MacOS: Saiba quais os portos lógicos abertos na sua máquina
Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo TCP ou UDP. Na prática, para a sua máquina comunicar com outras necessita de um porto lógico TCP ou UDP que identifica o processo de uma máquina. Saiba quais os portos lógicos abertos no seu sistema.
Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, o conjunto porto e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede.
65536 Portos lógicos
Numa máquina existem 65.536 portos TCP que podem ser usadas pelas mais diversas aplicações/serviços, o que (teoricamente) poderíamos ter 65.536 aplicações/serviços distintos a correr em simultâneo na nossa máquina.
Relembrando o que foi referido em artigos anteriores: o IP identifica a máquina e o porto identifica a aplicação/serviço. Além das portos TCP temos também 65.536 portos UDP. Mas como saber quais os portos abertos num máquina?
Uma das ferramentas mais usadas para saber as ligações estabelecidas entre a nossa máquina e outras é o netstat. Com esta ferramenta podemos saber ainda, detalhadamente, quais os portos de comunicação TCP e UDP abertos na nossa máquina, ver tabela de encaminhamento, estatísticas das interfaces, etc.
Por exemplo, usando o comando netstat -atnp tcp (imagem em cima) podemos ver, usando o exemplo seguinte, que a máquina com o IP 192.168.1.91, através do porto 61283 (que foi atribuído pelo sistema operativo), está com comunicação estabelecida com a máquina 13.225.244.120 no porto lógico 443 (https).
Este artigo tem mais de um ano
As portas passaram a portos?
Não são portos?
Sim são portas e não portos, lá porque os anglo-saxões usam port(s) para uma coisa e port(s) para outra, a tradução não é directa
Estás enganado.
Nao esta nao, Vitor. Em Portugues sao portas (que dao para abrir e fechar)
Nada disso G. Porto lógico
o termo portos não está incorreto, se não sabes do que falas…fica calado
Não, penso que em Portugal (mesmo académicamente) aceitam-se os dois termos. Na maioria das vezes também uso “porta” mas tenho a noção que o mais correcto deve ser “porto”.
Sim, aceitam-se os dois termos. E normalmente dizem-se portas…mas portas são as interfaces do PC.
Eu tenho a tendência de usar algo anarquicamente a designação de “porto” ou “porta”. Gosto de “porta” porque permite em português a intuição imediata da analogia de que num determinado local se encontra um serviço, uma funcionalidade acessível, atrás da “porta” específica de determimado endereço. Claro que em inglês o original seria “door”, o que mesmo não o sendo não me horrorizaria de todo. Mas, em inglês, “port” é um local que para além de ser utilizado por barcos, possibilita sobretudo um acesso a terra, marcando a diferenciação, a fronteira entre um meio de transmissão exterior e um espaço interior, um pouco à semelhança de “socket” que inicialmente era usado em vez de “port”, constituido por buracos, onde o exterior e o interior fazem o seu contacto. Não sou linguista mas é engraçado averiguar a origem de certos termos. Dr qualquer forma, sendo conceptualmente uma porta, o termo utilizado pelos primeiros autores da ARPANET nunca foi esse, mas sim port.
Queria sugerir uma correcção ao artigo e remover as referências a porto lógico apenas para porto. Porta lógico não é um porto TCP, mas sim uma gate NOR, AND, XOR,…
tal como o endereço lógico (IP), também há portos lógicos.
Peço desculpa estar a puxar um topico ao lado, mas existe algum tutorial como instalar o macOS numa maquina virtual?
Sei que é ilegal mas precisava para testes e resoluçaõ de problemas entre aplicações macOS e windows