Microsoft toma parte na guerra contra o WhatsApp e apresenta Skype como alternativa
A mudança das regras que o Facebook impôs no WhatsApp veio obrigar a adaptações muito grandes por parte da concorrência e até por parte dos utilizadores. É clara a intenção de mudança para outras propostas mais transparentes e privadas.
Foi com esta ideia em mente que muitos utilizadores já iniciaram o seu processo de migração, escolhendo as apps óbvias: Telegram e Signal. Mas há outras que procuram ganhar o seu espaço, como o Skype. A Microsoft aproveitou este momento e resolveu entrar na guerra contra o WhatsApp.
Começou a migração para fora do WhatsApp
Com a chegada muito em breve das mudanças nas regras de utilização do WhatsApp, muitos utilizadores estão apreensivos. Não sabem ao certo se querem manter-se com as novas imposições ou se preferem procurar alternativas, mais abertas e mais privadas.
Uma parte significativa já iniciou a mudança, ou pelo menos está a explorar alternativas para quando fizer a mudança. Isso levou a que surgissem problemas pontuais e que impediram o acesso direto ao Signal, algo que acabou por ser resolvido posteriormente.
A Microsoft também quer entrar nesta guerra
A Microsoft estava arredada deste círculo até agora, mantendo-se longe dos holofotes e da confusão natural. No entanto, porque entende ter uma alternativa, resolveu agora entrar na corrida e apresentar uma opinião sobre o que pode oferecer aos utilizadores.
Recorrendo ao Twitter, o Skype revelou que a sua proposta não partilha os dados dos utilizadores e que os mantém privados, como seria esperado. Claro que esta publicação é um pequeno ataque ao WhatsApp e a todos os problemas a que está agora exposto com as mudanças.
Skype respects your privacy. We are committed to keeping your personal data private and do not sell to 3rd parties: https://t.co/FLGwMmSNHv pic.twitter.com/dupbfejr7m
— Skype (@Skype) January 8, 2021
Utilizadores podem e devem mudar para o Skype
Na mesma publicação, o Skype e a Microsoft partilharam um link para a política de privacidade da Microsoft, para que possa ser confirmado. Não é um documento simples ou pequeno, mas mostra claramente que os dados são mantidos longe de terceiros ou de outras partes interessadas.
Este é um processo de mudança no WhatsApp que dificilmente será revertido. O Facebook precisa de abrir as regras aos utilizadores e não as vai mudar. Quem parece ganhar com isso são os concorrentes, que assim captam novos utilizadores e fazem crescer os seus serviços.
Este artigo tem mais de um ano
Uma pergunta.
Afinal o que é que vai mudar no whatsapp?
Que informação o whatsapp vai passar andar ao Facebook que o Facebook já não tenha??
Uma pergunta.
Afinal o que é que vai mudar no whatsapp?
Que informação o whatsapp vai passar a dar ao Facebook que o Facebook já não tenha??
O que mudou no Whatsapp é que agora recebes aquela mensagem a avisar que os teus dados serão recolhidos pelo Facebook, as recolha de dados em si já tem vindo a acontecer desde 2016.
Ou seja, fica tudo na mesma. É mais alarmismo que outra coisa.
Na mesma? Agora os dados passam a ser tratados pelo facebook, antigamente os dados pertenciam a empresas distintas embora uma fosse subsidiária, mas ao abrigo do GDPR não podia existir tratamento de dados pois não existia consentimento para o mesmo.
Agora, ao consentires estarás a dar permissão para o facebook tratar todos os teus dados do whatsapp da mesma forma que já têm feito no facebook, ou seja, com perfilagem, se tu queres que os teus padrões de conversações, chamadas e videochamadas passem a fazer parte de um algoritmo é contigo, eu nem eu proprio quero ter conhecimento dos meus padrões quanto mais dar esse conhecimento a alguém que poderá usar isso para me atribuir campanhas de marketing, interesses sociais e politicos, entre infimas possibilidades.
O Sykpe sempre foi melhor que o whatsapp, nem sei porque alguém iria querer usar o WA em detrimento do Sykpe.
Modas…. Eu usei whatsapp por causa de umas jantaradas que a malta combinava, mas desinstalei. Se me quiserem presente, têm o meu número 🙂
Não sei se Skype será melhor que Whatsapp, mas duvido muito que seja pior. Por aqui usa-se Telegram e Signal.
Telegram e signal e falas com o bot, porque ninguem usa isso. As pessoas usam whatsapp logo é a melhor, os messengers sao todos iguais apenas interessa saber o que a maioria usa. Querem privacidade usem o pombo correio.
Se tu dizes que ninguém usa isso, então não percebo porque tenho contactos a usar. Devem ser o bot 😉
Tanto ou mais que a cedência forçada de informação, é o princípio da coisa: hoje é esta imposição, amanhã é outra. E outra. E mais outra. Além da proteção dos dados, É preciso também mandar mensagem que os utilizadores não vão tolerar prepotências.
O problema do skype é que consome muito mais bateria…. 🙁
Com Telegram e Signal, WhatsApp para quê?
Porque as pessoas usam whatsapp e nao vao trocar por causa do colega nerd e esquisito que usa signal ou telegram.
Então problema delas, e quando quiserem comunicar com o nerd mandem sms plain text, email, ou telefonem. Ou não façam nada disso que se calhar o nerd até agradece
Problema é o mesmo de sempre, popularidade, não havendo popularidade do telegram e signal há sempre quem tenha de ficar agarrado ao whatsapp, seja por grupos de trabalho, grupos de familia e amigos, etc.
Também acho que hoje fazem muito barulho, amanhã já ninguém quer saber e continuam todos a usar o whatsapp, mesmo depois de terem barafustado. Modas mediáticas. É assim que funciona o Ser Humano.
lol… o Skype guarda as conversas todas nos servidores deles (tal como o Telegram), e expira depois de 2 anos. Não há maneira de guardar localmente.
O melhor é mesmo o Signal.
Skype é ponto a ponto, não existe historico de conversações guardadas, o que existe é historico de metadados como IP de origem e IP de destino, tráfego gerado, etc.
Se fosse assim, tu não conseguirias ver as conversas aqui, lol…
https://web.skype.com/
Tanta preocupação com a privacidade deves ter muito para esconder. Usa pombos correio ou então deixa de ser palermoide
Podes dar-me as tuas chaves de casa, por favor? Quero ir vasculhar as tuas coisas todas. (como não tenhas nada a esconder…)
Rita, isso é um pensamento errado. Mesmo que não tenhas nada a esconder, a privacidade é um direito fundamental de cada ser humano. E depois, ao apoiares ou consentires esta recolha estas a dar o ponto de partida para a responsabilidade social através da internet (que eu ate acho deva existir para certos casos, mas isto generaliza).
Da mesma forma que consegues ver nas plataformas web de qualquer plataforma messaging, isso não quer dizer que está guardado nos servidores.
Adoro pessoas que tiram elacções tecnologicas sem perceberem de tecnologia.
Faz-me lembrar o pessoal que comprava pens usb de amarzenamento porque pensavam que podiam colocar lá um SIM e ter BLM.
lol… Whatsapp Web só funciona se tiveres o teu telemóvel ligado (porque vai buscar as mensagens ao telemóvel). O Signal é a mesma coisa.
Eu não tenho Skype no telemóvel nem no PC. Uso a versão Web, e estão lá as mensagens todas, que expiram passados 2 anos (pelo que reparei).
Uma das pessoas que falo por lá também só usa a versão Web.
Tanto o Telegram como o Skype (desde a versão 8) guardam as mensagens nos servidores deles.
Mas pronto… fica na tua, que eu fico na minha, lol…
Skype archives your chats for you and stores them locally on your computer, if you have enabled this option. Chat histories are not stored anywhere on the Skype network. In other words, no one else will ever be able to see any of your chat histories except you and the person you are chatting with.
Ainda bem que tu é que sabes, porque “as mensagens aparecem lá”..
Se querem privacidade deixem de usar essas plataformas todas, eu nao uso quem quiser me contatar tem de ligar, ou mandar sms.
Privacidade na internet nao existe, pode é existir é sites uns com mais segurança que outros.
aplicações, whats app skype telegram signal para que se temos o nokia 3310 😀
Skype morreu pra mim quando começaram impedir de cadastrar contas de e-mail coorporativa
Quem dos otários aí ainda, confia em uma empresa que tem poder de banir um presidente do país mais poderoso do mundo