Justiça condena operadora a pagar indemnização por quebras de internet
Quem nunca se queixou do acesso à Internet? Por norma os clientes ligam para o apoio ao cliente, mas atualmente as redes sociais são também um bom veículo para a indignação.
Recentemente uma operadora foi condenada a pagar uma indemnização a um cliente por quebras de Internet.
O caso aconteceu no Brasil e é um exemplo de que a justiça pode também intervir nestes casos. As constantes quebras de sinal de Internet levaram a um cliente da Vivo a avançar com uma ação na justiça. O cliente queixou-se de danos morais por ter ficado offline.
Operadora condenada a pagar por quebras na internet
Como resultado do processo, a operadora Vivo acabou por ser condenada. Segundo informações, a operadora foi obrigada a pagar uma indemnização de 2 mil reais (cerca de 441 euros).
A juíza Rita de Cássia de Cerqueira Lima Rocha, do 5º Juizado Especial Cível de Brasília, solicitou à operadora que comprovasse o fornecimento do serviço. No entanto, a Vivo forneceu apenas um screenshot do ecrã no qual mostrava a oferta do sinal, prova considerada insuficiente por ela, refere o Tecmundo.
É evidente que a interrupção de serviços, como ocorreu com o Autor [da ação], mostra-se suficiente a causar transtornos na vida de qualquer pessoa, o que enseja a reparação a título de danos morais
Referiu a juíza do caso
É verdade que o caso não aconteceu em Portugal, mas revela bem que este tipo de casos pode chegar à justiça. Com um pagamento mensal elevado, cada vez mais os utilizadores se queixam dos serviços prestados. No entanto, tem-se também visto que as operadoras estão empenhadas em baixar a taxa de queixas e oferecer a melhor qualidade aos seus clientes.
De acordo com dados recentes, das 32 mil reclamações registadas no semestre no sector das comunicações eletrónicas, a MEO foi alvo de 37% das reclamações, seguida da NOS com 34%, da Vodafone com 25% e da NOWO/ONI com 4%.
Já alguma vez se queixou da sua operadora?
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A verdade é uma, devíamos todos de certa forma e quando realmente justificado , fazer o mesmo. Mas o infelizmente nós portugueses pagamos demasiado pelos serviços que temos independente da operadora. Canais HD que apenas são convertidos para o sinal HD, canais repetidos só para fazer grelha enfim tantas outras coisas que nem vale apena… Mas a culpa é minha, nossa , que continuamos a pagar por isto.
Com a NOS também acontece. No meu caso já trocaram de router, mas de vez em quando continua. Foi reclamado. I router substituído estava bom. O tecnico não identificou o problema, o que é certo é que se continua, talvez aqui em Portugal se faça o mesmo. A NOS deve enviar técnicos que detetem os problemas e não quem somente faz instalação de cabos e pequenas coisas, pois existe problemas que requerem quem esteja dentro dos assuntos. Ligar para o apoio a clientes, a história é sempre a mesma. Faça assim e assado e não passa disso. A NOS QUE ENVIE OS SEUS TÉCNICOS FAZEREM DE VEZ EM QUANDO UMA REVISÃO.
No meu caso a box da NOS estragou a TV e ando eu para trás e para a frente para comprovar que foi mesmo a box que lixou a TV quando eles poderiam fazer o diagnostico na box para comprovar, mas obviamente deixam o ónus todo do lado do cliente. Tristeza…pior é que eles sabem que isto acontece e que têm boxes defeituosas e continuam caladinhos que nem uns ratos.
Atenção ao ligarem TVs caras às boxes da NOS, não aconselho. O meu não é caso único.
Mas como é que a box estraga a TV?? A unica forma que me ocorre é enviando um pico de tensão pelo HDMI.
Olha se comprastes é uma TV com defeitos… Como uma simples BOX te estragou a tua TV e mais duvido que só tenhas esse periférico ligado na tua TV.
Comprastes?
Relativamente à tua constatação é muito bonita mas muito genérica como se espera de uma operadora.
A TV não tinha qualquer defeito, funcionou perfeitamente até a box estoirar e levar a TV com ela.
O curto-circuito foi direitinho da box pela porta HDMI para a main board da TV.
Podes duvidar do que quiseres e duvidas bem. O facto é que a box estoirou, e a TV estoirou ao mesmo tempo. A playstation que estava ligada continua a gozar de boa saúde.
“Uma simples box” é giro de se dizer, tendo em conta que envolve componentes eletrónicos, eletricidade, e conectividades constantes entre ambos os periféricos. A box de “simples” não tem nada e curto-circuitos e avarias acontecem facilmente em qualquer dispositivo eletrónico.
Mais, a NOS tem conhecimento que tem boxes defeituosas e existem N reclamações por parte de clientes com estes problemas e basta procurares no google que encontras alguns casos.
Se tens tanta certeza do que causou o dano na tua TV foi a BOX da NOS podes enviar a TV para RMA do fabricante e eles que te passem um diagnostico da causa da avaria da TV. Se eles provarem que foi da BOX e não um pico de tensão na tua rede eléctrica reclamas com a NOS e apresentas as provas.
E o que é que achas que estou a fazer? Já tenho esse relatório a confirmar precisamente isso. Só que é dubio porque diz que foi um periférico ligado via HDMI no caso, tinha 2 a Playstation e a Box, mas mesmo que só tivesse um a NOS iria alegar sempre que foi outro periférico que não a Box…
Mesma coisa aqui, mas nem se digam a enviar o técnico ou trocar o router. Estou só à espera que acabe o período contratual.
Isso não é bem assim, se estiveres numa rede HFC boa sorte com isso. Invés de construírem pontos de regeneração de sinal, expandem a rede até ao tutano. Os técnicos nunca te vão conseguir melhorar isso porque a própria rede já esta f…da.
E na NOWO é igual, tudo o que seja redes de cobre é uma porcaria porque maior parte delas foram mal feitas.
Apesar de HFC significar Hybrid Fiber-Coaxial, só existe fibra até ao bastidor, dai para a frente é tudo em cobre, so… yeah… blyat
Em Portugal, contrário ao Brasil, a lei está só e sempre do lado dos Patrões.
Enquanto assim for temos sempre o mesmo Portugalzinho
Falas do que não sabes, no Brasil eles são roubados em quase tudo.
Muito específico David S. portanto estás a contrariar e a dizer que a lei no Brasil não está mais do lado dos patrões ?! Acho que quem não sabe do que fala és tu.
O que é que você quer dizer aqui?
Miguel a lei no Brasil está do lado do estado com impostos absurdos
Sinceramente.. a lei do Brasil e a sua aplicação é exemplo para alguém?
Desculpe lá, mas ganhe juízo.
PS: um exemplo muito rápido e muito simples (para não ficar perdido) lobbying das madeiras suportado por quem “faz as leis”.
Na medida que é mais benéfica para os trabalhadores sim é exemplo para Portugal que é uma vergonha. Uma pessoa aqui em Portugal se pertence ao proletariado tá sempre sempre lixado. Os tribunais e a lei está sempre do lado dos patrões.
Eu processei a VIVO aqui no Brasil uma vez também devido a constantes problemas na linha telefônica/internet.
Tiveram que me pagar R$ 5700,00.
Em Portugal a lei serve as operadoras e os interesses económicos em geral.
Isso dificilmente aconteceria por cá.
Eu já até perdi as contas. Em Portugal tudo funciona pelos interesses económicos e nunca para o interesse do cliente. Angariar cliente é muito fácil, mas depois tudo muda. Eu só não mudo de operadora, pois vivo numa aldeia no Alentejo onde tudo é esquecido.
No dia 2 de Dezembro 2019 , Black Friday , aderi a um pacote da Meo que me parecia bastante atrativo , falei via telefone e contratei esses mesmos serviços e ai começou a saga…
O pacote ficaria por 34.90€ +/-
Instalariam dia 5/12 .
Apos isso enviaram mensagem a dizer que o serviço tinha sido anulado para ignorar a marcação.
Liguei disseram que tinha havido um erro nos sistemas e só podiam dia 9/12.
Passado 30mt recebo uma mensagem que o serviço tinha sido anulado para esquecer a marcação pois haveria uma dívida.
Questionei como pois nunca tive meo e nao podia haver divida nenhuma. Disseram que iam analisar ….
Passado 1h disseram que nao havia divida e pediram me que fosse a uma loja levar o comprovativo de nib, comprovativo de morada e cc (achei estranho mas cumpri e levei)
Uma nova marcação dia 11.
Uma nova anulação.
Entretanto ligaram da meo , com o contacto : 213260111 falando como sra.vera rodrigues , que era do apoio ao cliente e pedia desculpa por todo o transtorno causado. E que iria fazer um novo contrato para ser iniciado e instalado no dia 13/12 e teria que mandar o contrato de arrendamento. Assim o fiz.
Ja com montes de dados meus … que sabe se la para que….chegou o dia e ninguém apareceu .
Hoje dia 16 /12 iguei de novo e agora exigem uma fidelização de 24meses e mais 300€ de caução visto ser um bairro social.
Questionados por mim se tinham a noção que isso e burla e ‘gozo’ com os clientes , desligaram me a chamada ate agora.
Acho inadmissível tudo isto.
Ficaram com os meus dados todos ,
Nao aproveitei outros servicos porqur tinha um ‘compromisso ‘com a meo e agora e isto que recebo.
Descriminação e tentativa de extorsão.
Estou extremamente desiludida e triste com a situação pois sempre cumpri com os meus compromissos.
E a meo ???
Pois é… irei me dirigir também aos meios certos pra prosseguir com o meu extremo descontentamento visto que a meo nada faz !
@ Pedro Pinto existe uma maneira ou site ou endereço viável e certificado onde os utilizadores e clientes possam efectuar uma queixa de quebras de serviço das operadoras em Portugal?
QUeixa queixa so diretamente à operadora. No entanto podem sempre contribuir aqui: https://downdetector.pt/
Pode-se, e deve-se, reclamar também em mais 2 sitios:
https://www.anacom.pt/
https://www.consumidor.gov.pt/
Respectivamente Anacom e Defesa do Consumidor. São queixas que ficam registadas e ajudam a formar um historial, com tudo o que isso tem de positivo.