NOS compra Claranet Portugal por 152 milhões
É mais um negócio de milhões e desta vez levado a cabo pela NOS. A empresa liderada por Miguel Almeida anunciou a compra da Claranet Portugal por 152 milhões. Esta empresa tem como segmentos de atuação principais a área do alojamento, cibersegurança, e dados.
Claranet atua na área do cloud computing, cibersegurança, redes e dados
A Claranet Portugal é uma empresa que oferece serviços de tecnologia e soluções em áreas como cloud computing, cibersegurança, redes e dados, além de desenvolvimento de software e soluções geridas. É parte do grupo internacional Claranet, que opera em diversos países e é conhecido por ajudar empresas na transformação digital.
Em Portugal, a Claranet tem uma presença significativa, com escritórios em Lisboa e no Porto, além de data centers próprios. Trabalha com clientes de diferentes setores, como finanças, saúde, retalho e telecomunicações, fornecendo serviços personalizados para atender às necessidades específicas de cada negócio.
A empresa tem 900 trabalhadores em Portugal. Segundo é referido no comunicado, a empresa “continuará a operar de forma autónoma, preservando a sua identidade, gestão, equipas e base sólida de clientes”.
Em 2024, as receitas totais da Claranet Portugal atingiram os 205 milhões de euros, com o EBITDA (rentabilidade operacional) a fixar-se nos 15,4 milhões de euros. Para o negócio se concretizar, ainda tem de ser aprovado pela Autoridade da Concorrência.
De relembrar que a AMA contratou recentemente a Claranet, por ajuste direto, para implementar "medidas urgentes" que evitassem um novo ciberataque aos serviços do Estado.
A claranet tem mais areas de operação….
fui trabalhar como field tec, para a ULS de Vila Franca de Xira, contatado por uma empresa de trabalho temporário que por sua vez tinha sido contratada pela Claranet ou seja….
O estado pagava a Claranet por sua vez pagava a uma empresa de trabalho temporario que por sua vez me pagava o ordebado minimo……….. LUCROS BAIXOS falam eles…. pffffffff
field querias o quê ?
tanto têm field a ganhar o ordenado minimo como especialistas a ganhar 5-6k mês, é assim em qualquer lado
não percebes te … a quantidade de gastos vs o que realmente é pago….. LOBBYS
assim se gasta o dinheiro dos contribuintes!!!!
isso vai a concurso publico, depois é tudo uma questão de quanto tempo são os contratos e se faz sentido contratar alguém directamente ou ir buscar via outsourcing, aqui na minha empresa pagamos relativamente bem e mesmo assim vamos buscar outsourcing por motivos operacionais e projectos de curta de duraçao
Tenho pena dos 900 empregados…
Aposto que depois da compra, e passados ano e meio ou dois anos, começam os despedimentos nessa empresa.
Desses 900 funcionários, devem ficar uns 50 e a Sonae, gradualmente, vai substituir os outros pelos seus funcionários.
A Nos não é só a SONAE 😀
e os serviços como seriam prestados? pensas que IT são como os call centers?
além disso “Segundo é referido no comunicado, a empresa “continuará a operar de forma autónoma, preservando a sua identidade, gestão, equipas e base sólida de clientes”
Nota-se que nunca passaste por uma aquisição, do lado do comprado.
já passei por mais de uma dezena do lado do comprador
És o maior da tua aldeia… 😀
Lá no bairro ninguém te lixa zé, já vi qual é dos estarolas onde tens tacho…
já Rodrigo, sou cliente vodafone e tenho tacho na concorrência.. a tua análise é top.. já agora passa por outros artigos, vais perceber que tenho tacho na mercedes, numa qualquer petrolifera à tua escolha, em todos alguém me acusa de algum tacho, é só largares os artigos dos operadores e expandires a tua pesquisa, ou então talvez seja tipo politico, tenho um tacho em todos
A NOS tinha poucas ou nenhumas competências nas áreas onde atua a Claranet, daí que esta aquisição faz todo o sentido.
Ficam as duas a ganhar, mas é mais do que obvio que pelo menos nas áreas “menos técnicas” ao integrar a claranet na NOS alguém ficará a mais a curto prazo.
no comunicado diz que não há integração, operam de forma independente
Lá porque escrevem isso não quer dizer realmente nada. Por vezes é só conversa para tentar que os reguladores e outros interessados não comecem a criar problemas ou por exemplo os clientes a fugir para outro lado.
Uma vez que a NOS seja realmente a dona podem mudar de ideias a qualquer momento ou simplesmente mudar a equipa de gestão de topo “independente”, ou forçar a equipa existente a mudar coisas, que pode meter toda a gente a andar e meter gente da NOS ou sub contratados de uma qualquer outra empresa. Se vão fazer isso? Não faço ideia, mas não acredito que não vão fazer tudo ao seu alcance para reduzir o número de pessoas ao mínimo absolutamente indispensável… geralmente é assim que se aumentam os lucros, despede-se pessoas em larga escala só porque sim, ou por “condições de mercado”, ou por “optimização de recursos humanos” e levam os administradores mais uns bónus de milhões.
Se fosse um dos trabalhadores estaria certamente preocupado, e começaria à procura de outro trabalho porque é possível que uma “rescisão amigável” ou uma “não renovação de contrato” esteja a caminho. São 900 pessoas, ninguém me convence que a NOS não consegue correr com todos ou pelo menos quase todos em especial quando já é uma empresa que actua no sector.
actua no sector? o sector é IT, a NOS é uma telco, podem parecer o mesmo alguém do 5º ano, mas não são, claramente não sabes a oferta de uma e de outra..
e qual é o interesse de despachar 900 pessoas numa empresa que fatura 205M e precisa dessas 900 pessoas para os faturar? onde achas que irias buscar depois as pessoas num mercado saturado como o PT onde não tens recursos suficientes para a procura?
estamos na sua grande maioria a falar de perfis especializados, cloud, IA, devs, etc, porque haveria alguém de querer despachar esses perfis sem hipotese de os susbtituir?
Como assim a NOS não está na área? Eles têm datacenter em Lisboa e Porto. Estamos a brincar? Que raio de serviço presta a Claranet de tão especial que a NOS não esteja já a prestar ou não seja capaz de prestar se lhes pedirem e pagarem por isso claro.
Não interessa que facture 205 milhões, a maior parte não é lucro, e se a NOS pagar 152 milhões de euros vai querer reaver esse dinheiro tão rápido quanto possível, que eu saiba a NOS não está na área para perder dinheiro.
Talvez não despeçam as pessoas imediatamente, terão de entender como o negócio está estruturado e depois é que começarão a ver como podem cortar nas “gorduras”, que pode ser começar por não renovar contratos e fazer acordos amigáveis para terminar contratos, mas depois possivelmente vão mesmo mandar as pessoas embora porque vão automatizar tudo o que der, para optimizar os custos, e no que for possível utilizarão a infra-estrutura de apoio comercial e técnico já existente na NOS… porque haveriam de manter tal estrutura duplicada, já têm esses custo não faz qualquer sentido não acabar com essa parte da estrutura na Claranet. Se mantiverem pessoal, provavelmente é aquele altamente especializado que for extremamente talentoso a um nível tal que eles eventualmente nem consigam sonhar ter na NOS… talvez um ou outro desses consiga manter-se por mais algum tempo se a NOS não conseguir encontrar ninguém lá dentro da NOS ou fora (sub contratados) que saiba fazer o mesmo mas mais barato, que pode acontecer.
Acho que ficou claro acima como penso que a NOS se irá ver livre das pessoas. O objectivo final é sempre obter o máximo de lucro gastando o mínimo possível. E na NOS a qualidade claramente não é um objectivo que levem muito a sério desde basicamente sempre… eles até podem ter certificados de qualidade e tal, mas a malta que tem a Internet fixa e outros serviços fixos deles que o diga o quanto tais certificados de qualidade lhes serve na qualidade de serviço no seu dia a dia.
E até pode ser que me surpreendam e realmente a NOS deixe ficar tudo como está e fiquem só a colher os rendimentos… mas estou pouco confiante nessa possibilidade, é demasiado tentador, é quase que inevitável irem lá meter o bedelho e mudar tudo o que for possível para aumentar a margem de lucro. Como iam explicar aos investidores que compraram uma empresa a actuar na mesma área de negócio e que não conseguiram integrar serviços que já tinha na NOS para reduzir os custos na Claranet e assim aumentar os lucros?
Não percebes muito disto mas eu explico, partindo do princípio que a NÓS fez bem o seu trabalho de casa e viu bem os livros de contas da Claranet e que esta é saudável e lucrativa o que normalmente acontece são posições mais bem pagas rodarem, como directores ou C-levels, isto porque tipicamente sao um custo muito grande para a empresa assim como um risco pois são quem pode boicotar avanços, esses sim poderiam ser substituídos por quadros da NÓS, tirando isso e casos pontuais de overlap de funções não há qualquer necessidade de despachar pessoas, as pessoas são precisas para prestar serviço, mesmo que existam áreas onde já prestem serviços como datacenter precisas dos técnicos dentro dos datacenters, ou achas que vais comprar datacenters e vais prestar serviços com a equipa curta que tens de outro serviço? Alem que não existem nem 100 pessoas no mercado de IT à procura de emprego quanto mais 900.
Entendo o suficiente do mundo real para saber que a malta só não vai toda “com os cães” enquanto eles não conseguirem automatizar e integrar na gestão da NOS (não apenas de pessoas da NOS, mas mesmo a nível informático na parte técnica e comercial).
Quanto a não arranjarem pessoas em TI, é brincadeira certo? Desde quando as empresas têm dificuldades em encontrar tais pessoas? E não é como se estivessem limitados a Portugal e aos portugueses, eles têm literalmente o mundo inteiro para encontrar tais pessoas e metê-las a trabalhar, é só uma questão de onde conseguem encontrar a mão de obra mais barata (geralmente indianos, mas brasileiros também parecem uma boa possibilidade, e com a crise financeira no Brasil, mesmo que paguem “mal” ainda assim pode ser mais que suficiente para se quererem mudar para cá, se não estiverem já por cá).
A NOS gosta muito de sub contratar, e nem interessa muito se prestam um bom ou mau serviço, no final do dia quem se trama é o cliente se forem incompetentes, e com o que poupam deve compensar perfeitamente os clientes que perdem.
E a questão das 900 pessoas, é como já disse, não acredito que a maior parte não possa ser substituída por pessoas que a NOS já tem a trabalhar para a mesma (sejam internos, ou terceiros contratados para prestar serviços). Talvez existam algumas pessoas que não dê para substituir facilmente por terem capacidades únicas difíceis de obter, mas até essas podem ser metidas a andar dali para fora se a NOS não quiser prestar serviços que exijam tais pessoas.
No limite a compra da Claranet pode ser só para eliminar um concorrente à NOS… e é muito fácil criar condições tais que levem à extinção total da oferta comercial e a obrigar os clientes a migrar para a NOS ou para outra empresa. Estou a pensar concretamente na Pluricanal que a NOS (PT Multimedia na altura) comprou e que mal foi comprada começou logo a desleixar-se na qualidade da prestação do serviço e quando se ligava para lá a reclamar a reposta era para se mudarem para a NOS.
Faço gestão de uma equipa de 60 pessoas e não tenho restrições geográficas para contratar e quando preciso de ir ao mercado vejo-me aflito e não pagamos nada mal, mas basta teres uma cloudflare a pagar a devs 150k em PT para ter noção que a realidade não é o que tu achas que é.
Isso nao e bem assim, a Claranet foi adquirindo empresas ao longo dos anos e a verdade e que tem sido as pessoas a sairem pelo seu proprio pe, nao porque esta alguma coisa mal mas porque surgem outras oportunidades noutras empresas o que nao deixa de ser normal, e assim em todo o lado.
Nao esquecer que a Claranet atua em outros paises, como e de conhecimento publico. Se havera restruturacao interna, ninguem sabe e nem sabera no entanto tudo e possivel
Cibersegurança? lol enganaram-vos bem…
a ti enganaram-te melhor.. https://www.claranet.com/pt/security/
A NOS assim como a maioria das empresas de telecomunicação em Portugal estão a perder clientes face à entrada no mercado da lowcost DIGI.
Esta operação da NOS não é nada mais, nada menos, do que uma tentativa de diversificar o ramo de negocio. De lembrar que a NOS também é dona da lusomundo cinemas… claranet é só mais um mercado (cloud e cibersegurança)
espero que o negócio seja chumbado, cada macaco no seu galho, e viva a concorrência
E o que é que está compra contribuí para a minha felicidade?