Desde o MS Windows 10 que este tipo de ferramenta deixou de trazer qualquer beneficio verdadeiramente percetível.
Também gosto
@Biotico nem está disponivel para o utilizador comum, por isso é como se não existisse para já.
Não está?! Então esse link que coloquei aponta para onde? Para o céu?
Ahahahahahah…
Eu tenho numa pen a versão portable e nunca na vida iria pagar pelo CCleaner.
Pode ser que venha a vacina…
Isto do cclenaer não é para resolver problemas mas criar, experimentei quando este sugiu e não vi melhorias e nunca mais usei, foi a melhor que coisa que fiz, relatos de pessoal que a limpeza ao invés de melhorar piorou ou o windows berrou ao ponto de ter de ser instalado de novo…
Ainda existe gente a utilizar isto? Para quê, a sério, para quê?
Deixei de o usar desde que forçou a instalação do Avast em 2018, e na altura foi um castigo para remover. Desde então tenho usado uma combinação do Disk Cleanup (vem com o Windows) e o BleachBit (open source)
Nunca foram de confiança. Nc instalei por causa disso mesmo.
Uso a versão gratuita e ainda não deu stress, mas já pensei em desinstalar
Quando o Windows tem ferramentas basicas para fazer as limpezas necessárias muitos programas dos acima citados deixam cada vez mais de fazer sentido. Mas acredito que para outros seja a tabua da salvação.
Já não é a primeira vez, coisa que deixei de usar a uns 15 anos
Usem BleachBit. Open-source.
há anos que deixei de usar… é mais placebo que outra coisa e mal usado ainda provoca estragos!