Li-Fi: Vem aí a Internet que se propaga pelas lâmpadas
Quem acompanha o Pplware certamente que já ouviu falar na tecnologia Li-Fi, a internet que se propaga através da luz e não recorre à tecnologia radio como é o caso do popular Wi-Fi. A tecnologia Li-Fi promete ser 100x mais rápida que o Wi-Fi e recentemente passou a standard por parte do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).
Li-Fi é 100 vezes mais rápida que o Wi-Fi
O crescimento atual e futuro do tráfego de dados sem fio significará que o espectro de radiofrequência não terá recursos suficientes até 2025. Nessa necessidade por ligações à internet mais rápidas e estáveis, estão a aparecer novas tecnologias e é aqui que entra a tecnologia Li-Fi.
Foi há mais de uma década que se começou a ouvir falar sobre a tecnologia Li-Fi (“Light Fidelity”). A Li-Fi promete ser uma tecnologia revolucionária para comunicações de dados em alta velocidade. Padronizada recentemente como “802.11bb”, esta tecnologia não tem propriamente como propósito substituir o standard Wi-Fi.
A tecnologia Li-Fi assenta na utilização de lâmpadas LED domésticas comuns para permitir a transferência de dados. Com velocidades de até 224 GB por segundo, a Li-Fi é 100 vezes mais rápida que o Wi-Fi mais rápido, o WiGig, que opera na gama de frequência de 60 GHz e pode atingir uma taxa de transferência de dados máxima de 7 GB por segundo.
Além disso, a taxa por metro quadrado ou taxa de dados de área de uma rede Li-Fi pode ser 1.000 vezes maior do que a taxa de dados de área de uma rede WiFi.
A Li-Fi é assim uma tecnologia de rede ótica sem fio que usa díodos emissores de luz (LEDs) para transmissão de dados. Recorre ao Visible Light Communication (VLC) em vez do "tradicional" espectro de radiofrequência (RF). Como o espectro de luz visível é 1.000 vezes maior do que todos os 300 GHz de rádio, micro-ondas e espectro de rádio de ondas milimétricas, é apenas um enorme recurso inexplorado.
Em comparação com as tecnologias existentes que utilizam radiofrequência ou RF, a velocidade e estabilidade da tecnologia Li-Fi é muito pouco afetada por interferências. Na verdade, quanto mais luz tiver uma sala, mais rápida será a sua ligação. A razão por trás disso é que, ao contrário das ondas de rádio que usam um espectro de rádio não licenciado nos 5 Gigahertz (GHz), a tecnologia Li-Fi opera num espectro 10.000 vezes maior que o das ondas de rádio.
Este artigo tem mais de um ano
E quando é que sairão equipamentos com esta tecnologia?
E quando é que essa tecnologia Li-Fi estará disponível para se usar?
O que é que isto fará aos olhos?
Faz cegar assim como o Wireless faz cancro … por favor não sejam doentes em pessimismo e não larguem baboseiras.
Caso não saibas não te metes em frente de um radar, de uma antena de tlm que podem usar frequencias similares a wifi. A diferença é a potência. Mas a minha questão com a luz tem mais que ver com eventual PWM.
Já chega de baboseira, como os brasileiros dizem. Radar não tem nada a ver com antenas e wifi. Se tivesses um pingo de inteligência saberias que Radar é eco-localização com esteroides.
O que é um radar de uma antena de tlm, é alguma tecnologia o a?
Esta tecnologia tem mais de 10 anos mas nunca chegou a vingar . Tem diversas limitações como por exemplo a cobertura da luz, entre outras…
Aguardo com algum cepticismo …
Exactamente. Isto está longe de ser novo. Nunca vingou porque tem vários problemas.
Creio que a fibra óptica é uma tecnologia inocula e de capacidade de transmissão que os interesses económicos estão a desvalorizar.
Pergunta de noob: Se propaga através da luz, sempre que estiver desligada não teremos net? Percebi bem?
Pergunta ainda mais noob: Como é que se acede à internet se as lâmpadas não conectadas a ela???
https://www.networkworld.com/article/3131639/darklight-removes-li-fi-restriction-allows-visible-light-to-transmit-data-in-the-dark.html
Se sair uma normal nova, terei que mudar as lâmpadas todas?
Ok vamos ter que andar com uma lanterna de bolso, fácil!
Não passa paredes
No exterior, não funciona, com WiFi consegue-se acesso.
E de dia lâmpadas acesas no interior ?
Já se fala disto há uma década pelo menos. Duas não digo porque ainda não estou vivo há tanto tempo.
Sem grandes avanços aposto
Parece-me tudo ainda embrionário.
Se for implementado, como serão os emissores? Um ponto de fibra óptica com um AP óptico no tecto de cada divisão? Não acredito que seja transmitido pela eletricidade a todas as lâmpadas ( o cobre restringia a largura de banda), já para não falar que o uploading tinha que ser feito de forma tradicional ( por Wi-Fi), a menos que as lâmpadas tivessem receptores ópticos. Parece-me que a maior limitação do sistema é a necessidade de cabos ( nem que seja de fibra) em todas as divisões…. Tornando altamente dispendioso a sua instalação no interior, porque vai contra o propósito básico de uma rede sem fios, que é minimizar a quantidade de cabos.
Portanto, ler as notícias a meio da noite sem acender a luz para não acordar a cara metade, está fora de questão……
Se está rede é tão boa, porquê que a ideia não é substituir o hi-fi?
Se está rede é tão boa, porquê que a ideia não é substituir o hi-fi?
Se está rede é tão boa, porquê que a ideia não é substituir o hi-fi?
Toda gente escreveu,mas ninguém disse nada! Muito interessante a tecnologia! Só passei cá para ver os comentários
A internet dos apanhados do clima e net-o-dependentes. Nocivo, mais um hobby inútil.