Meta prepara WhatsApp para integração com apps de mensagens na Europa e isso já é visível
A Europa tem em marcha um plano para abrir as apps entre si e o WhatsApp está nesta lista. Conhecido como DMA (Lei dos Mercados Digitais), esta lei uniformizará estas propostas e assim criar uma integração natural e única. A pouco tempo de estar acessível, surge agora no WhatsApp os primeiros passos neste sentido e já são visíveis.
WhatsApp prepara-se para regras da Europa
A DMA irá mudar muito do que as grandes gigantes da tecnologia oferecem ais utilizadores na Europa. Com ações em várias áreas, quer abrir as lojas de apps do Android e do iOS, indo depois mais longe e tornar os diferentes serviços de mensagens integrados entre si.
O WhatsApp foi uma das apps e serviço identificados para fazer esta abertura e integração, algo que todos esperam ver implementado. Este serviço de mensagens da Meta está ainda a preparar este caminho e deverá apresentar a sua proposta muito em breve, antes das datas impostas pela Europa.
A prova de que os trabalhos já decorrem a bom ritmo surge agora, na última versão de testes do WhatsApp, que está acessível a alguns utilizadores. Nesta versão, foi possível encontrar e ativar os primeiros elementos desta integração, que irá abrir o WhatsApp a outros serviços de mensagens.
Apps de mensagens têm de cumprir o DMA
O que foi encontrado mostra que em breve será possível alargar a pesquisa e procurar também nas mensagens recebidas destes outros serviços. Curiosamente, e acaba por ser natural, estas mensagens estão numa área à parte, identificada aqui como "Third-party Chats".
No momento, a versão do WhatsApp para Android não inclui esta alteração. Dado que o WhatsApp tem seis meses a partir da entrada em vigor do DMA para realizar as alterações necessárias que lhe permitam cumprir a regulamentação, é muito provável que surjam novidades em breve.
Um detalhe a ter presente é que esta função será opcional. Os utilizadores terão o controlo para decidir se desejam ativar a interoperabilidade entre serviços de mensagens ou se decidem manter esta opção desativada. Se for ativado, recursos como a criptografia ponta a ponta também têm de ser aplicados a apps de mensagens de terceiros.
É uma excelente ideia se for devidamente trabalhado para evitar ter de instalar à mesma diversas apps.
Se bem entendi querem tornar o WhatsApp também o app nativa para receção de sms, certo? Ou estou a fazer confusão :S
substituir o SMS por RCS, o padrão de mensagens criado para substituir o SMS
Por que será que os operadores telefónicos são grandes apoiantes do RCS? Será por o RCS ser um protocolo mais seguro, ou por acabar com os SMS – que lhes gastam recursos?
Mas, no que interessa, a UE não quer acabar com o SMS.
o sabe tudo e o dono da razão…
Os SMS (Short Message Service, para mensagens de texto) e MMS (Multimedia Messaging Service, para envio de mensagens com conteúdo multimedia, como fotos e vídeos) são mensagens de telemóveis/smartphones – usando comunicações e protocolos da rede telefónica. Ou seja, mensagens através dos operadores telefónicos.
O que se está a falar aqui é dos serviços de mensagens instantâneas – WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e outros, que usam protocolos da internet para o serviço de mensagens. As apps Mensagens do Android e Mensagens da Apple (iMessage) em certas condições podem enviar mensagens como SMS/MMS e noutras condições enviar mensagens por protocolos da internet como o WhatsApp.
Do que fala o post, do cumprimento do DMA, não é das mensagens SMS/MMS, que continuam sem ninguém lhes mexer (apesar dos operadores telefónicos não se importarem nada se os livrassem disso).
O WhatsApp foi designado “gatekeeper” nos serviços de mensagens instantâneas – por isso vai ter que apresentar uma proposta para permitir a interoperabilidade com os outros serviços de mensagens instantâneas. O que daqui vai sair ao certo, ninguém sabe, mas os SMS/MMS não estão em causa.
Excelente… POST .
grato pela explicação!
Ora aqui esta o sabe tudo e o dono da razão, como já foi dito… Da vontade de fazer como o anterior Rei de Espanha fez ao chaves…….
Se soubesses a figurinha que estás a fazer é que poderias ficar calado. Enfim…
A “figurinha” não é tanta como a que ele faz, pensa que tem sempre razão e chama de grunho a quem comenta discordando dele.